Como as paixões travam guerra contra a alma?

Dois significados de ‘carne’

A palavra carne pode significar simplesmente o corpo humano, como, por exemplo, em 1 Pedro 4:1 , onde diz que “Cristo sofreu na carne”. Não há nada de mal na carne de Cristo, seu corpo. E assim, nem todos os desejos do corpo ou da carne seriam necessariamente maus, certo? Jesus tinha o desejo de comer quando estava com fome. Ele tinha o desejo de água quando estava com sede. Ele tinha o desejo de descansar quando estava cansado. Esses desejos do corpo, ou da carne, não são maus.

Mas a palavra carne no Novo Testamento também tem outros significados. Por exemplo, Paulo a usa para definir a mente rebelde da natureza humana caída em Romanos 8:7 , onde ele diz: “A mente da carne é hostil a Deus, porque não se submete à lei de Deus; na verdade, não pode. Os que estão na carne não podem agradar a Deus” ( Romanos 8:7-8 ).

A carne é vista como aquela parte da natureza humana que está sem o Espírito Santo, e está sob o domínio do pecado, e não pode se submeter a Deus. 

A carne é o homem em rebelião, sem Deus, sem o Espírito. Assim, o que torna os desejos da carne maus e perigosos é quando eles passam de desejos inocentes de comida, bebida e descanso, ou qualquer prazer legítimo, para o serviço do eu humano rebelde.

Outra maneira de dizer seria assim: os desejos da carne tornam-se maus quando são desconectados da vontade de Deus e se tornam soberanos ou independentes com sua própria vontade, seus próprios desejos, que não têm nenhuma referência aos desejos de Deus ou a vontade de Deus. “Vou ficar satisfeito e não me importo com o que Deus diz sobre a orientação ou os limites dos meus desejos. Terei a satisfação dos meus desejos – do meu jeito, do meu tempo, do meu diploma, sem nenhuma submissão à vontade de Deus.” Esses são os “desejos da carne”.

Guerra pela satisfação

Assim, quando os desejos do corpo, que podem ser inocentes, tornam-se soberanos e independentes de Deus, agora a alma está envolvida em um mar de desejos que se comunicam continuamente com a alma para que ela se junte a eles na busca não de Deus. , mas deste mundo como fonte de satisfação. Isso é idolatria, e isso é mortal e destrutivo. Isso é guerra na alma.

Agora, você pode ver essa compreensão dos desejos humanos caídos e pecaminosos um pouco mais adiante em 1 Pedro 4:2 , onde diz que devemos “viver pelo resto do tempo na carne [isto é, no corpo] não mais pelas paixões humanas, mas pela vontade de Deus”. 

Os desejos, portanto, tornam-se destrutivos quando são desconectados da vontade de Deus. Eles se tornam soberanos, não sujeitos a Deus, não sujeitos a ninguém. São sua própria lei. Eles decidirão por si mesmos quem será seu deus e onde sua satisfação será encontrada, e não querem que Deus tenha nada a ver com isso, especialmente como fonte de sua satisfação.

E é contra isso que Pedro está alertando em 1 Pedro 2:11 . A razão pela qual tais desejos renegados, soltos, insubordinados e soberanos travam guerra contra a alma é que a vida da alma é encontrada em estar satisfeita com Deus. Mas quando os desejos são separados de Deus e vão atrás de qualquer outro tipo de ídolo, a alma fica faminta do que lhe dá vida – ou seja, dependência de Deus, satisfação em Deus, deleite em Deus, alimentando-se de Deus para sua vida e alegria. em Deus.

Contra-ataque pela alegria

Obtemos uma imagem ainda mais clara de como é essa guerra quando consideramos como Pedro descreve o resgate da alma de tal guerra ou destruição. Aqui está o que ele diz em 1 Pedro 1:14 : “Como filhos obedientes, não vos conformeis com as paixões da vossa antiga ignorância”. Essa é uma frase incrível. Observe que precisamos ser libertos de desejos que fluem da ignorância – isto é, ignorância do valor, beleza e grandeza superiores de Deus, e tudo o que ele é para nós em Cristo.

Quando não conhecemos o desejo infinito de Deus e como ele é para nós em Cristo, nossos desejos inevitavelmente se apegam a coisas menores e arrastam a alma para longe de Cristo. Assim, a saída da destruição da alma para a verdade que salva a alma é ver Cristo e ter um verdadeiro conhecimento dele – e sua beleza e seu valor – de modo que a alma o abrace, e com ele toda uma nova constelação de desejos.

Pedro descreve isso em 1 Pedro 1:8-9 :

“Ainda que você não o tenha visto, você o ama. Embora você não o veja agora, você acredita nele e se regozija com alegria inexprimível e cheia de glória, obtendo o resultado de sua fé, a salvação de suas almas”. Isso é contra-guerra, certo? Isso é o oposto da destruição da alma: encontrar Jesus infinitamente digno de amor, encontrar Jesus infinitamente digno de acreditar. E assim, você se regozija com uma alegria inexprimível e cheia de glória.

Esta é a salvação, não a destruição da alma, porque a fé vê Cristo por quem ele é, ama-o, regozija-se com alegria inexprimível e gloriosa, e assim liga a alma à sua vida, a fonte de todos os seus verdadeiros e eternos prazeres. . Em outras palavras, não estamos mais nas garras dos desejos da ignorância. Estamos na liberdade dos desejos enraizados no verdadeiro conhecimento da glória de Cristo.

Assim, nosso contra-ataque aos desejos da carne que guerreiam contra a alma, nossas almas, é buscar um verdadeiro conhecimento do Cristo infinitamente desejável, e então obedecer a essa verdade abraçando-a como nosso tesouro – abraçando -o como nosso tesouro – e regozijando-se com alegria inexprimível e glorificada. Essa é a batalha que lutamos. Os desejos da carne nos afastam do Cristo que tudo satisfaz, mas Deus abre nossos olhos e nos atrai para a verdadeira glória. A única guerra leva à destruição; o contra-ataque da verdade leva à salvação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *