O Pecado original pode nos tornar compassivos

Grande parte de nossas vidas é moldada por decisões tomadas por nossos antepassados. As escolhas dos membros anteriores da família determinaram muitos detalhes de nossas vidas antes mesmo de começarmos a decidir qualquer coisa. Nem sempre é confortável pensar nisso (preferimos pensar que somos donos de nossas próprias vidas), mas é indiscutivelmente verdade. Achamos que nossas vidas são, de muitas maneiras, o produto das escolhas de outras pessoas.

E o que é verdade para nossa família física também é verdade para nossa família espiritual. Um dos meus antepassados ​​escoceses tomou uma decisão e, desde então, gerações sucessivas nasceram torcendo para o lado errado.

Corrupção na árvore genealógica

O apóstolo Paulo resume o momento decisivo desta forma:

O pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, e assim a morte passou a todos os homens porque todos pecaram. ( Romanos 5:12 )

A primeira parte descreve o que aconteceu historicamente : através de um homem desobedecendo a Deus, o pecado entrou no que havia sido um mundo primitivo. A segunda parte nos ajuda a ver o que estava acontecendo teologicamente : todos nós pecamos.

Paulo não está apenas dizendo que Adão iniciou uma tendência, como aquele desafio do balde de gelo alguns anos atrás, onde alguém começou e, eventualmente, todos acabaram fazendo isso. Não, Paulo está dizendo algo mais profundo e trágico:

Pela desobediência de um homem, muitos foram feitos pecadores. ( Romanos 5:19 )

Pelo ato de Adão, todos nós somos constituídos pecadores. Seu pecado nos fez pecadores. Não apenas em status, mas em nossa própria natureza. Nós não nascemos neutros, e então descobrimos o pecado e consequentemente nos tornamos pecadores. Nascemos pecadores, e é por isso que pecamos. Não podemos fazer o contrário. Esta é a doutrina do pecado original, e muitas vezes recebe má publicidade.

Dom do Pecado Original?

A doutrina do pecado original vai contra muito do nosso individualismo ocidental instintivo. Pode parecer injusto. Mas assim como comer miudezas de ovelha frita todo final de dezembro é uma evidência tangível de minha origem familiar, também a propensão de todos nós ao pecado é uma evidência de onde viemos. O pecado original pode ser uma doutrina difícil de aceitar, mas é uma das mais fáceis de provar. Existem cerca de 7,7 bilhões de evidências de que ele anda pelo planeta hoje.

Se, no entanto, aceitarmos profundamente o que a Bíblia nos diz, a doutrina pode nos transformar para melhor. Mais importante ainda, vamos valorizar ainda mais o que Cristo fez por nós. Este é o propósito de Paulo em Romanos 5 – mostrar como as ações de Adão são um fotonegativo das ações de Cristo. Estávamos em Adão, feitos pecadores pelo que ele fez. Mas pela graça de Deus estamos agora em Cristo, justificados pelo que ele fez.

Quando me tornei cristão, mal tinha consciência de quão profundamente enraizado o pecado estava em minha vida. Quanto mais aprecio isso, mais percebo o quanto Jesus realizou na cruz.

Vendo os outros através de Adão

Mas o pecado original não apenas aprofundou meu apreço pela cruz; mudou a forma como vejo as outras pessoas. Devidamente entendido, deveria nos tornar mais compassivos. A própria parte disso que muitas vezes achamos difícil – nosso desamparo por meio de Adão – pode amolecer nossos corações uns para os outros.

O pecado de Adão torna todos os que o sucedem pecadores por natureza. A presença do pecado em nossas vidas é inevitável. Não podemos evitar . Isso não significa que não somos responsáveis, ou que não há consequências para o nosso pecado, ou que Deus não está certo em condená-lo e puni-lo, mas mostra o quão desamparados somos todos separados de Cristo. Somos pecadores e não podemos ser de outra forma. Quando vemos outra pessoa perdida pecar, estamos vendo-a ser a única coisa que ela sabe ser. Não o torna menos errado, mas o torna ainda mais compreensível. Não podemos nos tirar disso. 

Só podemos renascer com isso.

Isso molda como vemos toda a humanidade, mesmo a mais feia. Ele explica o mundo para nós, mostrando-nos como, mesmo com riqueza, educação e tecnologia sem precedentes, parece que não conseguimos agir como espécie. Podemos ser mais inteligentes, mais saudáveis ​​e mais limpos, mas não somos melhores . Vemos o padrão contínuo do pecado, aquela Adamidade inerente, repetindo-se em cada nova geração. Nenhum avanço humano nos tirará disso.

Isso não significa que não façamos o que pudermos para encorajar a reforma social ou buscar a justiça. A graça comum de Deus significa que existem maneiras de restringir aspectos de nossa pecaminosidade. Regozijamo-nos com os esforços para abolir o tráfico, a discriminação racial e o aborto. Mas fazemos isso sabendo que a questão mais profunda não foi resolvida: o pecado é nativo para nós, e os pecadores vão pecar.

Como o pecado original aquece um coração

Como o pecado original nos torna mais compassivos? Vemos oportunidades em quase todas as áreas da vida. Por exemplo, pais, essa doutrina nos ensina que a pecaminosidade de seu filho não é apenas o resultado de suas imperfeições como pais. Mesmo se, de alguma forma, você tivesse feito todas as escolhas corretas dos pais em todos os momentos ao longo do caminho, seu filho ainda seria um pecador.

Um motorista insistente me interrompe no trânsito congestionado: tudo bem — é apenas um pecador sendo um pecador; não precisa ficar chateado. Minha carteira é roubada: vou cancelar meus cartões e tomar todas as providências necessárias, mas também vou orar pelo ladrão – ele ou ela precisa do novo coração que só Jesus pode dar. Conheço alguém com problemas altamente complexos que o fizeram trabalhar duro – farei o que puder para entender o que está acontecendo sob a superfície, mas posso ter certeza de que já sei o que é mais profundamente necessário.

Cada pessoa que conheço, não importa quão diferente de mim seja culturalmente, etnicamente ou economicamente – essa lente do pecado original me ajuda a entender o que essa pessoa mais precisa no fundo. Por mais desconcertante que outra cultura possa ser para mim, a superestrutura subjacente do coração humano é a mesma.

A criança mais bem-criada ainda estará caída. A civilização humana mais avançada não será menos pecaminosa do que a menor. Isso torna o evangelho ainda mais urgente e ainda mais precioso. Todo ser humano em que ponho os olhos hoje (incluindo aquele no espelho) tem a mesma necessidade e desamparo. Por natureza, somos todos descendentes de Adão, qualquer que seja o cardápio do nosso café da manhã pós-Natal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *