Deus se importa com o nosso sucesso?

Joel Osteen é conhecido por dizer que “Deus quer que prosperemos financeiramente, tenhamos muito dinheiro, para cumprir o destino que Ele estabeleceu para nós”.

Osteen e outros professores de prosperidade modernos querem que as pessoas pensem que Deus se preocupa com o sucesso financeiro delas e com sua “melhor” vida.

No entanto, os crentes devem parar e se perguntar: “O que é sucesso?” O sucesso significa prosperar financeiramente? As pessoas de sucesso são aquelas que alcançam fama e destaque na vida?

Ao responder à pergunta sobre se Deus se importa com o sucesso, precisamos distinguir entre a definição do mundo e a definição de sucesso de Deus. Só então podemos entender o que Deus valoriza como sucesso na vida de um crente.

Definição mundana de sucesso

As pessoas definem o sucesso de forma diferente com base em vários padrões. No entanto, o mundo relaciona o sucesso a ter riqueza, fama e popularidade. Uma das definições de sucesso no Dicionário Merriam-Webster demonstra isso bem: “a obtenção de riqueza, favor ou eminência”.

A maioria dos americanos pensa que o sucesso se refere ao sucesso financeiro em ter um emprego bem remunerado, uma casa confortável e alcançar seus objetivos e sonhos pessoais.

Embora estabelecer metas e lutar por sonhos não sejam inerentemente errados, a maioria das intenções subjacentes de querer ser bem-sucedido são pecaminosas ( 1 Timóteo 6:10 ). Desde a Queda do Homem, os humanos têm perseguido as coisas erradas.

Caim queria o reconhecimento de Deus, mas seu motivo estava impregnado de orgulho e ciúme ( Gênesis 4:3-7 ). Da mesma forma, muitos dos reis de Israel buscaram riqueza e poder em vez de seguir o Senhor ( 1 Reis 21:25-26 ; 22:39).

Mesmo as pessoas que procuravam seguir o Senhor muitas vezes caíam no engano do sucesso mundano. 

A cultura do antigo Oriente Próximo ensinava que um rei bem-sucedido deveria adquirir muitas esposas e concubinas, cavalos e carruagens.

Davi seguiu o costume de construir seu reino tomando várias esposas ( 2Sm 5:13 ).

No entanto, nenhum rei poderia superar a exuberância de Salomão, que se casou com milhares de mulheres e adquiriu cavalos e carros ( 1Rs 11:3 ). Deus nos diz especificamente nas Escrituras que o casamento é entre um homem e uma mulher, o que exclui a poligamia ( Gênesis 2:24 ).

Além disso, Ele ordenou aos reis que não construíssem seus reinos por meio de muitas esposas ou com cavalos e carros ( Dt 17:16-17 ). Ao ouvir a definição de sucesso do mundo, os reis de Israel desobedeceram regularmente ao Senhor.

Nenhum de nós está imune à atração do sucesso mundano. Todos nós podemos sentir uma pontada de saudade quando ouvimos falar de milionários vivendo vidas extravagantes ou sobre celebridades da internet que chegaram à fama.

Até mesmo saber que um vizinho ou amigo tem uma casa confortável e um emprego de destaque pode nos causar inveja e cobiçar seu “sucesso”.

Como Deus define o sucesso?

Quando encontramos a definição de sucesso do mundo, precisamos parar e nos perguntar: “Como Deus define o sucesso?” Existem muitos pastores e professores populares que afirmam que Deus quer que os crentes sejam bem-sucedidos com base nos padrões do mundo.

No entanto, esses mestres da prosperidade mal usam as Escrituras para defender sua afirmação e são influenciados pelo sistema mundano pecaminoso.

O Senhor define o sucesso de forma diferente do mundo. Aqueles que são bem-sucedidos de acordo com as Escrituras são aqueles que conhecem Jesus pessoalmente através da salvação ( João 6:29 ), o amam ( Marcos 12:30 ), procuram amar os outros ( Marcos 12:31 ) e seguem fielmente a Cristo ( Mateus 25: 23 ).

Além disso, Deus não olha para sinais externos de sucesso, como possuir o carro mais recente ou roupas de marca.

O Senhor explicou isso claramente a Samuel quando disse: “O Senhor não olha para as coisas que as pessoas olham. As pessoas olham para a aparência, mas o Senhor olha para o coração” ( 1 Samuel 16:7 ).

Antes de conhecer Jesus, Paulo era um dos homens mais “bem-sucedidos” de seu tempo. 

Ele era bem-educado e um fariseu proeminente ( Atos 22:3 ; Filipenses 3:4-6 ). Uma vez que ele conheceu Jesus na estrada para Damasco, porém, sua vida mudou para sempre ( Atos 9:3-6 ).

Como Paulo descreveu em sua epístola à igreja de Filipos: “Sim, tudo o mais é inútil quando comparado com o valor infinito de conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele, descartei todo o resto, contando tudo como lixo, para ganhar a Cristo” ( Filipenses 3:8).

As pessoas não teriam classificado Paulo como bem-sucedido pelos padrões mundanos após Sua conversão. Uma vez que ele se tornou um seguidor de Jesus, ele foi perseguido, perseguido e passou por períodos de prisão ( 2 Coríntios 11:23-28 ).

Ele passou de judeu proeminente a cristão desprezado: um “louco por Cristo”. No entanto, Paulo continuou a seguir Jesus de todo o coração, correndo a corrida da vida cristã.

Deus se preocupa com a nossa obediência

Assim, Deus se preocupa com nosso sucesso de acordo com Sua definição, não com a ideia de sucesso do mundo. Ele se preocupa com nossa obediência em segui-lo, não se alcançarmos riqueza, fama ou popularidade.

Como John Allen Chau, um mártir e missionário da Sentinela do Norte, disse pouco antes de sua morte: “Acredito que a medida do sucesso no reino de Deus é a obediência”.

À medida que andamos em obediência a Deus, Ele trabalha em nós para nos ajudar a crescer para nos tornarmos mais semelhantes a Ele. À medida que Deus nos amadurece, Ele está nos moldando para nos tornarmos mais como Seu Filho ( 2 Coríntios 3:18 ). Jesus demonstrou a maior medida de sucesso ao obedecer ao Pai.

Cristo se humilhou em obediência à vontade do Pai e deu Sua vida ( Mateus 26:39 ; Filipenses 2:5-8 ). Nenhum ato maior pode ser comparado ao sacrifício voluntário de nosso Salvador para morrer por nossos pecados.

Da mesma forma, somos bem-sucedidos quando obedecemos ao Senhor. O mundo pode nos tentar com visões de fama e fortuna, mas conhecer Jesus e segui-lo é melhor do que qualquer coisa que o mundo possa oferecer.

Jesus nos lembra: “De que adianta alguém ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” ( Mateus 16:26 ).

Aplicação prática

Todas as coisas boas que temos na vida vêm de Deus ( Tiago 1:17 ), o que inclui oportunidades de educação, empregos e dinheiro para pagar nossas necessidades. Ter dinheiro, um diploma ou um cargo de destaque não significa que um crente esteja pecando.

No entanto, precisamos evitar o amor ao dinheiro ( 1 Timóteo 6:6-10 ; Hebreus 13:5 ). Devemos obedecer a Palavra de Deus e dar generosa e sacrificialmente do que temos ( 2 Coríntios 9:7 ). Além disso, os crentes podem encontrar contentamento em qualquer circunstância, seja na necessidade ou na abundância ( Filipenses 4:11-12 ).

Além de praticar a mordomia e o contentamento adequados, os crentes precisam reconhecer que Jesus nos chama a negar a nós mesmos ( Lucas 9:23 ). Devemos deixar de lado ambições, metas e planos que não se alinham com a Palavra de Deus. Às vezes, isso também pode significar desistir de nosso conforto e riqueza.

Além disso, precisamos examinar nossos motivos. 

Mesmo alguém em um ministério ou cargo “espiritual” pode estar perseguindo reconhecimento e louvor mundanos. Em vez de perseguir atividades vãs, precisamos nos submeter humildemente à orientação e à vontade de Deus.

Para obedecer ao Senhor, devemos andar no Espírito, que nos protege de satisfazer os desejos da carne pecaminosa ( Gálatas 5:16 ). Comparar nossos planos com a Palavra de Deus também nos ajuda a alinhar nossa perspectiva com Sua vontade.

Se realmente amamos a Deus e queremos viver nossas vidas para Ele, Ele nos ajudará. Tudo o que “realizamos” ao servir a Deus é por causa de Sua força de qualquer maneira.

Como Cristo disse: “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se você permanecer em mim e eu em você, você dará muito fruto; sem mim nada podeis fazer” ( João 15:5 ).

Por que isso importa?

Todos nós já encontramos a definição mundial de sucesso. Palestrantes e livros de autoajuda tentam nos persuadir a acreditar que Deus quer que nos tornemos ricos e famosos: o epítome do “sucesso” mundano. No entanto, a definição de sucesso do Senhor é obediência.

Deus se preocupa com o sucesso dos crentes em termos de segui-lo de todo o coração e produzir frutos espirituais. Ao obedecer a Deus e Sua Palavra, nós Lhe trazemos glória.

Às vezes, podemos parecer tolos por seguir a Cristo, mas não há maior sucesso do que ouvir nosso Senhor e Salvador dizer: “Muito bem, servo bom e fiel!” ( Mateus 25:23 ). Que todos nós nos esforcemos por esse “sucesso” obedecendo a Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *