A necessidade de viver uma vida entregue

Um motorista e monitor em um ônibus escolar em Dallas, Texas, ajudou a salvar duas crianças que foram apanhadas e quase arrastadas pelas recentes inundações em nossa área. O motorista disse mais tarde: “Tinha que ser Deus para me enviar por aquele caminho, porque eu normalmente não vou por esse caminho”.

Uma maneira melhor de mudar de idéia

O professor de Harvard Arthur C. Brooks escreve no Atlantic  que mudar a mente das pessoas é extremamente difícil, especialmente por meio de argumentação que ataca as crenças dos outros.

Ele observa: “Quando as pessoas não vivem de acordo com seus valores morais (ou sua expressão deles), é fácil concluir que são pessoas imorais. Além disso, se você está profundamente apegado aos seus valores, essa diferença pode parecer uma ameaça à sua identidade, levando você a atacar, o que não convencerá ninguém que discorde de você”.

Em contraste, Brooks observa: “Missionários eficazes apresentam suas crenças como um presente. E compartilhar um presente é um ato alegre, mesmo que nem todos o queiram.” Ele nos encoraja a seguir o exemplo deles, oferecendo nossos valores “com amor, não insultos e ódio”.

Para isso, devemos “sair do seu caminho para acolher aqueles que discordam de você como vozes valorizadas, dignas de respeito e atenção”. Devemos nos recusar a levar a rejeição para o lado pessoal. E precisamos ouvir com empatia: pesquisas mostram que “ouvir e fazer perguntas delicadas quase sempre tem um efeito mais benéfico do que falar”.

“Embora eu fosse cego, agora eu vejo”

Os primeiros cristãos acreditavam que o “evangelho” (literalmente “boas novas”) era tão valioso que muitos sacrificaram suas vidas para compartilhar esse presente com outros. E suas vidas transformadas eram evidências de que esse dom funciona . O que os mudou pode mudar os outros e, por meio deles, o mundo.

O salmista declarou: “Vinde e ouvi, todos os que temeis a Deus, e contarei o que ele fez por minha alma” ( Salmo 66:16 ). O cego de nascença disse às autoridades religiosas: “Uma coisa eu sei, que, embora fosse cego, agora vejo” ( João 9:25 ). Paulo nunca se cansou de contar a história da graça transformadora de Deus no coração do “principal” dos pecadores ( 1 Timóteo 1:15).

No entanto, Satanás também conhece o poder de uma vida transformada.

É por isso que ele está trabalhando para virar a cultura não apenas contra as crenças cristãs, mas contra os próprios cristãos. Tragicamente, cooperamos com a estratégia de Satanás quando nosso clero abusa de crianças e congregantes, nossas igrejas e denominações entram em guerra umas com as outras por causa de teologia e edifícios, e alguns de nossos líderes abraçam a imoralidade antibíblica enquanto criticam aqueles que defendem a verdade bíblica.

Seguindo meu guia

A chave para viver uma vida transformada que atrai outros a Cristo é praticar a presença do Cristo transformador. Jesus foi claro sobre isso: “Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer ” ( João 15:5 , ênfase minha).

Da declaração de nosso Senhor aprendemos este fato: Experimentamos Deus na medida em que nos rendemos a ele. É assim que funcionam todas as relações: um dom deve ser aberto para ser útil; um médico deve ser confiável para ser útil.

Oswald Chambers escreveu: “Nunca conhecemos a alegria do auto-sacrifício até que abandonemos em cada detalhe”. Paradoxalmente, muitos de nós entregamos apenas o suficiente de nossas vidas a Cristo para perder tanto o que o mundo oferece quanto o que Deus oferece. Assim, perdemos a alegria do Senhor que atrairia o mundo para o Senhor.

No entanto, Chambers nos assegurou: “Assim que abandonamos, o Espírito Santo nos dá uma indicação da alegria de Jesus”. Os resultados serão visíveis para os outros: uma vida totalmente entregue a Jesus é “indizivelmente humilde, imaculadamente pura e absolutamente devotada a Deus”.

“Na sua vontade está a nossa paz”

Não é fácil viver uma vida rendida. Esta é uma morte para o eu, mas uma morte que leva à vida abundante que não podemos encontrar de outra maneira ( João 10:10 ). Como Dante observou em A Divina Comédia , “Na sua vontade está a nossa paz”.

O campeão mundial de levantamento de peso Jerzy Gregorek observou: “Escolhas difíceis, vida fácil. Escolhas fáceis, vida difícil.”

O que será verdade para você hoje?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *