Deus pode lidar com sua crise

Você já teve um momento em sua vida que você chamaria de “crise”? Alguns nesta sala podem estar em um momento de crise agora. Suspeito que a maioria de nós – se já vivemos o suficiente – pode olhar para trás em algum momento de nossas vidas, algum tempo, alguma estação (se não muitas!) que identificaríamos como uma crise.

Poderíamos dizer que parecia que o chão sob nossos pés estava tremendo. Podemos descrevê-lo como o nosso mundo sendo virado de cabeça para baixo. Buscamos uma linguagem catastrófica, como o Salmo 46:2-3 faz, para colocar palavras e imagens concretas no tumulto em nossas próprias almas.

Pode ser uma crise nacional. Isso pode realmente estimular nossas ansiedades. Pode ter sido uma crise nacional que inspirou o Salmo 46 . Mas uma crise nacional no mundo moderno – acontecendo longe, nos noticiários e em nossas telas – pode estar muito longe de uma crise pessoal.

O Salmo 46 foi composto em um tempo de crise e é preservado para nós hoje para nossas crises. Este salmo nos dá uma visão de Deus pronta para a crise. A crise particular que deu origem a esses versículos é deixada sem identificação. Isso pode não satisfazer nossas curiosidades, mas nos mostra a atemporalidade de nosso Deus. Estas palavras não foram escritas para apenas uma crise, mas para muitas. E eles estão prontos para nossas crises de hoje.

Confiante na crise

O Salmo 46 lança a crise em duas ameaças de vida ou morte. A primeira e talvez original ameaça são as nações hostis , ameaçando Jerusalém. O versículo 6 diz que “as nações se enfurecem, os reinos cambaleiam”, e então no versículo 9 ouvimos falar de guerra, arcos, lanças e carros de guerra (ou talvez carros para fazer cercos contra a cidade).

A segunda ameaça é a natureza . A terra e as montanhas, tipicamente imagens de estabilidade, estão mudando. Os versículos 2–3 mencionam como “a terra cede”, “os montes [se movem] para o coração do mar [e] suas águas rugem e espumam”, e “os montes estremecem com o inchaço [do mar]”. A terra e as montanhas estáveis ​​e seguras estão sendo ultrapassadas pelo mar inquieto, furioso, instável e perigoso. É uma imagem do cataclismo natural, talvez até da catástrofe do fim dos tempos.

E nesse caos particular, nessa crise, nessas ameaças de vida ou morte à cidade de Jerusalém, o Salmo 46:2 diz, surpreendentemente: “Não temeremos”. É assim que Deus quer nos ajudar com este salmo – para substituir o medo com confiança, para nos dar um terreno estável sob nossos pés, mesmo em crise. Se o povo de Deus puder ficar sem pânico quando o terreno se mover, e os mares se agitarem, e as nações se revoltarem, então poderemos enfrentar qualquer crise com confiança.

Deus de toda ajuda

Seja qual for o problema, o Salmo 46 nos diz, com sua primeira palavra, para onde nos dirigir. Não para uma mudança nas circunstâncias. Não aos nossos melhores esforços para corrigir o problema. As nossas estratégias ansiosas para evitar a dor e a perda. Mas sim, a Deus.

Deus é o nosso refúgio e fortaleza,
     socorro bem presente na angústia.
 ( Salmo 46:1 )

Todo o salmo soa com o nome de Deus. Versículo 4: “a cidade de Deus”. 5: “Deus está no meio dela”. Versículo 5: “Deus ajudará”. Versículos 7 e 11: “o Deus de Jacó”. Seu nome de aliança, “o Senhor”, aparece nos versículos 7, 8 e 11. E depois há o versículo 10 muito importante: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”.

É para lá que estamos indo: pare de se enfurecer, correr e conspirar. Cesse seus esforços frenéticos. Aquiete-se e curve-se diante de Deus. Mas não apenas se curve; conhecer. Conhecê-lo. Saiba pela primeira vez, ou aprenda de novo, que ele é Deus, e que, assim como Jacó o teve como seu Deus da aliança, também nós, e ainda mais, em Cristo.

Se Deus pode lidar com a ruína final do mundo, e as nações se enfurecendo contra seu próprio povo escolhido, ele pode lidar com sua crise. Ele pode ajudar em seu problema, por mais catastrófico que pareça. Este salmo estará sempre pronto, porque nosso Deus está sempre pronto – o que leva ao que especificamente este salmo nos diz sobre nosso Deus. O poder neste salmo está em sua visão de Deus. Dá-nos Deus, para que não tenhamos medo, mas tenhamos verdadeira paz de alma em crise ao conhecê-lo. Três pilares principais sustentam esta visão de Deus no Salmo 46 .

1. Ele é infinitamente forte

Um dos efeitos esmagadores do Salmo 46 – talvez o principal efeito do salmo – é que ele comunica às nossas almas: “O teu Deus é forte, com força infinita”. Alguns chamam isso de “salmo de confiança”. Ao ensaiar a força de Deus, seu povo desloca seus medos, baseados em mentiras, com confiança nele, baseado em lembrar quem ele é.

É por isso que Martinho Lutero amou este salmo e tomou este salmo como inspiração para seu grande “hino de batalha” da Reforma, “A Mighty Fortress Is Our God”. Em face dos proverbiais mares revoltos e inimigos literais furiosos do lado de fora dos portões, o povo de Deus tem a própria Força do nosso lado, por mais rápido que sejamos para esquecer isso.

Se você tentasse descrever a força e o poder infinitos de Deus para uma alma cansada, como você faria isso? Uma coisa é dizer “Deus é forte”; outra é mostrá-lo, torná-lo concreto e tangível. Como você quantifica a força divina? Como você fornece vislumbres de poder infinito? Vejo pelo menos quatro aqui.

Os dois primeiros são o versículo 1: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza”. Ou seja, ele protege e capacita seu povo. “Refúgio” é defensivo, um lugar de proteção e segurança. Como o Abismo de Helm em As Duas Torres , um refúgio é um lugar para onde fugir para se proteger quando um inimigo se aproxima. “Força”, então, é Deus dando ao seu povo o poder interior para continuar. Energia e esperança para continuar respirando, continuar caminhando, continuar lutando. Assim, “refúgio e força” são exteriores e interiores, defensivos e ofensivos, as duas primeiras representações da força de Deus, para ajudar seu povo.

A terceira, então, é a última parte do versículo 6:

“Ele faz a sua voz, a terra se derrete”. Deus não precisa de fogo para derreter a terra. Ele nem precisa de mãos e braços. Não precisa de uma ferramenta ou laser. Ele só precisa de sua voz. Ele apenas diz a palavra, e a terra derrete. 

O poder de nosso Deus é visto no poder de sua palavra. Tudo o que ele tem a fazer é dizer e acontece. Assim como ele falou para o mundo ser, e depois em ordem, ele pode dissolvê-lo no caos e fora da existência, simplesmente com sua voz, se assim o desejar. E com sua voz, com sua palavra, ele pode dissipar o medo do coração de seu povo e dar-lhe confiança nele.

Quarto, e relacionado, é o versículo 9: “Ele faz cessar as guerras até os confins da terra; ele quebra o arco e despedaça a lança; ele queima os carros com fogo”. Em outras palavras, Deus derrota os inimigos de seu povo. Não importa quão feroz, forte, armado e terrível seja o exército, quando ele está pronto, ele diz: “Basta!” E no final, assim como ele agora suporta a guerra e o mal com paciência, a guerra cessará. Haverá uma paz final plena e duradoura. Deus, em sua força infinita, cuidará disso – e fará isso com sua palavra.

Assim, o primeiro pilar que sustenta essa visão de Deus pronta para a crise é sua força.

2. Ele está presente com atenção.

Isso é incrível, dada a sua força. Isso é incrível se você estiver do lado dele, se ele for o seu Deus. E é horrível se você estiver contra ele. Qual é a segunda parte do versículo 1:

Deus é o nosso refúgio e fortaleza,
     socorro bem presente na angústia”.
 ( Salmo 46:1 )

Ele não é apenas forte, com força infinita, mas está presente para ajudar nos problemas. E não apenas presente, mas “muito presente”, presente com atenção. Em outras palavras, ele está pronto e ansioso para ajudar. Ele não só pode ajudar quando quer; ele está ansioso para ajudar. E ele está perto, ele está presente, ele é acessível.

Os versículos 4-5 expandem para nós o que significa que Deus é “socorro bem presente”:

Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus,
     a santa habitação do Altíssimo.
Deus está no meio dela; ela não será movida;
     Deus a ajudará ao amanhecer. 
( Salmo 46:4-5 )

O rio no versículo 4 não é a primeira menção de água no Salmo 46 . Qual era a outra água? O mar — o mar inquieto, furioso, instável, perigoso. O mar está ameaçando a água. Mas agora temos uma água muito diferente: um rio. Ou seja, água que é previsível e vivificante. Água que mantém viva uma cidade quando cortada do lado de fora pelo cerco de um exército estrangeiro. 

Este rio, na cidade de Deus, enquanto está em crise, é tão precioso que não apenas mantém a cidade viva, mas “faz [o povo] feliz”. Mesmo em meio à crise, há alegria. Há alegria, mesmo na dor e na ameaça. Porque este rio vivificante, que é o próprio Deus, está presente com seu povo para sustentá-lo em sua crise. Nosso Deus, como nosso refúgio e força, não apenas nos ajuda nas crises, mas também nos dá alegria nas crises.

Mas este rio e cidade levanta uma questão importante: onde? Esta é uma cidade particular que Deus alegra com a água da vida e o rio da sua presença. Esta não é uma cidade qualquer. É Sião, a cidade de Jerusalém, o lugar que Deus escolheu para estar “no meio dela”, para que “ela não seja abalada” ( Salmo 46:1 ), o que é significativo para nós que lemos o Salmo 46 como cristãos. Não há mais um lugar físico específico onde Deus tenha prometido seu favor e presença especiais. Agora, há uma pessoa em particular, o próprio Filho de Deus.

Os cristãos não se reúnem para uma cidade em particular; 

Recorremos a uma determinada pessoa em busca de refúgio, força e socorro bem presente na angústia. E fazemos isso juntos – para formar um povo. O que significa que a igreja é um contexto crítico para encontrar alegria na crise. E este lugar, onde Deus escolhe estar presente, com toda a sua força – uma vez na antiga Jerusalém, e agora em Jesus Cristo e seu corpo – o versículo 5 diz “não será abalado”. 

O versículo 2 falou de montanhas sendo movidas para o mar. O versículo 6 fala de reinos cambaleando, isto é, literalmente, sendo movidos. A natureza é movida, as nações são movidas, e o versículo 5 diz que o povo de Deus, então em sua cidade escolhida, e agora em seu amado Filho, pela fé, “não será abalado” ( Salmo 46:5 ).

O que não significa que o povo de Deus nunca terá problemas. Este salmo, com toda a sua confiança na força, proximidade e ânsia de Deus, nunca promete que seremos poupados de crises. Na verdade, assume crise. Ela nos prepara para a crise. E na crise, promete a ajuda de Deus, mas não no nosso calendário. Versículo 5: “Deus a ajudará ao amanhecer ”.

Quando Amanhecer

Em Êxodo 14 , como o povo de Deus procura escapar da escravidão no Egito, com as costas contra o Mar Vermelho, e os egípcios atacando-os com “seiscentos carros escolhidos e todos os outros carros do Egito” ( Êxodo 14:7 ) , o povo entra em pânico. 

Esta é uma crise de fato, sem cidade murada e sem rio de água doce. E nesta crise, Moisés, impelido por Deus, diz estas palavras ao seu povo: “Não temas, permanecei firmes e vede a salvação do Senhor, que hoje vos fará” ( Êxodo 14:13 ). Então ele levanta seu cajado, o mar se abre e o povo de Deus caminha em terra seca. Os egípcios seguem, e assim, por ordem de Deus,

Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o mar voltou ao seu curso normal quando amanheceu . E como os egípcios fugiram para ela, o Senhor lançou os egípcios no meio do mar. ( Êxodo 14:27 )

Para cada crise que enfrentamos em Cristo, e todas as suas trevas, Deus tem um alvorecer projetado. Ele vai ajudar quando amanhece. Seu amanhecer virá. A ajuda de Deus não significa que seu povo seja protegido da crise, mas que ele nos mantém durante a crise. Em seu momento perfeito, quando a manhã marcada amanhece, ele resgata seu povo de seus problemas, preservando-os durante a longa noite.

O que leva a um terceiro e último pilar desta passagem.

3. Ele será exaltado.

O que pode ser surpreendente. Se Deus é infinitamente forte, atento e presente e pronto para ajudar, isso não é suficiente? O que a exaltação de Deus tem a ver com a ajuda de que precisamos em crise? Por que, no auge do Salmo 46 , no versículo 10, o versículo culminante – o famoso “ficai quieto e sabei” – por que Deus diz aqui: “Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra? !”? Como a declaração do próprio Deus de que ele mesmo será exaltado alimenta nossa confiança?

Para responder a isso, vamos contextualizar o versículo 10. O versículo 8 faz um convite às nações furiosas, aquelas que se colocam como inimigas contra Deus e seu povo. É quase uma provocação, e também um convite para qualquer um entre o povo de Deus que possa estar com medo:

Venha, veja as obras do Senhor,
      como ele trouxe desolações sobre a terra. 
( Salmo 46:8 )

Lembre-se, tudo o que Deus tem a fazer é dizer a palavra. 

Como vimos no versículo 9, quando ele escolhe, em seu tempo perfeito, ele faz cessar as guerras, quebra arcos, quebra escudos, queima carros e obras de cerco com fogo. Em outras palavras, é uma causa perdida se colocar contra o Deus vivo.

O versículo 10, então, emite outra palavra de convite, novamente tanto para nações furiosas quanto para o temeroso povo de Deus. E esta é a declaração culminante do salmo. Nações furiosas, pessoas temerosas: “Acalme-se e saiba que *eu sou Deus”.

Você percebeu essa mudança de voz? O primeiro convite, versículo 8, é do salmista: “Vinde, eis as obras do Senhor”. Mas agora, no versículo 10, o próprio Deus fala. Ele faz o convite. Ele emite sua voz para as nações furiosas e reinos vacilantes – e oh, ainda conhecemos reinos vacilantes e nações furiosas!

E ele fala no caos, na fúria e cambaleante: “ Fique quieto ”. Abaixe suas armas. Cesse sua guerra e desconstrução. Cesse sua raiva e desordem. Fique quieto, que é primeiro uma repreensão às nações em fúria, ao nosso mundo turbulento.

Feliz por ser humano

No entanto, é também uma palavra para o povo de Deus, que o ouve dizer a seus inimigos e lê-lo em suas Bíblias. Fique quieta, igreja. Você não precisa ficar ansioso. Não precisa temer. Você não precisa entrar em frenesi para se ajudar e salvar sua família e levar seu país de volta aos anos 1950. Fique quieto e olhe para mim. Descanse de todas as suas diversões horizontais, distrações e desânimo, e olhe para cima. Fique quieto e, nessa quietude, reconheça que você não é Deus e pode ser feliz com isso. Você não é infinitamente forte. Não está presente com atenção. Você não se atreve a se exaltar. Mas saiba que eu sou Deus.

E então seguem as duas grandes declarações da boca do próprio Deus, de sua própria exaltação certa. Tão certo quanto ele é Deus: “Serei exaltado entre as nações. Serei exaltado na terra!” ( Salmo 46:10 ).

Fortaleza nunca falha

Para o povo da aliança de Deus em Israel naquela época, e para o povo da aliança hoje em Cristo, a exaltação de nosso Deus é nossa salvação. Sua exaltação é nosso refúgio e força – e socorro bem presente na angústia. A certeza de sua exaltação é preciosa além das palavras e nos dá um lugar para ficar quando tudo ao nosso redor parece inseguro. A certeza de que ele será exaltado é granito sob nossos pés. É a garantia da nossa ajuda. É a nossa fortaleza.

O Salmo 46 termina com uma palavra poderosa. A palavra “fortaleza” no versículo 7, e no refrão do versículo 11, a palavra final na qual o salmo termina é uma imagem ainda mais forte de segurança do que “refúgio” no versículo 1. Essa “fortaleza” é uma imagem de altura inacessível. . O Abismo de Helm é um refúgio. Céu em uma fortaleza. Não apenas um forte baluarte, mas um que nunca falha .

O refrão é bonito no versículo 7, mas vem com força adicional no versículo 11, logo após a promessa de Deus de que ele será exaltado. Ele não apenas é infinitamente forte e atentamente presente, mas também será exaltado. Tão certo como ele é Deus, ele será exaltado. E para o seu povo, temos neste Deus, e sua exaltação, uma fortaleza impenetrável, aconteça o que acontecer.

Tranquilidade à mesa

Ao chegarmos à Mesa, lembramos que o Salmo 46 não é a última vez que a voz do Senhor pronunciou: “Acalme-se”. O próprio Deus, em carne humana, dormiu no meio de uma tempestade furiosa. Seus discípulos entraram em pânico. Esta parecia ser uma crise de vida ou morte. E quando o acordaram, Jesus não estava frenético, mas falou calmamente na crise: “Paz. Fique quieto.” E assim, a calma de seu próprio espírito se instalou sobre o mar revolto: “cessou o vento e fez-se grande bonança” ( Mc 4:39 ).

Em Jesus Cristo, conhecemos o Deus do Salmo 46 . E nele se reúnem a força salvadora, a presença e a exaltação daquele a quem nos voltamos em crise e que fala: “Paz, aquieta-te” na tempestade furiosa de nossa alma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *