Como cultivar um coração de fé

Mais cedo ou mais tarde, o inesperado – até mesmo o impensável – irá devastar as nossas vidas como um furacão de categoria 5. Nossa fé sobreviverá aos ventos fortes?

Isso depende se somos sensatos ou lentos de coração – se cultivamos uma fé robusta ou apenas espalhamos sementes de crença pela superfície da nossa vida.

Consideremos como aqueles que seguiram Jesus reagiram às notícias angustiantes da sua crucificação. Aprender com a sua experiência pode ajudar-nos a evitar uma crise de fé semelhante.

Lento de Coração

Cleofas e seu companheiro ficaram arrasados. Ao percorrerem a viagem de onze quilômetros de Jerusalém a Emaús, discutiram os trágicos acontecimentos da semana da Páscoa e lamentaram a morte de Jesus de Nazaré.

Então um estranho se aproximou deles e perguntou o motivo de sua tristeza. Os viajantes ficaram chocados. Como poderia este homem ignorar os acontecimentos que causaram tamanho alvoroço em Jerusalém? Mesmo assim, como o homem parecia ansioso para ouvir a história, eles explicaram a traição dos principais sacerdotes e governantes, o horror da crucificação e as histórias absurdas das mulheres que visitaram o túmulo naquela manhã.

Mas em vez de oferecer condolências, o estranho disse: “Ó tolos e lentos de coração para acreditar em tudo o que os profetas falaram!” (Lucas 24:25, NVI). Embora as Escrituras não nos digam como Cléofas e seu companheiro de viagem reagiram às palavras de Jesus, provavelmente ficaram surpresos com sua repreensão.

Por que Jesus reagiu dessa maneira? Por que ele não exalou simpatia ou se identificou imediatamente? A resposta é revelada na primeira frase de Jesus: Cléofas e seu companheiro eram “lentos de coração”. Esta frase implica que a sede do intelecto de alguém é inativa ou monótona. Poderíamos dizer que a pessoa não está “ligando os pontos”.

Ligando os pontos

Que “pontos” Cleofas e seu companheiro deveriam conectar? Jesus disse que eles não conseguiram entender tudo o que os profetas haviam falado. Ao longo de seus três anos de ministério, Jesus enfatizou que veio à Terra para cumprir as profecias registradas nas Escrituras Hebraicas — a Lei Mosaica, os Profetas e os Escritos (incluindo os Salmos). Nos dias anteriores à sua morte, ele lembrou repetidamente aos seus seguidores que havia chegado a hora de ele cumprir essas Escrituras:

  • Ele disse aos doze discípulos que morreria e ressuscitaria três dias depois (Lucas 18:31-33).
  • Em Jerusalém, ele lembrou a todos os que se reuniam ao seu redor que ele seria levantado para morrer (João 12:32-33).
  • Durante a refeição pascal que Jesus e seus discípulos compartilharam na véspera de sua crucificação, ele lhes disse: “Depois que eu ressuscitar, irei adiante de vocês para a Galiléia” (Marcos 14:28).
  • Enquanto caminhavam da casa onde haviam comido até o Monte das Oliveiras, ele lhes disse diversas vezes que iria embora, mas também prometeu que voltaria (ver João 16:1-22).

No entanto, nenhum dos doze se lembrou de nenhuma dessas garantias, por isso não foram capazes de transmiti-las às dezenas de outros discípulos que tinham vindo a Jerusalém naquela semana para celebrar a Páscoa, que tinham testemunhado ou ouvido falar da crucificação de Jesus.

Até os anjos que saudaram as mulheres no túmulo perguntaram: “Por que procurais os vivos entre os mortos?” Depois acrescentaram: “Lembra-se de como ele lhe disse… [que] no terceiro dia [ele seria] ressuscitado?” (Lucas 24:5-8, NVI).

Os anjos repreenderam as mulheres pela mesma razão que Jesus repreendeu os discípulos da Estrada de Emaús: todos estavam de luto quando deveriam estar alegres. Eles estavam duvidando quando deveriam estar acreditando.

Também não conseguimos ligar os pontos do ensinamento de Jesus. Apegamo-nos a promessas como “se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei” e concluímos que ele responderá como desejamos em cada situação (João 14:14). Então ficamos desapontados, às vezes arrasados, quando ele não o faz. Podemos descartar outros ensinamentos como “tome a cruz” e “no mundo tereis aflições” (Marcos 10:21; João 16:33). Tanto a ignorância quanto a teimosia nos fazem deixar de lado uma passagem que liga os pontos, como Romanos 5:3-4: “Sabemos que o sofrimento produz perseverança; perseverança, caráter; e caráter, esperança.”

O remédio para o coração lento

Se os seguidores de Jesus tivessem escutado com atenção, teriam cultivado um coração sadio em vez de um coração lento. Eles estariam preparados não apenas para a crucificação, mas também para a ressurreição. A tristeza deles no dia da morte de Jesus teria sido aliviada pela confiança deles no triunfo final dele sobre ela.

Aqui estão as boas novas: quando Jesus se encontrou com seus seguidores após sua ressurreição, ele lhes deu o remédio para a indiferença do coração.

  • Primeiro, ele abriu as Escrituras para eles (Lucas 24:45). Ele revelou-lhes a si mesmo e seus caminhos através da Palavra escrita. Ele deseja fazer o mesmo por nós.
  • Segundo, ele orou com eles e por eles. De acordo com o Léxico Grego de Thayer, a palavra traduzida como “abençoar” em Lucas 24:50 significa “consagrar com orações solenes” e “pedir a bênção de Deus sobre uma coisa” ou pessoa. Então Jesus ora por nós. Hebreus 7:25 diz: “Ele vive para sempre para interceder junto a Deus em [nosso] nome” (NLT). Esta verdade assegura-nos que, independentemente das circunstâncias que desafiem a nossa fé, Jesus está a orar para que permaneçamos firmes.
  • Terceiro, Jesus enviou o Espírito Santo que iluminou as Escrituras. Ele também nos guia “em toda a verdade” e nos permite suportar as dificuldades e circunstâncias inexplicáveis ​​que são impossíveis de suportar sem a sua ajuda (João 16:7-13).

Um coração de fé

Algo ou alguém inevitavelmente causará estragos em nossas vidas. Mas não precisamos morar nos destroços. Permita que estes três fatos restaurem a ordem: Jesus lhe revelará sua bondade e fidelidade se você pedir; Jesus está orando por você 24 horas por dia, 7 dias por semana; e o Espírito Santo irá guiá-lo através de qualquer escuridão cheia de dúvidas que você enfrenta atualmente.

A jornada do “coração lento” ao “coração sonoro” pode ser longa. Mas assim como Jesus veio ao lado da dupla da Estrada de Emaús, ele virá ao lado de você e de mim. Estaremos atentos à sua chegada? E quando ele se aproximar, ouviremos atentamente a sua verdade iluminadora?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *