15 marcas de um discípulo de Jesus

O Cristianismo não é um clube.

Jesus não quer líderes de torcida ou groupies. Seguir a Cristo não envolve camisetas, slogans ou hashtags. Jesus nos chama a ser filhos de seu Pai. Ele nos chama para sermos seus discípulos.

Porque Jesus tem um papel único no plano de salvação de Deus, ele é mais do que um exemplo. O melhor espelho que encontramos nos relatos evangélicos não é Jesus, mas os seus discípulos.

15 marcas de um discípulo de Jesus

Aqui estão quinze coisas que aprendemos sobre ser um discípulo de Jesus no Evangelho de Lucas.

1. Um discípulo é chamado (Lucas 5:1–11).

Jesus não precisava de um recrutador. Ele chamou e seus discípulos “deixaram tudo e o seguiram”. Da mesma forma, Deus nos chama como discípulos, não porque somos dignos, mas por causa da sua graça (2 Timóteo 1:9).

2. Um discípulo é ensinado (Lucas 6:20–49).

Jesus passou muito tempo ensinando seus discípulos sobre a realidade. Para quem veio o Messias? Quem é digno da salvação? O que é o reino de Deus? Somos igualmente ignorantes e resistentes à verdade; precisamos de instrução.

3. Um discípulo é um seguidor (Lucas 7:11).

Inerente à definição de discípulo está aquele que não escolhe sua própria direção, causas ou valores. Os discípulos seguem Jesus.

4. Um discípulo conhece o reino de Deus (Lucas 8:9–10).

Jesus revela aos seus discípulos a verdade que é obscurecida para os outros. Como o reino de Deus não é mundano ou político, devemos aprender os valores e as exigências do Rei.

5. Um discípulo é um servo (Lucas 9:14–17).

Os discípulos de Jesus sujaram as mãos, distribuindo alimentos multiplicados aos famintos. Às vezes, caminhar com Jesus significa colher cascas de pão e espinhas de peixe.

6. Um discípulo é enviado para proclamar o reino de Deus (Lucas 9:1–6; 10:1–12).

Jesus enviou seus doze apóstolos e depois outros setenta e dois como trabalhadores em uma colheita abundante (Lucas 10:2). Como aqueles que foram enviados com uma mensagem para proclamar, seus discípulos corriam perigo como cordeiros entre lobos (Lucas 10:3) porque anunciavam um rei diferente. O reino celestial que eles anunciaram valorizava a paz (Lucas 10:5) e a cura (Lucas 10:9), não riquezas e poder. Desafiar as estruturas de autoridade existentes é muitas vezes impopular.

7. Um discípulo confessa Jesus como o Cristo (Lucas 9:18–20).

Pedro confessou Jesus como “o Cristo de Deus”. Esta é também a questão mais importante que enfrentamos: quem você diz que Jesus é? Devemos responder a isto diariamente, reorientando as nossas prioridades, paixões e propósitos em torno do Messias.

8. Um discípulo é uma testemunha (Lucas 10:23–24).

Os apóstolos caminharam com Jesus. Muitos ansiavam por ver o que viam. Isto faz parte da “vontade graciosa” de Deus (Lucas 10:21). Também testemunhamos o amor e o poder de Jesus através da sua Palavra e da sua obra no mundo. A arena é muito maior agora, mas seus discípulos ainda ficam sentados ao lado da quadra.

9. Um discípulo nega a si mesmo e toma a sua cruz (Lucas 9:23–27).

A vida de um discípulo não era glamorosa nem lucrativa. Estava cheio de dificuldades e perigos. Não se engane: se seus valores mais elevados forem conforto, paz e segurança, você perderá sua vida. Mas se você perder a sua vida por causa de Jesus, você a salvará.

10. Um discípulo está comprometido (Lucas 9:57–62).

Jesus ensina que segui-lo não é fácil; requer tudo. “Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o reino de Deus.”

11. Um discípulo é um portador da cruz e um contador de custos (Lucas 14:26–33).

Seguir Jesus é sério e caro. Pode custar caro à família e aos amigos; pode custar tempo e conforto; pode até custar sua vida. Jesus diz: “Qualquer um de vocês que não renuncia a tudo o que possui não pode ser meu discípulo”.

12. Um discípulo é repreendido por Jesus (Lucas 18:15–17).

Quando nos submetemos a Jesus como Senhor, reconhecemos a sua perfeição, sabedoria e autoridade para nos corrigir – e precisamos de muita correção! Os discípulos foram repreendidos por Jesus, e se não soubermos o mesmo, provavelmente não encontraremos o Senhor. Este processo contínuo acontece quando lemos a sua Palavra e interagimos com o seu povo. A repreensão de Deus é evidência de seu amor por seus filhos.

13. Um discípulo louva a Deus (Lucas 19:33–40).

Quando os discípulos veem Jesus claramente, o “Rei que vem em nome do Senhor”, eles se alegram e louvam o Pai que enviou seu Filho. Seguir Jesus não é principalmente fazer , mas adorar .

14. Um discípulo passa tempo com seu Mestre (Lucas 22:11, 39, 45).

Nas horas que antecederam sua prisão, Jesus ansiava por passar algum tempo com seus discípulos. Eles comeram com ele, conversaram com ele e cantaram com ele. À medida que Deus muda nossos corações e nos dá novos desejos, o principal deles será o amor por ele. Procuramos e passamos tempo com aqueles que amamos.

15. Um discípulo é redimido, confortado e enviado ao mundo (Lucas 24:36–53).

Jesus procura seus discípulos após sua ressurreição, embora eles estivessem ausentes em sua crucificação e sepultamento. Ele fala de paz e conforto para eles. Ele morreu pelos pecados deles e ressuscitou da sepultura para que eles também pudessem ter uma nova vida. Assim como ele enviou os seus discípulos ao mundo com a promessa do Espírito (v. 49), ele também nos envia.

Discípulo, você tomará sua cruz?

Não há lugar para orgulho entre aqueles que seguem Jesus (Lucas 22:24–27). Somos chamados, ensinados, dirigidos, equipados e corrigidos pelo nosso Mestre. Não conseguimos satisfazer a nossa maior necessidade – a reconciliação com Deus – e muitas vezes ficamos irritados com esta realidade.

Mas Jesus é um Salvador amoroso. Quando confessamos nosso orgulho, ele nos restaura graciosamente. Nossa dívida de pecado já foi paga, então ele não usa isso contra nós. Ele é também o Rei Ressuscitado, que substitui o nosso orgulho pela humildade, através da obra do seu Espírito em nós.

Jesus continua a nos chamar hoje. Você tomará sua cruz como discípulo e seguirá Aquele que foi levado na cruz por você?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *