Não ouça a si mesmo – fale consigo mesmo

Somos profundamente influenciados pelo mundo que nos rodeia. Diariamente somos bombardeados com milhares de imagens – desde as notícias que assistimos, aos sermões que ouvimos, até às pessoas que conhecemos. Nossos afetos, atitudes, humores, crenças e, em última análise, nossas ações são influenciados, cimentados e interpretados pelas vozes que ouvimos.

No entanto, nenhuma voz é tão influente na vida de uma pessoa como a sua própria.

Paul David Tripp destaca esse ponto em seu devocional gospel diário, New Morning Mercies, quando escreve: “Ninguém é mais influente em sua vida do que você, porque ninguém fala mais com você do que você. Nunca paramos de falar conosco mesmos… As coisas que você diz sobre você, Deus e a vida são profundamente importantes porque formam e moldam a maneira como você responde às coisas que Deus colocou em seu prato.

É verdade. Quer percebamos ou não, estamos em constante comunicação conosco mesmos – comentando internamente tudo o que encontramos. Estamos ditando a narrativa em que acreditamos com base na nossa interpretação do mundo que nos rodeia.

E isso pode ser uma coisa muito perigosa.

Como pensar sobre o diálogo interno

O movimento secular de autoajuda dá enorme ênfase ao poder do diálogo interno . Eles fazem isso porque reconhecem corretamente que o que dizemos a nós mesmos informa as nossas crenças. Mas é aqui que este movimento falha: diz-nos que podemos alcançar a auto-salvação através do diálogo interno correcto. Se apenas exercitarmos o “poder do pensamento positivo” psicológico, poderemos fazer qualquer coisa; somos livres para criar a realidade e seguir nossos sonhos.

Mas não era isso que Paul Tripp queria dizer – e não é o que as Escrituras dizem quando ensinam a importância da autocomunicação verdadeira.

Guarde o seu coração com toda vigilância, pois dele fluem as fontes da vida. (Provérbios 4:23)

Este não é um chamado para fazer afirmações no espelho ou aumentar sua auto-estima. É um chamado para ter cuidado com o que você pensa, porque os pensamentos têm consequências. Como humanos, nossos corações são naturalmente enganosos e nossos desejos mais íntimos estão infectados pelo pecado (Jeremias 17:9). Embora Deus tenha nos salvado, ainda lutamos com a carne. Isso significa que às vezes somos tentados a pregar um falso evangelho para nós mesmos e a acreditar nas mentiras que ouvimos.

O diálogo interno positivo (que desconsidera a realidade) não vai nos ajudar. Mas a conversa interna verdadeira é. Isso é o que significa “manter os nossos corações com toda vigilância” – nós os protegemos com a verdade. Aterre-o, enraíze-o, molde-o com a verdade.

Mergulhe seus pensamentos nas Escrituras e cerque-se de vozes honestas.

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for honroso, tudo o que for justo, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for louvável, se houver alguma excelência, se houver algo digno de louvor, pensem nestas coisas. (Filipenses 4:8)

Seis verdades para pregar ao seu coração

Mas como nós fazemos isso? Especialmente em momentos de sofrimento ou descrença, quando a verdade parece dolorosa, confusa ou distante? Nós nos centralizamos novamente na verdade da Palavra de Deus (Romanos 12:2). É aí que a realidade é encontrada.

Então aqui estão seis verdades para pregar ao seu coração hoje a partir da Palavra:

1. Deus é fiel (Êxodo 34:6-7).

Quando você busca falar consigo mesmo sobre o evangelho, você deve começar com Deus, não com você. E que lugar melhor para começar a meditar do que sua fidelidade inabalável? “O Senhor passou diante dele e proclamou: ‘O Senhor, o Senhor, Deus misericordioso e misericordioso, tardio em irar-se e abundante em amor inabalável e fidelidade.’”

2. Deus me salvou (Gálatas 2:20).

Você não é mais seu. Você não está escravizado pelo pecado. Sua identidade está firmemente fixada em Cristo. “Fui crucificado com Cristo. Já não sou eu que vivo, mas Cristo que vive em mim. E a vida que agora vivo na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim”.

3. Deus está comigo (Romanos 8:9-15).

O Espírito habita em cada crente e ajuda a suportá-lo, a matar o pecado e a buscar a justiça. “Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo Jesus também vivificará os vossos corpos mortais, por meio do seu Espírito que habita em vós.”

4. Deus está no controle (Salmo 47:7-8).

Ele tem o mundo inteiro em suas mãos e isso é uma fonte de conforto e adoração, não de medo e ansiedade. “Deus reina sobre as nações; Deus está sentado em seu trono sagrado.”

5. Deus me perdoa (1 João 1:9).

Ainda pecamos. Ainda falhamos. Mas há perdão na misericórdia de Deus. Quando nos arrependemos e sentimos o amargo horror do nosso pecado, Deus promete nos perdoar: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”.

6. Deus me guardará (Romanos 8:35-39 ) .

Deus trará cada um de seus filhos através desta vida para uma vida melhor. Ele irá segurá-lo rapidamente. Ele vai ficar com você. “Pois estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os governantes, nem as coisas presentes, nem as coisas futuras, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra coisa em toda a criação, será capaz de nos separar do amor de Deus. em Cristo Jesus, nosso Senhor”.

A Palavra de Deus não falhará. É aí que você encontrará a verdade. Então pregue esta verdade ao seu coração. Isso é conversa interna do evangelho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *