Uma fórmula de três partes para o medo

Israel recusou-se a entrar na terra.

Depois de anos vagando pelo deserto e depois de ser libertado da escravidão no Egito, o povo de Deus deveria ter ficado emocionado ao se aproximar cada vez mais da terra que mana leite e mel, a terra que Deus lhes havia prometido. Finalmente estarei em casa! Finalmente a ser resolvido.

Em vez disso, eles estavam com medo. Entre eles e a terra prometida estavam os amorreus, um inimigo que Deus ordenou que derrotassem, e prometeu que derrotariam, com a sua ajuda. Os israelitas não conseguiam ver uma terra boa e vibrante para sua posse, mas apenas os obstáculos. Nem levariam a sério as palavras de Deus: “Não temas, nem te assustes.” Eu estarei com você.

Ao olharmos para Deuteronômio 1, onde Moisés conta a história ao seu povo, vemos uma fórmula de três partes para o medo que provavelmente está na raiz dos nossos medos hoje.

Uma fórmula de três partes para o medo

Ingrediente nº 1: Desobediência

Veja, o Senhor, seu Deus, colocou esta terra diante de você. Suba e tome posse, como o Senhor, o Deus de seus pais, lhe disse. Não tema nem fique desanimado.… Mesmo assim vocês não quiseram subir, mas se rebelaram contra a ordem do Senhor seu Deus. (v 21, 26)

O medo obriga à desobediência, mas a desobediência também causa medo. Quanto mais o povo de Deus se recusava a obedecê-lo, mais pesavam os seus medos. Quando Deus é pequeno aos nossos olhos e o consideramos indigno de nossa obediência, todo o resto parece maior do que deveria ser. Mas quando Deus é adorado como Deus, tudo na periferia é colocado em seu devido lugar.

O medo surge quando tentamos nos entronizar como pequenos senhores. Por que? Porque na verdade não temos nenhum controle, e nossas circunstâncias apenas ampliam esse fato. Mas quando reconhecemos Deus como Senhor de tudo, o medo deve ficar em segundo plano; ele nunca está fora de controle, ele mantém todas as coisas unidas e cada circunstância se curva à sua vontade e propósitos.

Ingrediente #2: Incredulidade

E vocês murmuraram em suas tendas e disseram: “Porque o Senhor nos odiava, ele nos tirou da terra do Egito, para nos entregar nas mãos dos amorreus, para nos destruir”. (v. 27)

Os israelitas difamaram o nome e o caráter de Deus, acusando-o de maldade. Mas esta acusação era  em si e desonrava a Deus porque Deus é único e sempre bom.

A acusação deles distorce o que Deus pretendia quando os libertou da escravidão no Egito, uma ilusão ao extremo. Poderíamos rotular como “insanidade” que o povo de Deus, que estava sendo destruído no Egito, acusasse Deus de tê-los tirado de lá apenas para destruí-los mais tarde.

No entanto, depois de recusar os israelitas, sinto-me humilhado e convencido. Não é isso que faço quando temo o amanhã? Não estou acusando Deus de não ser bom, de não ser confiável? Não estou acusando-o de me levar ao caminho do massacre, quando ele me salvou da escravidão ao pecado e à morte? A descrença no caráter de Deus – acreditar em mentiras sobre ele – só leva ao medo.

Ingrediente #3: Dúvida

“Para onde vamos subir? Nossos irmãos fizeram nossos corações derreterem, dizendo: ‘O povo é maior e mais alto do que nós. As cidades são grandes e fortificadas até o céu. E além disso, vimos ali os filhos dos anaquins.”’ (v. 28)

A dúvida nas palavras dos israelitas é palpável. O orgulho deles também. Não, Deus – nos recusamos a confiar que vale a pena obedecer ao seu comando e que sua promessa é boa. Vimos a terra, seus habitantes e cidades, e não há como fazer isso. De nenhuma maneira terrena.

A dúvida recusa-se a reconhecer os feitos de Deus: o que Deus fez, o que está fazendo e o que promete fazer. É o fruto perigoso do esquecimento e gera medo. A dúvida nos torna míopes, e quando tudo o que podemos ver é o que está diretamente à nossa frente, perdemos de vista a sabedoria global de Deus e o confinamos ao que podemos compreender e antecipar. Esta visão limitada leva à dúvida e ao medo.

Não somos oniscientes e onipotentes, mas Deus é. O obstáculo diante de nós pode parecer maior e mais alto do que nós, mas é diminuto e insignificante comparado a ele. Precisamos ver as nossas circunstâncias temporárias através das lentes eternas de Deus; caso contrário, a dúvida nos conduzirá e o medo nos consumirá.

Uma fórmula para a fé

“Então eu lhe disse: ‘Não tenha medo nem tenha medo deles. O Senhor teu Deus, que vai adiante de ti, pelejará por ti, como fez por ti no Egito, diante dos teus olhos, e no deserto, onde viste como o Senhor teu Deus te carregou, como um homem carrega o seu filho, todo o caminho que você percorreu até chegar a este lugar.’” (29-31)

Então, como podemos romper com esta fórmula do medo e prosseguir com fé? Como passamos da desobediência, da descrença e da dúvida para a obediência, a crença e a confiança em Deus?

Regozijamo-nos porque a nossa batalha mais terrível já foi travada e vencida: “[Deus] desarmou os governantes e autoridades e os expôs à vergonha, triunfando sobre eles em [Jesus]” (Colossenses 2:15).

Quando o caminho para Deus era impossível para nós, e a terra prometida da eternidade bloqueada por causa do nosso pecado, Deus enviou Cristo diante de nós para travar guerra contra o nosso forte inimigo, a Morte. As armas de Jesus eram seu corpo e sangue, pregados e derramados de uma cruz de madeira. O sacrifício dele foi perfeito para lidar com a maior arma da Morte: a falta de perdão dos nossos pecados, levando à nossa destruição eterna.

Mas quando Deus ressuscitou Jesus dentre os mortos, nosso registro de pecado foi cancelado e Deus nos vivificou junto com ele. A Morte foi derrotada pela Vida, a cabeça de todo governo e autoridade, Aquela que tem perfeito controle sobre cada detalhe comovente de nossos dias, o Rei dos reis e Senhor dos senhores.

E se ele lidou com o nosso maior inimigo, não poderá também lidar com as barreiras diante de nós? Ele não pode transformar obstáculos aparentes em oportunidades de fé, onde sua graça triunfa sobre nosso medo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *