Como levar a Bíblia ao coração

Percebo agora que sou um racionalista em recuperação quando se trata da Bíblia.

Na grande bondade de Deus, fui acolhido por um vibrante ministério no campus em meus anos de faculdade. Era um grupo que amava tanto a teologia robusta quanto a missão agressiva. Aprendi a compartilhar minha fé e a gostar de estudar a Bíblia. Olhando para trás, agora vejo quão academicamente me engajei na Bíblia como estudante universitário e jovem adulto. Foi minha própria imaturidade – não foi culpa do ministério que me nutriu tão bem.

Em vários sentidos, suponho, isso não deveria ser surpresa. Talvez seja inevitável para um colegial de vinte anos. Não só eu carregava a imaturidade emocional e espiritual de sair da adolescência, mas também era um estudante em tempo integral, afinal. A vida da mente era minha vocação, primeiro como estudante de graduação, depois como seminarista. Como não me inclinar a ler a Bíblia com uma inclinação cerebral?

Mas sou grato agora que, depois de ter passado um pouco da idade adulta até meus trinta e poucos anos, aprendi o quão importante é ler a Bíblia em meu coração.

Desperte os afetos

Em seu notável livro sobre oração, Tim Keller observa que a noção evangélica de um “tempo de silêncio” muitas vezes tende a ser mais cerebral do que afetiva.

O efeito foi promover um método de estudo bíblico indutivo diário voltado mais para a interpretação do texto do que para a meditação e experiência de Deus. Depois desse tipo de estudo bíblico veio a oração, mas esse estudo mais cognitivo não levou muito naturalmente à adoração. A oração, então, era dominada por petições por necessidades e confissão de pecados.

Muitos acharam o tradicional Tempo de Silêncio evangélico – com sua ênfase no estudo interpretativo da Bíblia e oração peticionária – um exercício muito racionalista. ( Oração , 244)

Eu posso ressoar. Passei a maior parte dos meus vinte anos, ao que parece, principalmente reunindo informações para minha mente e traçando os contornos de minha teologia, em vez de caçar comida diária para minha alma. Sem dúvida, esse envolvimento cerebral com as Escrituras teve seus benefícios ao longo do tempo. O graveto deve estar no local para incendiar o fogo. No entanto, eu adoraria ajudar os outros a entender mais rápido do que eu sobre a importância de ler a Bíblia não apenas com e para nossas mentes, mas também com e para nossos corações.

Desacelere e acelere

Aprendi a desacelerar, tentando o meu melhor para conseguir um descanso no meio de uma vida agitada como marido, pai de quatro filhos e pastor, para ter uma temporada sem pressa mergulhando minha alma na Bíblia, lendo em um ritmo mais ritmo reflexivo e agradável (mesmo “lazer”) – em vez de se apressar para cobrir o máximo de terreno possível.

O que descobri com o tempo é que essa leitura rápida, pelo menos para mim, é uma miragem. A mera leitura não é compreensão, e a mera compreensão na mente está muito longe da meditação que transforma a vida no coração. Eventualmente, colhemos na alma o que plantamos nas devoções matinais. Apressar os capítulos da Bíblia em um ritmo de lebre pode encher sua mente com informações e verificar as caixas, mas falhará miseravelmente em formar, moldar e nutrir o coração.

Novas Misericórdias Todas as Manhãs

Ainda assim, acho fácil voltar à mentalidade de “tenho que passar por todas essas passagens hoje, para que possa ler toda a Bíblia em um ano”. 

Ler a Bíblia inteira em um ano pode ser um esforço maravilhoso. Talvez seja especialmente benéfico para pastores e professores que regularmente fazem declarações públicas por escrito ou discurso sobre Deus e sua palavra, e precisam permanecer atualizados o máximo possível no terreno da revelação divina. Mas não devo deixar que esse objetivo geral distorça 365 oportunidades diárias de alimentar minha alma com a palavra de Deus.

Muito mais importante do que correr pela Bíblia em um ano é aprender a simplesmente “recolher a porção de um dia todos os dias” ( Êxodo 16:4 ). Como o povo de Deus no deserto, preciso me concentrar em me alimentar do maná de hoje, em vez de tentar reunir dados para amanhã, semana que vem ou referência futura – ou tentar compensar o tempo perdido ontem. Deixe a leitura que perdi ontem ser deixada para o passado e concentre meu coração em alimentar hoje.

Jesus diz: “Basta a cada dia o seu próprio mal” ( Mateus 6:34 ). Essa é a perspectiva de que preciso todas as manhãs, procurando alimentar minha alma faminta com o hoje em vista, em vez de tentar compensar o ontem ou simplesmente forjar minha teologia para toda a vida. As misericórdias de Deus são novas a cada manhã ( Lamentações 3:22-23 ).

Três passos para o coração

Para me lembrar da importância diária de ler a Bíblia para o meu coração, aprendi a me apoiar em um processo simples de três estágios nas devoções matinais: começar com a Bíblia, passar para a meditação, aperfeiçoar com a oração .

Começo com a Bíblia porque quero começar com a voz de Deus, não com a minha. Ele é Deus; Eu não sou. Ele deve falar primeiro; Eu deveria ouvir. 

Primeiro soa sua palavra; depois vem minha resposta em oração. Assim, depois de uma breve oração pedindo sua ajuda, começo minhas leituras do dia, lembrando-me de que o objetivo é encontrar alimento para minha alma, com o ritmo que o acompanha. Estou tentando ler a Bíblia em meu coração e estou procurando um lugar para fazer uma pausa e mergulhar fundo na bondade de Deus.

Quando encontro uma nova declaração bíblica de sua bondade, passo à meditação e procuro alojar a verdade em minha mente e coração. Meditação significa mastigar alguma verdade e saboreá-la, buscando aplicá-la ao coração, sentir seu significado para mim mesmo. 

A meditação tornou-se para mim o ponto alto das devoções diárias, quando o tempo real da leitura da Bíblia entra em câmera lenta, até mesmo congelada, e me detenho em algum vislumbre da bondade de Deus respirada em sua palavra.

Finalmente, tendo percorrido a ponte da meditação, eu poli com a oração . A meditação naturalmente conecta ouvir a voz de Deus na Bíblia com responder a ele em oração. Com o tempo, descobri que é mais útil não recorrer imediatamente a uma lista de oração, mas deixar o conteúdo da meditação daquele dia definir a direção para minhas orações naquela manhã, orando pela família, amigos, igreja, ministério e pela causa global de Deus. .

No coração, então, da minha estação diária de recalibração da alma está o coração. Por mais tentador que seja manter nossa leitura da Bíblia no nível do intelecto e mera coleta de informações teológicas, seremos muito mais fortes e felizes a longo prazo se aprendermos a ler a Bíblia em nossos corações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *