Como os cristãos devem lidar com o estresse?

Alguns dias se passam ao longo da jornada da minha vida em que não sou confrontado com algum grau de estresse. Alguns dias, o estresse é momentâneo e fugaz, e outros dias ele se transforma em preocupação total até que se torne incapacitante.

Não só meu estresse vem em ondas de intensidade, mas também nasce de vários tipos de situações. Muitas vezes, meu próprio estresse é causado por necessidades financeiras ou por expectativas não atendidas das pessoas ao meu redor.

E, como tantos outros, cada vez mais, acho que os atuais assuntos mundiais e a discórdia, divisão e enfraquecimento de nossa própria cultura estão causando um estresse inesperado em minha própria vida de maneiras que nunca experimentei antes.

Independentemente das várias e únicas circunstâncias que podem nos estressar dia após dia, existem algumas realidades que são verdadeiras toda vez que uma pessoa se sente estressada.

Focamos mais no problema do que em Deus

Certa vez ouvi alguém dizer que se olharmos para Deus através das lentes de nossos problemas, Deus parece muito pequeno. Mas se olharmos para nossos problemas através das lentes do que sabemos ser verdade sobre Deus, então nossos problemas parecerão pequenos.

Isso realmente tem a ver com foco. Quando estou estressado com alguma coisa, devo perguntar: “Estou mais focado no aparente obstáculo diante de mim ou no poder de Deus e sua fidelidade, conforme evidenciado em sua palavra?”

Uma história é encontrada nas páginas do Antigo Testamento, que ilustra esta verdade lindamente. Em 2 Reis 6 nos é dito que o rei de Aram “estava guerreando contra Israel” (v.8), mas Israel tinha uma arma secreta no profeta Eliseu.

Quando o rei da Síria fizesse um movimento estratégico contra Israel, o SENHOR o faria saber a Eliseu, que, por sua vez, informaria o rei de Israel.

O rei de Aram foi informado de que “o profeta que está em Israel, diz ao rei de Israel as palavras que você fala em seu quarto” (v.12).

Isso frustrou grandemente o rei de Aram, e ele decidiu eliminar Eliseu. Quando foi descoberto que Eliseu estava na cidade de Dotã, a Bíblia diz: “Ele enviou cavalos e carros e um grande exército para lá, e eles vieram de noite e cercaram a cidade” (v.14).

Na manhã seguinte, o servo de Eliseu acordou cedo apenas para descobrir que “um exército com cavalos e carros circulava a cidade” e, horrorizado, gritou para Eliseu: “Ai, meu mestre! O que devemos fazer?” (v.15).

A resposta de Eliseu nos fornece uma solução para muitos de nossos próprios estresses, que enfrentamos no dia a dia. Eliseu simplesmente respondeu: “Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles” (v.16).

O servo deve ter questionado a sobriedade do profeta, pois, além dos dois, não foi encontrada nenhuma evidência de que eles não seriam aniquilados em breve. Que comparação gráfica! Dois homens se encontram na mesma situação, mas cada um a vê de maneiras drasticamente diferentes.

O servo está estressado porque vê apenas a certeza da dor e da morte e nenhuma maneira óbvia de escapar. Eliseu, por outro lado, vê além da ameaça do momento para ver a mão e a participação de Deus no momento.

Imagine a mudança de perspectiva do servo quando seus olhos são abertos, e ele vê que a montanha estava “cheia de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu” (v.17).

A resposta ao nosso estresse pode nem sempre vir a nós em cavalos e carruagens de fogo, mas o princípio está tanto em jogo em nossas vidas quanto no caso do servo de Eliseu.

Nós nunca vemos tudo o que Deus vê. Nunca temos todas as informações. O estresse surge em nossas vidas quando tiramos conclusões erradas sobre nossas circunstâncias com base em informações limitadas.

Às vezes, talvez precisemos orar e pedir a Deus que abra nossos olhos e nos permita ver as coisas que só podem ser vistas com olhos de fé.

Só então somos capazes de nos concentrar em Deus, seu poder e sua bondade de maneira que nos permita descansar em fidelidade.

Nós nos concentramos em entendimentos não bíblicos sobre Deus

Outra razão pela qual o estresse é causado na vida de um crente não é meramente porque não estamos focados em Deus, mas porque estamos focados em uma compreensão antibíblica de quem Deus é.

Se não formos cuidadosos, daremos nosso amor e fidelidade a uma versão alterada do verdadeiro Deus, que reformulamos à nossa própria imagem.

Talvez estejamos propensos ao estresse porque o Deus que criamos se parece com o Deus que gostaríamos que fosse, e não com o Deus que ele realmente é e, consequentemente, ele não é grande o suficiente nem bom o suficiente para nos enfrentar em nossa luta.

Aparentemente, o povo de Israel era culpado da mesma falácia quando se tornou o alvo da acusação mordaz de Deus contra eles quando ele diz: “Você pensava que eu era como você” ( Salmo 50:21 ).

Nunca houve um único momento em minha vida de fé em que duvidei do poder  ou da  capacidade de Deus para fazer qualquer coisa.

Minha luta sempre foi desencadeada por minha própria incerteza de que Deus estaria disposto a agir em meu favor, o que nada mais é do que uma repugnante incredulidade na própria bondade de Deus.

Se eu for honesto comigo mesmo, muito, se não todo, do estresse que experimento pode ser atribuído ao que acredito ser verdade sobre Deus. Se não estou totalmente convencido de que Deus é bom , então tenho uma razão legítima para sentir profunda consternação a cada dia que vivo.

Mas, infelizmente, tal não é uma representação verdadeira do Senhor Deus. 

Deus proclamou seu próprio caráter a Moisés quando ele disse: “O Senhor, o Senhor Deus, compassivo e misericordioso, tardio em irar-se e grande em benignidade e verdade. . .” ( Êxodo 34:6 ).

Tal é a natureza de nosso Deus, que o salmista nos chama a “provar e ver que o Senhor é bom. . .” ( Salmo 34:8 ).

Muitas vezes, sinto que posso estar na mente de Paulo quando ele escreveu: “Você pensa levianamente nas riquezas de sua bondade, tolerância e paciência, não sabendo que a bondade de Deus leva você ao arrependimento?” ( Romanos 2:4 ).

Como é possível acreditar firmemente nessas realidades sobre o caráter e a natureza de Deus e ser capaz de enfatizar qualquer questão ou necessidade terrena?

Jesus falaria sobre esta mesma verdade quando perguntou: “Se, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará o que é bom àqueles que lhe pedirem?” ( Mateus 7:11 ).

O que isto significa?

Quando um seguidor de Cristo está estressado ou preocupado com qualquer coisa, é um sinal claro de que sua visão de Deus é muito pequena ou fora de foco, e medidas drásticas devem ser tomadas para corrigir esse equívoco letal.

A fórmula para superar e derrotar o estresse para o crente não é complicada, mas também não é fácil.

O profeta Isaías nos lembra:

“Tu guardas em perfeita paz aquele cuja mente está firme em ti, porque ele confia em ti” ( Isaías 26:3 ), e o salmista proclama um consolo semelhante quando escreve: “Quando meus pensamentos ansiosos se multiplicam dentro mim, as tuas consolações alegram a minha alma” ( Salmo 94:19 ).

Se nosso foco se desviar, o que quer que estejamos seguindo logo se seguirá, e o resultado pode ser mortal. Se meus olhos espirituais são desviados de olhar para Cristo em sua Palavra, então há uma grande probabilidade de que minha vida em breve começará a se transformar em estresse, ansiedade e preocupação.

Ele é bom, gentil e presente. Não permita que os cuidados do mundo sufoquem a Palavra e tirem seu foco do Único que pode acalmar sua alma ( Mateus 13:22 ).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *