Como posso aumentar minha alegria quando ela parece esgotada?

Como cristãos, sabemos que somos chamados e capacitados para uma vida cheia de alegria. Como não poderíamos estar alegres, nosso Rei ressuscitou e nos libertou do poder do pecado e das garras da morte!

Porém, se formos honestos, nem sempre nos sentiremos felizes. E isso é algo difícil de admitir porque também podemos nos sentir culpados por isso. Por que não estou mais feliz? O que devo fazer para aumentar minha alegria?

Penso que é útil nestes tempos lembrar-nos onde se encontra a fonte da nossa alegria e onde podemos recorrer para aumentar a nossa alegria.

A alegria vem de Jesus

Estas coisas vos tenho dito, para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo. ( João 15:11 )

Alguns versículos anteriores em João 15, Jesus diz “Eu sou a videira; vocês são os galhos.” Ele está dizendo que se você permanecer Nele, Ele o sustentará. Ele fornece tudo que você precisa para a vida. Tudo depende Dele, e Ele dará a você graciosa e generosamente.

Jesus diz: “Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, peçam o que quiserem, e lhes será feito” (João 15:7). Se você sente que está com pouca alegria, aceite a promessa do nosso amoroso Salvador, que prometeu nos sustentar.

Observe também nas palavras de Jesus que devemos ter Suas palavras habitando em nós. Descobri muitas vezes em minha vida que, se me falta alegria, é porque tenho seguido as palavras de outra pessoa em vez das de Jesus.

Retornar à Sua Palavra é o que funciona para aumentar minha alegria.

A alegria vem do Espírito Santo

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz… ( Gálatas 5:22 )

E vocês se tornaram imitadores nossos e do Senhor, pois receberam a palavra em muita tribulação, com a alegria do Espírito Santo. ( 1 Tessalonicenses 1:6 )

O que quero enfatizar nesta seção é apenas dizer que a alegria é obra do Espírito Santo . Isso significa pelo menos duas coisas:

Primeiro, a alegria não é algo que você precisa criar sozinho. Se você está com falta de alegria, este não é o momento de “se recompor”, este é o momento de depender de Deus. Se você está vazio, então Deus pode preenchê-lo.

Em segundo lugar, a alegria não é algo para se vangloriar ou para ter inveja. Se você tem alegria e outra pessoa não tem, o que você tem é obra do Espírito. Você não mereceu; você não pode se gabar como se tivesse alcançado a alegria. Se alguém tem alegria e você não, saiba que Deus promete o mesmo fruto para você!

A alegria vem dos outros

Portanto, estamos consolados. E além do nosso próprio conforto, nos regozijamos ainda mais com a alegria de Tito, porque o seu espírito foi revigorado por todos vocês. ( 2 Coríntios 7:13 )

É por isso que é tão importante que estejamos numa comunidade cristã regular e comprometida – e com isso quero dizer a igreja. Esteja em um ambiente onde você possa se refrescar e ser revigorado pela alegria e fé dos outros.

Se você está lutando contra a alegria e não frequenta regularmente uma igreja local, eu gostaria de exortá-lo e implorar para que você não perca uma das coisas mais importantes para as quais Cristo nos chamou.

Louvado seja Jesus!

Tudo de bom que temos é graças ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. E a alegria é uma das coisas maravilhosas que recebemos. Aqui estão algumas notas extras sobre alegria que espero que sejam encorajadoras para você:

Com Jesus, o medo não acabará com a alegria

Então eles saíram rapidamente do túmulo, com medo e grande alegria, e correram para contar aos discípulos. ( Mateus 28:8 )

Maria Madalena e a outra Maria foram ver o túmulo de Jesus. E quando eles estavam lá, um anjo apareceu e ele foi uma visão assustadora ( Mateus 28:2–3 ). Os guardas que estavam lá “tornaram-se como mortos” ( Mateus 28:4 ) por causa do seu medo.

Mas observe o que é dito sobre as mulheres, que eram seguidoras de Jesus. Depois que o anjo lhes disse que Jesus havia ressuscitado e que O veriam na Galiléia, eles partiram “com temor e grande alegria”.

Eles ficaram aterrorizados assim como os guardas, mas a alegria que sentiram por serem seguidores de Cristo os manteve em movimento.

Em Jesus, o sofrimento não pode superar a alegria

Olhando para Jesus, o fundador e consumador da nossa fé, que pela alegria que lhe estava proposta suportou a cruz, desprezando a vergonha, e está sentado à direita do trono de Deus. ( Hebreus 12:2 )

Há momentos em que o sofrimento é tão forte em nossas vidas e a alegria parece muito distante de nós. Jesus esteve lá. Quando Ele morreu na cruz, somos informados de que Ele suportou isso “pela alegria que lhe estava proposta”.

Ele sabia o que Deus, o Pai, prometeu para Ele, e o conhecimento da alegria futura capacitou nosso Senhor a suportar um sofrimento sem igual.

Voltemos a João 15:11, citado na primeira seção acima. Jesus disse que Sua alegria estaria em nós. Portanto, a alegria prometida a Cristo é a mesma alegria que podemos acessar hoje. No seu sofrimento, saiba que Cristo também sofreu e descanse sabendo que ele obteve grande alegria com sua resistência e a oferece a você.

Graças a Jesus, há mais alegria por vir

“Muito bem, servo bom e fiel. Você foi fiel por um pouco; Eu vou te ajudar muito. Entre na alegria do seu mestre.” ( Mateus 25:21 )

Um dia glorioso, cristão, você entrará na alegria de seu mestre. A alegria presente que nos foi prometida é grande, e a alegria futura que nos foi prometida é maior do que qualquer coisa que possamos imaginar.

Deus dá graciosa e generosamente. O simples fato de saber que Ele é nosso Deus me ajuda a aumentar minha alegria, agora mesmo, enquanto escrevo estas palavras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *