Como ser motivado quando você não quer ler sua Bíblia

Embora eu saiba que devo ler minha Bíblia, muitas vezes acho minha falta de motivação desanimadora. Como superamos nossos sentimentos? A Bíblia deve ser algo que queremos ler – mas e se não quisermos? Vamos passar por três razões pelas quais devemos ler nossas Bíblias e, em seguida, quatro passos práticos sobre como ser motivado.

3 razões pelas quais devemos ler nossa Bíblia

A primeira é porque a Bíblia é nosso guia para a vida. Todos nós dizemos que queremos ouvir de Deus, ou saber o que Deus quer para nossas vidas. Na Bíblia, encontramos o que Ele está nos dizendo. As promessas e a presença de Deus são encontradas nas páginas das Escrituras. Deus se torna vivo quando lemos a Bíblia. Nós O vemos trabalhar na vida das pessoas que viveram há muito tempo. Deus nos diz como agir e reagir às coisas em nossas vidas. Páginas e páginas de Sua Palavra contêm conforto e paz para nós quando a vida é difícil. As próprias palavras de Deus para nós são encontradas na Bíblia. A Bíblia ilumina nosso caminho.

A próxima razão pela qual devemos ler nossa Bíblia é que ela mantém nossas mentes centradas em Deus e em Sua verdade. Em um mundo repleto de informações, artigos, podcasts, livros e programas de televisão, constantemente ouvimos coisas sobre a vida que simplesmente não são bíblicas. Se quisermos manter uma cosmovisão bíblica, então precisamos saber o que a Bíblia diz. Frequentemente, os cristãos dizem coisas como: “Siga seu coração”. Ou “Apenas deixe ir e deixe Deus ”. Ambos não são baseados em princípios ou verdades bíblicas. Na verdade, a frase “siga seu coração” é antibíblica. Para manter nossas mentes afiadas e focadas, precisamos estar saturados com o que a Bíblia diz.

A terceira razão para ler nossas Bíblias é que Deus anseia se conectar conosco. Mais do que tudo, vemos o caráter de Deus revelado por meio da Bíblia. Não é uma história sobre você e eu. A Bíblia é a Palavra de Deus para nos mostrar Deus! Existem promessas e verdades que revelam o caráter de Deus, o que nos aproxima do próprio Deus. Quanto mais lemos a Bíblia, mais nos apaixonamos pelo Deus da Bíblia. Ele é amor e justiça. Ele é misericórdia e graça. Deus anseia revelar-se a nós, e o faz por meio das páginas da Bíblia.

4 maneiras de se manter motivado para ler a Bíblia

Como nos mantemos motivados para ler a Palavra de Deus? Estes não são passos para dar um de cada vez, mas mudanças em nossa mentalidade. Ler a Bíblia é um hábito, uma disciplina, que deve ser exercitada. Assim como um atleta precisa treinar para fazer o trabalho duro, precisamos treinar nossas mentes para pensar as coisas certas sobre a leitura da Bíblia.

1. Não leia com base em seus sentimentos

Os sentimentos não são contadores da verdade. Sentir-se motivado pode nunca vir. Se você esperar até sentir vontade de ler a Bíblia, talvez nunca leia. Ler a Bíblia é uma escolha que fazemos com base na verdade que entendemos com nossas mentes. Vamos nos livrar dos sentimentos e superar a falta de desejo. Diga ao seu coração que esta é a coisa certa a fazer e deixe de lado os sentimentos. Talvez você não se sinta qualificado para ler ou tenha dificuldade para entender. Não deixe que esses sentimentos o impeçam de ler.

2. Não espere entender tudo na primeira vez

Muitas pessoas desistem de ler a Bíblia porque chegam a um lugar na Bíblia que é difícil de entender. Então eles param de ler completamente. Não pare por aí! Existem muitas opções que você pode tomar quando chegar a um lugar que não conhece. Primeiro, você pode ignorá-lo e continuar lendo. Ou você pode parar e pesquisar essa seção da Bíblia. BibleStudyTools.com é um ótimo site para encontrar todos os tipos de recursos gratuitos para entender a Bíblia. Também tenho um curso chamado “ Vamos Ler a Bíblia ”, que ajuda você a entender a Bíblia – um livro de cada vez! Só porque você está preso em uma determinada passagem, não desista. Trabalhe através dele.

3. Não pare quando perder um dia

A leitura da Bíblia não é uma lista de verificação, embora ter um Plano de Leitura da Bíblia seja uma ótima ideia! A leitura da Bíblia é uma conexão com Deus. Se você está se perguntando por onde começar, aqui está um com o qual você pode começar. Não se preocupe se você perdeu um dia (ou dois ou dez!); Deus não está desapontado. A melhor parte da leitura da Bíblia é que você pode começar de novo hoje. Mesmo que você não leia por uma semana, um mês ou um ano, você pode começar de novo. Hoje é um novo dia.

4. Não espere o momento perfeito

Se você esperar pelo silêncio literal para passá-lo com Deus, talvez nunca o encontre. Não espere até deitar a cabeça no travesseiro todas as noites, desejando ter mais tempo. A realidade é que não importa quanto tempo você realmente tenha, você o gastará fazendo o que priorizou em sua vida. Então, faça Dele uma prioridade. Faça da leitura da Bíblia uma prioridade. Este guia irá ajudá-lo a planejar sua leitura da Bíblia, oração e tempo de reflexão.

Quer você tenha lido a Bíblia por anos ou esteja apenas começando, quero deixá-lo com esta última verdade: não estou dizendo que apenas ler a Bíblia e estudar nos traz automaticamente os sentimentos que queremos ter, mas traz mudar nossa mentalidade. Pode ajudar a mover nossos sentimentos para o lugar certo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *