O que os cristãos devem saber sobre uma epifania?

Você já experimentou uma revelação espiritual repentina? Se assim for, pode ter sido uma epifania. O que é uma epifania e o que acontece quando você experimenta uma? Aprender o que a Bíblia diz sobre isso pode ajudá-lo a se aproximar de Deus.

O que é uma Epifania?

Uma epifania é um momento de súbita e grande percepção espiritual. É frequentemente associado a momentos em que Deus surpreende as pessoas, mostrando-lhes algo maravilhoso sobre si mesmo e sua vontade. Como resultado de uma epifania, as pessoas entendem seu relacionamento com Deus de novas maneiras, o que as ajuda a crescer em sabedoria e a sentir admiração .

A palavra portuguesa “epifania” vem da palavra grega “epiphaneia”, que significa “aparição” ou “manifestação”. Deus aparece para as pessoas de novas maneiras por meio de epifanias, dando-lhes importantes revelações espirituais.

A Epifania comemora como Deus encarnado como Jesus Cristo revelou sua divindade aos Magos (também conhecidos como os três reis ou três reis magos ) que visitaram o jovem Jesus. Mateus 2:9-11diz: “… a estrela que eles tinham visto quando nasceu foi adiante deles até parar sobre o lugar onde estava a criança. Quando viram a estrela, ficaram muito felizes. Chegando à casa, viram o menino com Maria, sua mãe, prostraram-se e o adoraram. Então eles abriram seus tesouros e o presentearam com ouro, incenso e mirra”. Outra maneira pela qual as pessoas falam de uma epifania é como uma aparição ou manifestação de Deus. Isso pode se referir a qualquer instância em que Deus aparece em uma forma tangível. Na maioria das vezes, quando as pessoas falam sobre uma epifania, elas se referem a uma experiência na qual de repente entendem a essência de algo espiritual.

Houve Epifanias na Bíblia?

A Bíblia está cheia de histórias de epifanias que vêm de Deus, conforme ele revela a si mesmo e sua vontade às pessoas. No Antigo Testamento, Deus frequentemente fala com as pessoas por meio de profetas, e os profetas experimentam epifanias quando Deus fala com eles. No Novo Testamento, Deus continua a falar por meio de epifanias – especialmente ao revelar seu plano divino de encarnar como Jesus para salvar a humanidade do pecado.

Uma maneira poderosa pela qual as pessoas experimentam uma epifania na Bíblia é por meio de uma teofania – uma manifestação tangível de Deus. Isso inclui as aparições do “anjo do Senhor” no Antigo Testamento ( Gênesis 16:7-14 , Gênesis 22:11-18 , Êxodo 3:2 , 1 Reis 19:1-8 , 2 Reis 19:35 e outros passagens), que muitos estudiosos acreditam ser Jesus aparecendo antes de sua encarnação. Uma das epifanias mais famosas da Bíblia também é uma teofania. Acontece quando Moisés encontra Deus no Monte Sinai. O capítulo 3 de Êxodo descreve esse encontro, durante o qual Moisés pediu a Deus seu nome para dizer aos israelitas. 

Êxodo 3:14 registra: “Deus disse a Moisés: ‘EU SOU O QUE SOU. Isto é o que você deve dizer aos israelitas: EU SOU me enviou a vocês.’” Esse é um momento poderoso de revelação, já que Deus revela tanto seu nome quanto sua natureza a Moisés.No capítulo 28 de Gênesis, o profeta Jacó tem um sonho que também é uma epifania . Gênesis 28:12-15 descreve: “Ele teve um sonho em que viu uma escada apoiada na terra, cujo topo chegava ao céu, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. Lá em cima estava o Senhor, e ele disse: ‘Eu sou o Senhor, o Deus de seu pai Abraão e o Deus de Isaque. Darei a você e a seus descendentes a terra em que você está deitado. Seus descendentes serão como o pó da terra, e você se espalhará para o oeste e para o leste, para o norte e para o sul. Todos os povos da terra serão abençoados através de você e de sua descendência. Eu estou com você e vou cuidar de você onde quer que você vá, e vou trazê-lo de volta a esta terra. Não te deixarei até que tenha feito o que te prometi”. Essa epifania leva Jacó a entender seu relacionamento com Deus de uma maneira nova, inspirando-lhe admiração. Depois de acordar, Jacob diz em Gênesis 28:17 : “Quão terrível é este lugar! Esta não é outra senão a casa de Deus; esta é a porta do céu”.

A Bíblia também apresenta epifanias que as pessoas experimentaram após encontros com anjos que lhes trouxeram mensagens de Deus. Por exemplo, o anjo Gabriel apareceu a Maria e disse-lhe que ela daria à luz o Filho de Deus. Lucas 1:28-38 relata: “O anjo foi até ela e disse: ‘Saudações, você que é altamente favorecida! O Senhor está com você.’ Maria ficou muito perturbada com suas palavras e se perguntou que tipo de saudação seria essa. Mas o anjo lhe disse: ‘Não tenha medo, Maria; você encontrou graça diante de Deus. Você conceberá e dará à luz um filho, e você deve chamá-lo de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó; seu reino nunca terminará.’ ‘Como será isso’, perguntou Maria ao anjo, ‘já que sou virgem?’ O anjo respondeu: ‘O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Assim, o santo que nascer será chamado Filho de Deus. Até Isabel, tua parenta, vai ter um filho na velhice, e aquela que dizia ser incapaz de conceber está em seu sexto mês. Pois nenhuma palavra de Deus jamais falhará.’ ‘Sou a serva do Senhor’, respondeu Maria. ‘Que sua palavra para mim seja cumprida.’ Então o anjo a deixou.” Durante aquela epifania, Maria percebeu o significado de seu papel no plano de Deus .

O apóstolo Paulo (cujo nome judaico é Saulo) experimentou uma epifania que mudou sua vida dramaticamente – de alguém que tentou assassinar cristãos, para alguém que arriscou a própria vida para espalhar a mensagem do Evangelho . Atos 9:3-6 relata: “Ao se aproximar de Damasco em sua jornada, de repente uma luz do céu brilhou ao seu redor. Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’ ‘Quem és tu, Senhor?’ perguntou Saulo. ‘Eu sou Jesus, a quem você está perseguindo’, respondeu ele. ‘Agora, levante-se e vá para a cidade, e você será informado do que deve fazer.’”

Este foi um momento de grande revelação espiritual, pois Paulo percebeu que Jesus era o Filho de Deus e que ele deveria pregar a mensagem de Jesus. de esperança para outras pessoas. Quando Paulo se levantou do chão, ele estava cego, então os homens que viajavam com ele tiveram que conduzi-lo a uma casa. Deus então lhe deu uma visão durante a oração de um homem visitando aquela casa para curar seus olhos, e Deus também estendeu a mão para aquele homem, Ananias, para chamá-lo para fazer isso. Atos 9:17-18 diz: “Então Ananias foi até a casa e entrou nela. Impondo as mãos sobre Saulo, ele disse: ‘Irmão Saulo, o Senhor – Jesus, que apareceu a você no caminho quando você vinha para cá – me enviou para que você veja novamente e seja cheio do Espírito Santo. Imediatamente, algo como escamas caiu dos olhos de Saul, e ele pôde ver novamente. Ele se levantou e foi batizado”. Essa epifania é um momento de grande percepção que leva Saulo (cujo nome romano é Paulo) a se tornar um líder altamente influente na igreja primitiva.

Como os cristãos devem ver as epifanias?

Devemos ver as epifanias como presentes surpresa de Deus. Toda vez que experimentamos uma epifania, podemos responder com gratidão e aprender as lições espirituais que Deus está nos ensinando por meio dessa revelação repentina.

As epifanias nos lembram que é importante buscar constantemente conhecer mais a Deus. Quando sentimos admiração como resultado do encontro com a maravilha de Deus durante uma epifania, ficamos motivados a continuar buscando um relacionamento mais próximo com Deus. 

Também devemos avaliar as epifanias que experimentamos à luz de seu alinhamento com a Palavra de Deus, a Bíblia, para garantir que sejam genuínas. Deus frequentemente usará a Bíblia para falar conosco de novas maneiras que podem levar a epifanias. Hebreus 4:12 declara: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz. Mais afiada do que qualquer espada de dois gumes, ela penetra até dividir alma e espírito, juntas e medulas; julga os pensamentos e atitudes do coração”. Podemos pedir ao Espírito Santo que nos ajude a avaliar e confirmar a autenticidade das epifanias.

Conclusão

As epifanias são momentos repentinos de percepção que podem nos inspirar admiração e fortalecer nossa fé. Na Bíblia, esses momentos geralmente vêm de Deus, quando ele revela a si mesmo e sua vontade às pessoas. Por meio desses momentos de revelação, Deus revela sua natureza e propósito divinos e nos chama para um relacionamento mais próximo com ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *