Confesse seus pecados

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1:9

O terceiro passo para guardar seu coração é confessar todos os pecados que você conhece. 1 João 1:9 é uma promessa maravilhosa, mas devemos levar a sério sua condição: “Se confessarmos nossos pecados…” Em outras palavras, se virmos a luz vermelha, leve-a a Deus em confissão e confie no sangue de Cristo para cobri-lo.

“Muitos falam sobre salvação, mas poucos experimentam a alegria dela. Há muito da forma de piedade, mas pouco do poder dela. Oh, quão raro é encontrar alguém que conheça algo experimentalmente sobre o poder que separa do mundo, liberta do eu, defende de Satanás, faz o pecado ser odiado, Cristo amado, a verdade valorizada e o erro e o mal”

O que está a faltar? 

A realidade de guardar nosso coração — observando, conhecendo e confessando. A confissão deve ser sempre em primeiro lugar a Deus, mas será útil se você for capaz de falar honestamente com alguém que o conhece e se preocupa com você.

Um homem recém-aposentado na casa dos setenta estava falando sobre sua nova temporada de vida. Ele reconheceu que estava se afastando de algumas responsabilidades que tinha antes e disse: “Eu posso ver o caminho para me tornar um velho mal-humorado daqui e não quero seguir em frente”.

Você vê o que ele está fazendo? Ele está vigiando seu coração. Ele vê o que está por vir e está dizendo: “Se eu permitir que isso crie raízes em minha alma, desonrarei a Cristo na minha velhice. Devo guardar meu coração com toda a vigilância!”

Qual foi o último pecado que você confessou?

Busque bons frutos

O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Gálatas 5:22-23

O quarto passo para guardar seu coração é identificar e buscar o oposto de seus pecados. Para cada luz vermelha no painel de sua alma, mostrando impulsos que o afastam do Senhor, há uma luz verde que será o seu oposto.

Luzes verdes são impulsos em sua alma que refletem o que a Bíblia chama de “fruto do Espírito” em sua vida. Você pode fazer uma lista diretamente de Gálatas 5:22-23. Isto não é uma lista exaustiva. Você poderia adicionar outros. O perdão seria um exemplo. Coragem seria outra.

Aqueles de vocês que são pais de crianças pequenas sabem que a melhor maneira de afastar uma criança de algo prejudicial é fazer com que a atenção da criança se concentre em algo melhor. Os dedinhos vagam em direção à tomada elétrica, então você distrai a atenção da criança para outra coisa.

“A melhor segurança para a alma contra as seduções de Satanás é envolvê-la com um Objeto mais belo e satisfatório. Um coração cheio e comprometido com o bem é melhor protegido contra o mal.”

Identifique as luzes verdes que correspondem às suas luzes vermelhas e comprometa-se a persegui-las. Ore ao Senhor:

“Senhor, por Tua graça e por Teu poder, renuncio a esta impaciência. Não quero mais nada com isso. Senhor, ajuda-me agora a crescer na paciência que procuro. Guarde meu coração desse inimigo interno e use as circunstâncias que provocaram esse impulso de pecar em meu coração para se tornar a ocasião de um novo crescimento à semelhança de Jesus, para Sua glória”.

É assim que o crescimento cristão acontece. As mesmas circunstâncias que forneceram a luz vermelha são as mesmas coisas que produzem um novo crescimento.

Pense no(s) pecado(s) que você identificou ontem. Você consegue identificar o oposto deles a partir do fruto do Espírito?

Confie na Graça de Deus

Mas se andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. 1 João 1:7

O quinto passo para guardar seu coração é confiar que a graça de Deus é suficiente. John Flavel disse que as pessoas que estão falidas não estão interessadas em ver suas contas bancárias, mas as pessoas que têm dinheiro querem saber se suas contas estão diminuindo ou crescendo.

O que é verdade sobre nossas contas bancárias também é verdade para nossos corações. A pessoa que está longe de Deus não tem interesse em olhar para o seu próprio coração. Mas quando Deus lhe dá um novo coração, você tem interesse em guardá-lo e guardá-lo. Examinar o coração para descobrir os traços e tendências do pecado é algo que as pessoas piedosas fazem.

Mas quando pessoas piedosas olham em seus corações, muitas vezes acham isso desanimador. 

Ficamos surpresos que depois de tudo que Deus fez por nós, e tudo o que experimentamos, ainda deve existir em nossos corações um princípio que tende a um afastamento secreto, perpétuo e alarmante de Deus.

Então, olhar para o seu próprio coração pode facilmente levar você a se sentir derrotado. 

Quando você vir o princípio secreto, perpétuo e alarmante do pecado em seu próprio coração, lembre-se de que é por isso que a fonte da purificação foi aberta. Precisamos disso todos os dias de nossas vidas. Precisamos da purificação do sangue de Jesus. Os pecados que espreitam em nossos corações não são maiores do que o poder do sangue de Cristo para continuar purificando nossas vidas. Sua graça é suficiente para você.

Guarda o teu coração com toda a vigilância, pois dele brotam as fontes da vida. Como você faz isso? Observe sua vida, conheça a si mesmo, confesse seus pecados, busque bons frutos e confie na graça de Deus.

Quantos olhares a mais para Cristo você precisa dar hoje para estar na proporção de 10 para 1?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *