Confusão sobre valores

Veja que ninguém … é ímpio como Esaú, que por uma única refeição vendeu seus direitos de herança como filho mais velho. Hebreus 12:16

Esaú era o primogênito da família que Deus havia escolhido para abençoar! É difícil imaginar um privilégio maior do que esse. Presentes inestimáveis ​​de Deus foram colocados em suas mãos, mas ele não conseguia ver o valor deles.

Tudo o que importava para Esaú era a próxima refeição, a próxima pescaria ou caçada, o próximo contracheque, o próximo contrato, o próximo jogo, o próximo relacionamento. Era para isso que ele vivia. Isso era tudo o que ele podia ver. Nada mais realmente importava para ele.

Jacó sabia que Esaú não se importava muito com sua primogenitura. Eles teriam falado sobre isso antes, e Jacob sabia que estava à venda. Ele estava esperando o momento certo.

A razão pela qual Esaú agiu por impulso foi que ele nunca viu o valor de sua primogenitura. Um prato de ensopado parecia mais importante para ele do que um lugar no propósito de Deus! Esaú agiu por impulso e fez isso porque estava confuso sobre valores. Se você estiver confuso sobre os valores, acabará mergulhando no desastre.

Mas por que Esaú estava confuso sobre valores? Porque Esaú era ímpio. Esaú não tinha lugar para Deus em sua vida. Ele amava o campo aberto, mas não tinha amor por Deus. Ele foi criado para conhecer a Deus, mas não viu sua necessidade de Deus. Essas coisas sempre permaneceram distantes dele. Ele era ímpio.

Como seu relacionamento com (ou distância de) Deus molda seus valores?

Confusão sobre como viver a vida cristã

Fiel é esta palavra que merece plena aceitação (e para isso trabalhamos e lutamos), que temos posto a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, especialmente dos que crêem.  1 Timóteo 4:9-10

Que esperança há para você viver uma vida piedosa? Todo mundo está procurando a resposta para essa pergunta.

Observe que Paulo junta essas duas coisas:  nós trabalhamos e nos esforçamos e colocamos nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador.  Então, qual é, Paul? A vida cristã é sobre trabalho e esforço? Ou é sobre colocar nossa esperança em Deus?

Muitas pessoas estão confusas sobre como viver a vida cristã. Aqui estão dois mal-entendidos do cristianismo que causaram grande parte dessa confusão.

  1. A versão de “trabalho duro” do cristianismo:  trabalhamos e nos esforçamos.
    Esta versão diz: “A vida cristã é um grande esforço para viver uma vida piedosa”. Muitas pessoas vivem aqui. Não há poder ou energia neles, e muito pouca alegria neles. Eles sentem que a vida cristã é impossível. Então eles ficam desanimados.
  2. A versão “sem trabalho” do Cristianismo:  Colocamos nossa esperança no Deus vivo.
    Esta versão diz: “Temos que deixar ir e deixar Deus”. Muitas pessoas vivem aqui. Eles se tornam passivos. Não lutam contra o pecado. Eles dizem: “Não há nada que possamos fazer para crescer em santidade. Tudo depende de Deus.” Eles soam espirituais, mas não fazem progresso.

A versão bíblica do cristianismo é a busca ativa da piedade por meio do poder e da presença de Jesus Cristo em você.

Sua vida cristã está começando a se parecer com uma ou outra dessas versões?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *