Cuidado com os falsos caminhos para a piedade

O Espírito diz claramente que em tempos posteriores alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e coisas ensinadas por demônios. 1 Timóteo 4:1 (NVI)

Como esses demônios afastam as pessoas da fé? Paulo diz: “Tais ensinamentos vêm por meio de mentirosos hipócritas, cujas consciências foram cauterizadas como a ferro quente” (4:2).

Você pode ver por que é tão importante que Timóteo ordene a certas pessoas que não ensinem falsas doutrinas. A obra dos demônios é avançada por meio de falsos ensinos na igreja.

Paulo dá um exemplo específico disso: “Eles proíbem as pessoas de se casar e ordenam que se abstenham de certos alimentos” (4:3). O mundo primitivo estava saturado de sexo e comida. A vida no mundo era sobre o corpo. Não mudou muito. Às vezes pensamos que nossa geração é única, mas na verdade o mundo nunca muda.

Em uma cultura saturada de sexo e comida, você pode ver como algumas pessoas diriam:

“Essas coisas pertencem ao mundo. Eles não nos pertencem. Já que há tanto pecado ligado ao sexo e à comida, devemos ser contra isso. Assim, o caminho para uma vida piedosa é a abstenção. Não tenha nada a ver com casamento ou com comidas finas. Busque o estilo de vida mais simples possível. E, negando o prazer, você se tornará mais piedoso”.

Paulo diz: “Isso está completamente errado!” É um caminho falso para a piedade. Você não pode amar mais a Deus aproveitando menos a vida. A piedade pela abstenção simplesmente não funciona. Esse é o significado da frase “mentirosos hipócritas” O ensino falso não promove a piedade. A piedade pela abstenção só promove a justiça própria e a hipocrisia.

Paulo nos lembra aqui que Deus é o Criador, e “tudo o que Deus criou é bom” (4:4). “Nada deve ser rejeitado se for recebido com ação de graças.”

Você já se pegou tentando se tornar mais piedoso abstendo-se de casamento, comida boa ou outras coisas “boas” criadas por Deus?

Seu caráter e competência são encontrados em Cristo

Não que sejamos competentes em nós mesmos para reivindicar algo para nós mesmos, mas nossa competência vem de Deus. 2 Coríntios 3:5 (NVI)

Quando olhamos para o caráter e competência de um líder cristão, certamente todos nós estaremos dizendo: “Quem é suficiente para essas coisas?” E a resposta para isso é que nossa suficiência é de Deus.

“Pois vocês eram como ovelhas desgarradas, mas agora voltaram para o Pastor e Supervisor de suas almas”. (1 Ped. 2:25)

“Estou entre vocês como quem serve.” (Lucas 22:27)

“O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”. (Marcos 10:45)

Cristo é o professor que é Ele mesmo a Verdade. Ele é o Rei que governa e administra bem Sua própria casa. Ele é o Sábio que é a fonte de toda a sabedoria. É o Campeão que toma Sua posição contra o inimigo. Ele é o Servo que dá Sua vida em resgate por muitos. É o Supervisor que protege sua alma do perigo. Ele é o Grande Pastor que traz todas as Suas ovelhas para o Seu redil eterno e nunca perde aquele que é confiado aos Seus cuidados.

E porque essas coisas são encontradas em Cristo, Ele é capaz de produzi-las em você. 

Jesus pode nunca chamá-lo para ser um presbítero ou diácono, mas Ele pode formar o caráter e a competência de um presbítero ou diácono em você. Pense no que Ele pode fazer em você. Pense no que Ele pode fazer em sua família.

Nenhum dos líderes da igreja de Éfeso, onde Timóteo servia, teve uma educação cristã. Eles tinham todos os tipos de bagagem. Mas quando Cristo entra na vida de uma pessoa, Ele a muda por dentro. Pelo Seu Espírito Santo, Ele reproduz Sua vida em você.

Peça a Deus para ajudá-lo a olhar para Cristo ao buscar o caráter e a competência que serão mais úteis a Ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *