Devemos Continuar Buscando Sinais e Maravilhas?

Sinais e maravilhas ocorrem em toda a Bíblia. Desde os profetas do Antigo Testamento até Jesus e os apóstolos, sinais e maravilhas os seguiram. Ao olharmos para a igreja no século 21 , há lugar para sinais e maravilhas? Ainda deveríamos estar procurando por eles? Enquanto alguns no mundo cristão discutem se sinais e maravilhas existem hoje, essa não é minha posição. Acredito plenamente que todos os dons do Espírito estão em operação na igreja, assim como a possibilidade de sinais e maravilhas. No entanto, embora eu acredite que eles sejam operacionais, nem sempre concordo com a forma como são usados ​​em muitas igrejas hoje. Muitas vezes, eles são abusados ​​ou usados ​​de maneira antibíblica. Dito isso, vamos começar examinando o propósito dos sinais e maravilhas. 

Como os sinais e maravilhas foram usados ​​na Bíblia?

Olhando para a Bíblia, vemos que Deus usa sinais e maravilhas para várias coisas.

Finalidade 1: Validar

Quando Jesus começou seu ministério e quando os primeiros apóstolos começaram a espalhar as boas novas do evangelho, sinais e maravilhas os seguiram. Em Mateus 11 , João Batista estava na prisão e enviou seus discípulos para perguntar a Jesus se ele era o único ou deveriam procurar outro Messias? Eis como Jesus respondeu:

Jesus respondeu: “Voltem e anunciem a João o que vocês estão ouvindo e vendo: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a Boa Nova é anunciada aos pobres. . ( Mateus 11:4-5 )

Durante esse tempo, os sinais e maravilhas validaram Jesus como o Messias. Os sinais e maravilhas também validaram que os apóstolos eram homens enviados por Deus. 

Perseverei em demonstrar entre vocês as marcas de um verdadeiro apóstolo, incluindo sinais, prodígios e milagres. ( 2 Coríntios 12:12 )

Propósito 2: Construir Fé

Em Êxodo 3 , Deus usou uma variedade de sinais para edificar a fé de Moisés e mostrar que estava com ele. Isso não aconteceu apenas com Moisés. Aconteceu também com figuras posteriores como Gideão, que pediu a Deus um sinal que lhe desse confiança para ir contra os midianitas. Deus usou sinais e maravilhas para edificar a fé nessas e em outras situações, o que ele ainda pode fazer hoje.

Finalidade 3: Fazer

Sinais e maravilhas não aconteceram simplesmente porque Deus precisava  mostrar seu poder . Normalmente, sinais e maravilhas eram para encorajar as pessoas a fazerem algo. No caso de Moisés, foi para incentivá-lo a enfrentar o Faraó. No caso de Gideão, foi para enfrentar os midianitas. Com Jesus e os apóstolos, era para levar as pessoas a crer e receber a salvação. Os sinais estavam lá para invocar uma resposta. 

Ora, estando ele em Jerusalém para a festa da Páscoa , muitos viram os sinais que ele fazia e creram no seu nome . ( João 2:23 )

Devemos Continuar Buscando Sinais e Maravilhas Hoje?

Vamos abordar esta questão diretamente porque há muitos desejosos de ver Deus se mover como ele fez durante os tempos de Jesus e dos apóstolos. Embora não haja nada de errado em Deus se mover dessa maneira, quando você examina a Bíblia, não vejo nenhum lugar onde nos digam para buscar sinais e maravilhas. Eles podem acompanhar ou seguir, mas não é isso que devemos procurar. 

Um dos propósitos principais dos sinais e maravilhas era abrir a porta para a pregação do evangelho. Eles eram um meio para um fim. 

Lembre-se da resposta de Jesus a João Batista que vimos anteriormente. Observe que ele não parou apenas com quem estava sendo curado, mas acrescentou que o evangelho estava sendo pregado. Embora as coisas milagrosas possam ser ótimas de se ver e experimentar, de que servem se o evangelho não for pregado junto com elas? Sem a pregação do evangelho, esses sinais não têm valor eterno. Jesus não veio apenas para impressionar as pessoas com seu poder. Ele veio para salvar as pessoas de seus pecados, o maior milagre. Além disso, observe que a Bíblia não diz que o céu se alegra com um enfermo curado, mas se alegra com um pecador que se arrepende ( Lucas 15:7). Devemos buscar esse sinal mais do que qualquer outro. Faça a si mesmo esta pergunta: “por que você está procurando sinais e maravilhas?” Sua resposta pode ser por que não os vemos tanto porque muitos querem os sinais, mas não desejam que o evangelho seja divulgado.

Duas advertências sobre a busca de sinais e maravilhas

Há dois cuidados especiais que precisamos lembrar sobre sinais e maravilhas.

Aviso 1: Sinais e Maravilhas Nem Sempre Produzem Conversões ou Discípulos

Por mais maravilhosos que possam ser os sinais e maravilhas, eles nem sempre levam à salvação. Vimos anteriormente em João 2:23 que muitos creram quando viram os sinais milagrosos. mas veja o que Jesus disse no versículo seguinte em João 2 :

Mas Jesus não se confiava a eles, pois conhecia todas as pessoas. ( João 2:24 )

Este é um versículo poderoso sobre por que não precisamos buscar sinais. Muitas pessoas acreditaram, mas seus corações não estavam totalmente interessados ​​em seguir Jesus. Embora gostassem de ver milagres e talvez até se beneficiassem deles, não havia desejo de seguir a Jesus. Muitos queriam os sinais, mas não queriam o Salvador. Vemos isso novamente mais tarde em João 12 :

Mesmo depois de Jesus ter realizado tantos sinais na presença deles, eles ainda não acreditaram nele . ( João 12:37 )

Em uma ocasião em Mateus 12 , os fariseus e mestres da lei pediram um sinal. Esse pedido veio depois que Jesus já estava fazendo coisas milagrosas que provavam quem ele era. Embora estivessem pedindo sinais, eles não estavam interessados ​​em acreditar. Jesus se dirigiu a eles apropriadamente:

Ele respondeu: “Uma geração perversa e adúltera pede um sinal! Mas nada lhe será dado, exceto o sinal do profeta Jonas. ( Mateus 12:39 )

Aqueles que buscam sinais e maravilhas nem sempre estão interessados ​​em ser seguidores. Muitos querem apenas curtir o espetáculo do momento. É por isso que Jesus e os apóstolos não pararam apenas nos sinais; eles entenderam que tinham que pregar o evangelho.

Aviso 2: A busca por sinais e maravilhas pode levá-lo ao engano

Devemos observar que Satanás tem o poder de imitar e produzir falsos sinais e prodígios. Em alguns lugares ou igrejas que acreditam em sinais e maravilhas, perseguir essas coisas tem precedência sobre pregar e ensinar a palavra de Deus. Quando essas coisas acontecem, as pessoas ficam abertas ao engano. Se a fé de uma pessoa é construída principalmente em sinais e maravilhas e não na palavra de Deus, ela está andando sobre um fundamento muito instável e está sujeita ao engano. Como sinais e maravilhas parecem estar presentes, as pessoas ignoram coisas como o caráter de uma pessoa, seus ensinamentos e podem participar de coisas não encontradas nas Escrituras. 

Mesmo que a euforia possa parecer grande, certifique-se de que uma ênfase os acompanhe no discipulado, na pregação e no ensino da palavra de Deus, na proclamação do evangelho e na glória de Jesus (não na glória da pessoa que produz os “sinais”). Se essas coisas não estiverem presentes, há muito espaço para engano.

Queridos amigos, não acreditem em todo espírito, mas testem os espíritos para ver se eles são de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. ( 1 João 4:1 )

Existe uma opção melhor para buscar sinais e maravilhas?

Quero que considere uma opção melhor do que procurar sinais. Em vez de gastar seu tempo buscando sinais, gaste seu tempo buscando o mover do Espírito Santo. Você pode pensar que essas duas coisas são a mesma coisa, mas não são. Deixe-me explicar a diferença. O Espírito Santo pode se mover em um lugar, e sinais e maravilhas podem acontecer. No entanto, sinais e maravilhas podem estar presentes onde o Espírito Santo não está na casa. Os dois não se igualam automaticamente. Como vimos anteriormente com Jesus, muitas pessoas buscaram sinais e maravilhas, mas perderam Deus no processo. No entanto, se você buscar o Espírito Santo, não sentirá falta de Deus. A verdadeira recompensa não é ver Deus fazer algum sinal milagroso; a verdadeira recompensa é estar em sua presença. Quando o Espírito de Deus está em um lugar, isso pode significar sinais e maravilhas. Mesmo que eles não venham,

Um pensamento final sobre sinais e maravilhas

Um verdadeiro derramamento do Espírito Santo levará à convicção do pecado, arrependimento, salvação e transformação. Estes são os sinais que devemos desejar mais do que qualquer outra coisa. Deixe seu coração ser atraído por um verdadeiro mover do Espírito Santo, e se houver sinais e maravilhas, isso é fantástico. Se não o fizerem, mas a vida das pessoas for genuinamente transformada, este pode ser o sinal e a maravilha que devemos buscar acima de tudo. 

Deixo-vos com este pensamento: não corrais atrás de sinais e maravilhas. Corra atrás de Deus, e se sinais e maravilhas seguirem você, maravilhoso. Se não, lembre-se de que conhecê-lo e ter comunhão com ele deve ser o prêmio que buscamos de qualquer maneira. É conhecendo-o que encontramos a vida eterna, não experimentando os sinais e maravilhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *