3 clichês cristãos que estão destruindo a saúde mental de jovens adultos

Quando eu tinha 23 anos, uma pessoa bem-intencionada me disse que minha ansiedade, depressão e dor física estavam na minha cabeça. “Se você simplesmente parar de pensar neles e, em vez disso, encher sua mente com a Verdade de Deus, seus problemas desaparecerão.” 

Eles alegaram ter vivido minha história: eventos traumáticos durante a infância, abuso verbal intenso e diagnósticos incapacitantes que deixaram feridas profundas e sofrimento. E, no entanto, as baixas mentais e físicas que senti foram descartadas com meros clichês cristãos. 

Eu não acho que eles realmente sabiam o que eu estava experimentando. Duvido que o façam agora.

Embora os jovens adultos sejam um dos principais grupos a sofrer de problemas de saúde mental, acredito que haja três suposições negativas e muitas vezes falsas sobre seu sofrimento. Essas declarações foram feitas sobre mim e não ficaria surpreso se fossem ditas a você. E é por isso que quero que você seja capaz de identificá-los e repreendê-los. 

1. “A ansiedade é uma falha em confiar em Deus”

A primeira vez que experimentei ansiedade, eu tinha dez anos. Peguei o telefone e alguém que amo ameaçou me matar. Você pode imaginar como me senti quando um sermão disse: “A ansiedade é uma falha em confiar em Deus”.

Esta crença deriva principalmente de Mateus 6:25-34 , 1 Pedro 5:7 e Filipenses 4:6 . Em cada versículo, Jesus nos diz essencialmente: “Não se preocupe”. Preocupação vem do grego merimnaō/a . É traduzido como estar ansioso/cuidadoso com seus pensamentos ou preocupado com o cuidado. Mas aqui apresenta três tipos de ansiedade: mundana, emoção humana e distúrbios clínicos. 

Quando Jesus nos pede para não nos preocuparmos com comida, bebida, roupas ou segurança, em Mateus 6 , Ele está se referindo a coisas mundanas. Somos chamados a confiar que Deus proverá — não ficar obcecados com ganhos terrenos. É aqui que a ansiedade pode ser pecaminosa se não formos cuidadosos. Acontece quando nos preocupamos mais em ganhar meios materialistas do que o Reino. 

O chamado de Jesus para “lançar sobre ele as nossas ansiedades”, no entanto, deixa claro que podemos muito bem estar ansiosos, independentemente de nossa confiança. Especialmente quando estamos ansiosos por coisas que não são ganhos terrenos. A presença da ansiedade não é a desconfiança de Deus. Pode-se confiar, orar sem cessar e dar graças infinitamente a Ele, mas ainda estar ansioso sem pecar. Como?

Porque o próprio Senhor Jesus fez isso. Na noite em que foi traído, Jesus conheceu a ansiedade. Suando gotas de sangue, Ele enfrentaria a morte mais terrível conhecida pela humanidade. Com fervorosa súplica e oração , Ele pediu a Deus três vezes para remover o cálice, se possível. Essa não era a vontade do Pai, e Jesus humildemente aceitou isso. No entanto, estou convencido de que naquele momento, e em muitos outros, Ele conhecia a ansiedade. Ele também conhecia a dor física e mental. Ele conhecia bem o segundo tipo de ansiedade; uma emoção e resposta humana. 

Jesus experimentou tudo o que nós, como humanos, experimentamos e, ainda assim, Ele era imaculado. Ele conhece nossa dor e se preocupa. Mas se isso for verdade, diríamos que Sua súplica era em pecado? Suas ansiedades são uma falha em confiar em Deus? Claro que não! Então, por que diríamos o mesmo sobre nós mesmos e nossos irmãos e irmãs em Cristo em meio a seus sofrimentos? 

A ansiedade é uma emoção humana e uma resposta aos estressores da vida. Se eu bater meu carro, ficarei apreensivo ao dirigir. As pessoas que vão para a faculdade têm todo o direito de ficar nervosas! Todo mundo, até certo ponto, experimentará ansiedade em sua vida. Mas para aqueles que sofrem de transtornos mentais, pode ser muito mais grave. 

O terceiro tipo de ansiedade nem sempre é uma escolha. Isso descreve a ansiedade clínica. Distúrbios como ansiedade generalizada (GAD) ou obsessivo-compulsivo (TOC) criam medos desnecessários que não são o mesmo que alguém que escolhe se preocupar com estressores cotidianos ou seguranças mundanas. 

Se você pegasse um resfriado, alguém diria que é pecado? E se você desenvolveu câncer? Absolutamente não. Essa verdade de que doenças e enfermidades não são pecados também se aplica mentalmente. 

Embora existam ferramentas e recursos para a ansiedade, como psicoterapia, recitação das Escrituras, oração, respiração profunda e bastante sol, esse processo requer uma cura gradual. Trauma leva tempo. A ansiedade clínica leva tempo. As feridas levam tempo.

Posso obter ajuda e fazer o que está sob meu controle (como cuidar do meu corpo, mente e alma). Mas a ansiedade clínica não é uma questão de escolha – é uma questão de saúde e cura, muitas vezes encontrada fora de mim. 

2. “A depressão é um pecado”

O segundo clichê cristão que me magoou profundamente foi “Depressão é um pecado”. A depressão é um grupo de condições associadas aos altos e baixos do humor de uma pessoa. E assim como a ansiedade, pode haver dois tipos: emoção humana e transtornos clínicos.  

Quando a depressão é uma emoção humana, é tipicamente breve e/ou circunstancial. Por exemplo, se seu animal de estimação ou ente querido morre, a tristeza que você sente é típica. No livro de Jó, creio que Jó enfrenta esse tipo de depressão. Ele passa de abençoado a amaldiçoado em um dia e tem todos os motivos para chorar. No entanto, após um período de sofrimento, Deus o abençoa e ele se alegra.   

Mas a depressão clínica é uma emoção muito além do Monday Blues, pois é caracterizada por tristeza e apatia por pelo menos duas semanas. Esses sentimentos geralmente não desaparecem mesmo depois que o tempo ou as circunstâncias mudam. O Dr. Mark Riley , cofundador e diretor executivo da SoulCare Counseling, observa que o Profeta Elias pode ter ilustrado personagens desse diagnóstico.

Enfrentando o medo, o fracasso, a fadiga e a futilidade, Elijah está sobrecarregado e exausto. Ele pede a Deus que tire sua vida porque simplesmente não quer mais enfrentá-la. Talvez você tenha se sentido assim? Essa depressão vai além de um sentimento, pois muitas vezes apresenta desespero, desespero e até pensamentos suicidas. E embora isso possa parecer diferente de pessoa para pessoa, ainda é clínico. O rei Davi, por exemplo, também teria tido algum tipo de transtorno mental por causa de seus lamentos nos Salmos. Em apenas algumas frases, ele louvaria o Senhor por Sua bondade, mas também pediria para morrer.     

Nesses exemplos, os indivíduos não escolhem ter depressão, assim como não escolhem ter ansiedade. A depressão costuma ser um diagnóstico clínico. Uma doença – não um pecado. E assim como a doença física, a doença mental precisa ser tratada, não repreendida. Deus ilustra isso melhor em Sua resposta a cada um dos três cenários:

Quando Jó foi despojado e estéril, ele permaneceu fiel a Deus em meio ao seu sofrimento. E embora outros possam ter dito a ele: “Você está pecando”, essa nunca foi a resposta de Deus. No final, ele foi mais abençoado do que começou. 

Elias enfrentou grande turbulência e perseguição em sua vida. Tantas pessoas o queriam morto que ele também desejava morrer. Mas quando Deus ouviu seus apelos, ele disse: “Descanse e coma, esta jornada é demais para você”. Ele está sempre no negócio de fornecer o que precisamos. 

Davi sentiu muitas emoções, mas era conhecido como um homem segundo o coração de Deus. Ele sempre foi autêntico e vulnerável com seu Criador e, embora seu sofrimento também fosse grande, Deus o elogiou por seu compromisso. 

Espero que você possa ver que em cada um desses exemplos, independentemente da depressão emocional ou clínica, Deus deu ajuda, não vergonha ou julgamento. E enquanto alguns levaram mais tempo para receber cura, respostas, descanso ou providência, Deus foi e é fiel em prover. 

Cristo também nos ensinou como prover para aqueles que estão sofrendo. Às vezes, isso inclui ouvir e encorajar alguém a ir ao aconselhamento; para outros, significa sentar-se com eles, conduzi-los a Jesus ou incentivá-los a cuidar de sua saúde física. Independentemente da medida, cada um inclui apoiar um ao outro no triunfo e na tragédia – sem criticar suas lutas com clichês. 

3. “Você só precisa orar e ler mais a Bíblia”

Embora a vida espiritual seja crucial para o seu bem-estar geral (incluindo oração e leitura da Bíblia), não é a única coisa de que precisamos para curar nossa saúde mental. É um equívoco comum pensar que as pessoas que lutam contra a saúde mental simplesmente não têm fé. Para a maioria, isso certamente não é verdade. 

Embora coisas como ansiedade e depressão tenham impactado minha caminhada com Cristo, elas não me afastaram Dele, mas me apegaram mais. Na verdade, é nesses momentos mais dolorosos que me lembro de nossos antepassados ​​nas Escrituras ou olho para Jesus, que sofreu muito por mim. Há uma razão pela qual 1 Coríntios 12 nos diz que Seu poder se fortalece em nossa fraqueza. 

Mas esse clichê supõe que as pessoas não estão lendo suas Bíblias e orando, ou se estão, precisam fazer mais. E como Sarah Robinson observa em seu profundo livro I Love Jesus, But I Want to Die , ” Buscar atendimento médico para doenças mentais — ou qualquer doença — não é falta de fé ou rejeição da provisão de Deus. Bons médicos, pesquisa científica, e os avanços nas tecnologias de saúde muitas vezes são sua provisão” (pág.134). 

Às vezes, Deus nos envia recursos fora das Escrituras – ar fresco, exercícios, famílias da igreja, médicos, remédios e aconselhamento. É claro que os recursos espirituais que Ele forneceu são poços geradores de vida sem os quais não podemos viver, mas ignorar as ricas provisões e ajudantes que Ele nos deu é perder a vida plena que Ele nos chama para viver.  

Se eu pudesse voltar ao meu passado, gostaria de poder dizer a ela que as palavras que ela ouviu daquela pessoa não eram de Jesus. E embora eles tivessem boas intenções, Deus não está olhando do céu esperando para me atingir com um raio para cada emoção ou doença que eu enfrento. 

Ele não tem vergonha de mim. Ele não pensa mal de mim. E Ele certamente não está bravo. Mas Ele me ama. Ele me vê. Ele se importa. E Ele quer que eu busque ajuda para minhas lutas usando os recursos com os quais Ele me abençoou. Além de ler minha Bíblia, orar ou conversar com familiares e amigos de confiança, Ele quer que eu saiba que a cura é possível – mas muitas vezes não é uma resposta única para todos. Às vezes, é preciso tempo e acesso aos poços vivificantes que Ele colocou nesta terra. 

Na última década, ouvi clichês como esses que prejudicaram minha saúde mental. Mas declarações como essas não ajudam ninguém. Se pudermos reconhecê-los e refutá-los, estaremos um passo mais perto da cura. Um passo mais perto de confiar em Jesus e nas bênçãos que Ele desenvolveu no mundo ao nosso redor. Um passo mais perto de ignorar e refutar equívocos e viver na verdade, integridade e bem-estar como Ele pretendia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *