É preciso negar-se para seguir jesus?

“Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;” Mateus 16:24

Eu sempre gosto de começar as nossas reflexões com uma passagem bíblica, até mesmo devido ao nome deste Blog, e devido sempre me vir ao coração um versículo que corresponde ao tema passado.

O tema; “É preciso negar-se para seguir Jesus?” pode repercutir de várias formas em cada pensamento, irei expor aqui uma linha de raciocínio cristã.

Em vários de seus ensinamentos Jesus declara que aquele que quiser segui-lo, deverá deixar sua vida, deixar tudo que possui renunciar a si mesmo etc.

No evangelho de Marcos Jesus nos diz: “E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará”. Marcos 8:34-35

Negar a si mesmo para poder segui-lo não é uma tarefa fácil. Deixar para trás tudo aquilo que é nosso é algo que deixa muitas pessoas assustadas, porque talvez não haja uma tarefa tão difícil e complicada para nós humanos do que, a renuncia daquilo que nos dá prazer, mas renunciar a si mesmo, vai muito alem de deixar par atrás bens materiais, pessoas que amamos, etc.

A essência do discípulo de Jesus é a humildade. Quando Cristo nos pede para renunciar a nós mesmo, Ele quer que sejamos humildes para reconhecer em nós aquilo que nos impede de segui-lo, seja o medo ou o orgulho, Jesus lançou esse desafio aos seus discípulos para ver quem realmente estava disposto a segui-lo.

Quando Jesus diz “tome sobre si a sua cruz, e siga-me”, creio que Ele se refere às dificuldades que encontramos quando decidimos andar com Ele, cada renuncia cada lágrima derramada, cada dor e as críticas que encontramos na caminhada.

“O discípulo de Cristo precisa negar-se a si mesmo. O seguidor de Cristo adota uma nova identidade. Ele põe-se totalmente à disposição de Jesus. Ele abandona e rejeita o eu como o objeto da vida e da ação. Ele não continua mais com os modos de pensar que elevam modelos egoístas e hipócritas de comportamento. Ele denuncia a confiança em si como a fonte da proteção e do cuidado providencial. “… não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos” (Jeremias 10:23; veja Provérbios 14:12).

Com Paulo, poderíamos dizer, “Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus meu Senhor … para ganhar a Cristo e ser achado nele, não tendo justiça própria” (Filipenses 3:8-11)”.

Adotar uma nova identidade, renunciar o pecado, viver em prol dos necessitados, colocar Jesus no centro da nossa vida, deixando de lado nossas ignorâncias e nossas vontades, para seguir e servi-lo, isso é renunciar a si mesmo!


Juliana Moreira de Araujo Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *