Em suas provações, confie em Deus

Você já se perguntou o que Deus está fazendo ou onde ele está em uma situação difícil? Não somos os únicos que lutamos com a aparente ausência de Deus. Na verdade, estamos em boa companhia. Maria, Marta, Lázaro e Jesus eram bons amigos, mas Jesus não estava presente quando mais precisavam dele.

Quando Jesus não curou

A maioria de nós se lembra da história de Marta, voltada para tarefas, que ficou frustrada com Maria, que não conseguia se desvencilhar dos ensinamentos de Jesus (Lucas 10:38-42). Mais tarde, eles estavam jantando com Jesus, e vemos um retrato semelhante de suas personalidades:

Marta serviu, enquanto Lázaro estava entre os que estavam reclinados à mesa com ele. Então Maria tomou cerca de meio litro de nardo puro, um perfume caro; ela derramou sobre os pés de Jesus e enxugou-os com os cabelos. E a casa encheu-se com a fragrância do perfume. (João 12:2-3)

Entre esses dois episódios, seu irmão Lázaro morreu.

Lázaro estava gravemente doente, e suas irmãs enviaram uma mensagem a Jesus dizendo: “Senhor, aquele que amas está doente” (João 11:3). Eles sabiam que Jesus havia curado inúmeras pessoas; certamente eles pensaram que Jesus curaria seu tão amado irmão. Mas Jesus não compareceu surpreendentemente.

Jesus não o curou.

Quando Jesus não chegou no primeiro dia, eles poderiam estar pensando que ele ficou preso de alguma forma. No segundo dia, eles provavelmente ficaram perplexos – talvez até com raiva.

As primeiras palavras de Marta ao ver Jesus, depois de Lázaro ter morrido quatro dias, foram “Senhor… se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido” (João 11:21). Maria disse a mesma coisa quando cumprimentou Jesus.

Confie no Plano de Deus

Sabemos o que Maria e Marta não sabiam. Jesus sabia exatamente o que iria fazer e que “esta doença não terminará em morte. Não, é para a glória de Deus…” (João 11:4). Ele esperou de propósito.

Sem dúvida, Marta e Maria teriam apreciado alguma comunicação para tranquilizá-las, explicar o atraso e garantir-lhes que Lázaro ficaria bem. Mas Jesus não fez isso. Jesus raramente faz isso.

Quando tive câncer, teria sido bom se Deus tivesse me dito o que esperar — mas ele não o fez. Como todo mundo, esperei pelos resultados dos exames e pelas consultas médicas, suportei o tratamento, orei e confiei. Eu sabia que Deus estava comigo — disso ele me garantiu — mas isso era tudo que eu sabia.

O plano de Deus é perfeito e ele não tem obrigação de nos atualizar com os detalhes. Portanto, confiamos nele.

Concentre-se no que você sabe

Quando Marta disse que Lázaro estaria vivo se Jesus estivesse lá, Jesus não lhe deu nenhuma explicação, mas disse: “Seu irmão ressuscitará”. Marta, conhecendo sua teologia, disse que sabia que Lázaro ressuscitaria no último dia. Quando Jesus respondeu com o versículo familiar: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim viverá, ainda que morra…”, Marta proclamou que Jesus era o “Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo”. Ela tinha certeza disso.

Maria também cumprimentou Jesus dizendo que ele poderia ter evitado a morte de Lázaro e depois chorou aos pés de Jesus. A resposta emocional de Maria foi tão emocionante quanto a excelente teologia de Marta, e Jesus ficou “profundamente comovido”. Ele chorou (João 11:35).

Estas duas mulheres conheciam Jesus, amavam-no e sabiam o que ele lhes tinha ensinado. No entanto, Deus usou  a doença e a morte do seu  irmão, sabendo que isso lhes traria uma dor devastadora, para demonstrar o poder de Jesus sobre a morte.

Não sei se meu câncer foi de alguma forma um elogio, mas acredito que Deus permitiu isso para o seu propósito. Eu sabia que ele estava envolvido, que tinha um plano e que eu deveria confiar nele. Eu sei que ele foi o suficiente.

Para a Glória de Deus

“Jesus gritou em alta voz: ‘Lázaro, sai!’” (João 11:43). E ele fez. O burburinho teria sido ensurdecedor em torno de Betânia: “Você ouviu falar de Lázaro? Ele estava morto há  quatro  dias e Jesus o ressuscitou!” Deus foi glorificado através deste milagre.

A ressurreição de Lázaro trouxe glória a Deus, mas foi uma sombra do que aconteceria em breve. A crucificação e ressurreição de Jesus estavam em andamento desde antes do início dos tempos, e estava chegando o dia em que Jesus glorificaria a Deus na cruz.

Deus escolheu Maria, Marta e Lázaro para desempenharem papéis difíceis na ressurreição glorificante de Lázaro. Eles sofreram, questionaram-se, podem até ter ficado zangados, mas permaneceram fiéis. Tenho certeza de que essa provação fortaleceu sua fé no que estava por vir.

Da mesma forma, Deus usou meu câncer para meu crescimento e sua glória. Confiei que ele tinha um plano, concentrei-me no que eu sabia que era verdade sobre ele e orei. Ele fez todo o resto.

Você confiará nele?

Sim, o resultado poderia ter sido diferente. Estou muito grato por estar livre do câncer até hoje. Este milagre me dá confiança de que mesmo quando Deus não responde às nossas orações como desejamos, Jesus eventualmente nos ressuscitará para a gloriosa vida eterna com ele. Lázaro acabou morrendo ( de novo !) nesta terra, assim como Maria e Marta. Algum dia nós também iremos. Mas Jesus ressuscitou Lázaro como um sinal de que um dia ele ressuscitará a todos nós.

Esta história me ensina que Jesus sabe exatamente o que está fazendo, mesmo quando não sabemos os detalhes, e que nossas provações têm como objetivo trazer glória a Deus. E você? Você confiará nele em suas provações?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *