5 chaves para tornar a oração um hábito

A oração é um trabalho árduo. Não é algo que vem naturalmente.

Passamos nossos dias ocupados em casa ou no local de trabalho, distraídos por coisas boas que nos impediriam de orar se deixássemos. Nossos corações tendem a se afastar de Deus com autossuficiência em direção a prazeres temporários, em vez de correr para ele na dependência da alegria e satisfação duradouras que só ele pode proporcionar.

Nenhum relacionamento florescerá sem intenção – e isso dá trabalho! Talvez você sinta necessidade de comunhão com Deus e queira crescer na formação do hábito da oração, mas não sabe por onde começar…

Cinco chaves para tornar a oração um hábito

Talvez a oração pareça assustadora, como uma montanha alta para escalar; ou talvez o ritmo do seu dia não pareça permitir esse tempo. No entanto, o crescimento de qualquer relacionamento não cairá no nosso colo; precisamos ser intencionais, confiando que Deus nos encontrará e nos ajudará neste momento de comunhão buscada.

Então aqui está um começo! A seguir estão cinco chaves para ajudá-lo a formar o hábito de orar:

1. Escolha.

Formar qualquer hábito requer ação. A menos que eu opte por reconstruir minhas forças através de exercícios de fisioterapia, isso não acontecerá. A menos que eu decida chegar na hora certa e sair mais cedo, isso não acontecerá. Da mesma forma, não oraremos a menos que optemos por orar, apesar dos obstáculos (e sempre há obstáculos!).

Então escolha orar. Escolha um local. Escolha uma hora do dia que funcione melhor. Escolha um contexto que se tornará familiar com o tempo. O sofá da sala é meu local escolhido e consistente, o lugar onde vou todas as manhãs para ler minha Bíblia e orar.

É claro que certos momentos exigem flexibilidade na nossa comunhão com Deus – e há graça para estes períodos! Um bebé recém-nascido, uma mudança, um novo emprego e horário, um declínio na saúde – estas circunstâncias podem mudar o nosso contexto de oração, mas não precisam de mudar a nossa escolha de orar. Prosseguimos, não importa a estação, e escolhemos a oração pela força que Deus fornece.

2. Peça ajuda a Deus.

Como a oração não vem naturalmente, os nossos corações são rebeldes e as nossas circunstâncias mudam, precisamos desesperadamente de Deus para nos ajudar a orar – e isto significa que precisamos dele para transformar os nossos corações, a sede dos nossos desejos mais profundos. Se a oração for apenas algo que acrescentamos à nossa “lista de verificação espiritual”, uma obrigação triste, então oraremos pelas razões erradas e nunca seremos transformados. Mas se Deus mudasse os nossos corações, então ansiaríamos por oração porque, acima de tudo, o desejamos.

Então pedimos ajuda a Deus! Pedimos a ele que mude nossos corações inconstantes, egoístas, apáticos e facilmente distraídos. John Piper diz:

Muitos de nós somos passivos quando se trata de nossas afeições espirituais. Somos ateus práticos. Achamos que não há nada que possamos fazer… Não é assim que os salmistas pensavam ou agiam. Também não foi assim que os grandes santos da história da igreja agiram. A vida é uma guerra. E as principais batalhas são travadas ao nível dos desejos, não das ações.

Se você está desanimado por sua apatia em relação à oração, ouça esta boa notícia: Jesus viveu, morreu e ressuscitou para que seu coração fosse renovado e seus desejos mudados! Ele deu a vida pela sua apatia e desejos rebeldes, suportando o seu pecado, e agora ele vive para interceder por você quando você pede a Deus para mudar o seu coração. Então peça a ajuda dele hoje. Ele tem prazer em dá-lo.

3. Leia sua Bíblia.

Deus nos falou graciosamente através de sua preciosa Palavra, e podemos abrir nossas Bíblias para ouvi-lo todos os dias. Que coisa incrível ouvir o Deus do universo através de palavras e frases e sentenças e capítulos e livros! Que maravilha que o Deus todo-poderoso e santo falasse a humanos indignos e pecadores como nós.

Se a oração é uma resposta às palavras de Deus (ele fala; nós ouvimos, consideramos e respondemos), então antes que a oração possa se tornar um hábito, precisamos que a leitura das Escrituras se torne um hábito. Como no último ponto, podemos pedir a ajuda de Deus no que diz respeito à leitura da Bíblia: Deus, dá-me o desejo de ouvir de ti na tua Palavra!

Nossas orações também serão mais focadas e claras quando estiverem enraizadas em verdades bíblicas nas quais sabemos que podemos confiar porque o próprio Deus disse isso. [2] Quanto mais lemos nossas Bíblias, mais inclinados nossos corações estarão para orar em resposta (Salmo 119:36).

4. Estabeleça um padrão.

A oração pode parecer opressora. Como posso saber por onde começar?, perguntamos. A escolha de padrões de oração me ajudou a orar de forma mais consistente e com maior intencionalidade.

Aqui estão algumas ideias para você começar:

  • Adoração, Confissão, Ação de Graças, Súplica (ACTS)
  • A Oração do Pai Nosso (ver Mateus 6:9-13)
  • Oração centrada na palavra (ora através de uma passagem bíblica, versículo por versículo)
  • Círculos concêntricos (comece com você mesmo e vá para a família, amigos, igreja, local, global, etc.)
  • Temas diários (por exemplo, ministério às segundas-feiras, incrédulos às terças-feiras, amigos às quartas-feiras, missões/evangelismo às quintas-feiras, trabalho/colegas de trabalho às sextas-feiras, etc.)
  • Oração em pequenos grupos
  • Oração familiar
  • Oração da igreja/corporativa

5. Peça responsabilidade.

Alguém está lhe perguntando sobre sua vida de oração? Se você quiser tornar a oração um hábito, peça a um amigo crente e de confiança que o responsabilize, verificando-o semanalmente: “Como tem sido seu tempo de oração? Como posso orar por você nesse sentido?” Veja se você também pode responsabilizá-los.

Você nunca é tarde demais

Neste ponto, alguns de vocês podem estar se sentindo desanimados porque não procuraram criar o hábito da oração. Amigos, por causa de Cristo, vocês podem erguer suas cabeças caídas e fortalecer seus joelhos fracos – nunca é tarde para começar! Deus tem prazer em fornecer-nos o desejo, a motivação e a capacidade de comungar com ele em oração, e ele garantiu este grande privilégio para você se aproximar através do sacrifício de seu Filho.

Você nunca chega tarde demais, nem Deus está muito longe. A oração é um dom e, através da sua força, pode tornar-se um hábito para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *