Estudo de 1 Samuel 18:10 – Comentado e Explicado

No dia seguinte, apoderou-se dele o mau espírito de Deus, e teve um acesso de delírio em sua casa. Como nos outros dias, Davi pôs-se a tocar a cítara.
1 Samuel 18:10

Comentário de Albert Barnes

Ele profetizou – Isto, como o efeito do espírito maligno que sobrevém a ele, é singular em relação a Saul, mas é confirmado pelo que lemos em 1 Reis 22:22 . (Compare Atos 16: 16-18 ; Atos 19:15 ; 1 João 4: 1-3 ). É impossível dar a sensação de “delirar” à palavra “profetizado”, como se um estado de frenesi meramente natural fosse intencional. A “profetizar” aqui foi tão diretamente o efeito da vinda do espírito maligno sobre Saul quanto a “profetizar” em 1 Samuel 10:10 foi o efeito do Espírito de Deus sobre ele. Ao mesmo tempo, é bem verdade que “loucura” e “profecias” eram consideradas próximas (veja Jeremias 29:26 ; 2 Reis 9:11 ).

Comentário de Thomas Coke

1 Samuel 18:10 . E ele profetizou Houbigant processa isso, e ele estava fora de si; depois do caldeu, que o tem, e ele ficou louco; porque não é apropriado; diz que ele, para proferir a palavra original, profetizou: ????? hithnabbe, em Hith-pael, é diferente de ??? naba, em Kal, profetizar, pelo menos neste lugar; porque aqui é usado no mau sentido, ao passo que profetizar nunca é usado, mas no bom sentido. A versão em árabe diz , ele profetizou, ou seja, entregou as palavras do Pytho, ou espírito maligno”. Podemos observar no versículo seguinte outro exemplo de antecipação, onde é dito, que Davi evitou (ou escapou ) de sua presença duas vezes; referindo-se ao que aconteceu, cap. 1 Samuel 19:10 .

Comentário de Joseph Benson

1 Samuel 18: 10-11 . No dia seguinte, o espírito maligno de Deus – que antes o incomodara, produzindo melancolia ( 1 Samuel 16:14 ), foi trazido novamente sobre ele. No dia seguinte, depois de conceber inveja de Davi, descontentamento e raiva, Deus permitiu que o espírito maligno o apreendesse novamente. Tal é o fruto da inveja e da falta de caridade! E ele profetizou no meio da casa – Ou seja, ele foi acionado por tais movimentos e agitações do corpo, como os profetas às vezes eram. E Davi brincava com a mão, como em outros momentos – para compor e acalmar seus espíritos perturbados. E havia um dardo na mão de Saul – que ele havia providenciado de propósito, como mostram as seguintes palavras, para despachar David. E Saul lançou o dardo – estando agora completamente sob o poder daquele espírito maligno. Duas vezes – Uma vez agora, e outra vez, em uma ocasião semelhante, 1 Samuel 19:10 .

Comentário de E.W. Bullinger

mal . Veja a nota em 1 Samuel 16:16 .

espírito . Hebraico. ruach. App-9.

Deus Hebraico. Elohim. App-4.

Comentário de Adam Clarke

; O espírito maligno de Deus – Veja em 1 Samuel 16:14 ; (nota) etc.

the house – He was beside himself; Ele profetizou no meio da casa – ele estava fora de si; fez orações, súplicas e imprecações incoerentes: “Deus preserve minha vida”, “Destrua meus inimigos”, ou semelhantes a orações, podem freqüentemente escapar dele em seu estado agitado. O árabe sugere que ele estava realmente possuído por um espírito maligno, e que através dele ele proferiu uma espécie de previsões demoníacas.

Mas vamos examinar mais de perto o original: diz-se que Saul profetizou no meio de sua casa, ou seja, ele orou em sua família, enquanto Davi tocava harpa; e de repente jogou o dardo, com a intenção de matar David. Observe -se que a palavra ?????? vaiyithnabbe é a terceira pessoa do singular do futuro hithpael; cujo sinal é não apenas realizar uma ação sobre si mesmo, mas também fingir ou fingir fazê-lo. O significado parece ser: Saul fingiu estar rezando em sua família, para esconder suas intenções assassinas e tornar David não suspeito; que estava, provavelmente, neste momento realizando a parte musical do culto em família. Essa visão do assunto torna todo o caso natural e claro.

Comentário de John Wesley

No dia seguinte, veio o espírito maligno de Deus sobre Saul, e ele profetizou no meio da casa; e Davi brincou com a mão, como em outros momentos; e havia um dardo na mão de Saul.

O espírito maligno, … – Seus ataques de frenesi retornaram sobre ele. No dia seguinte, depois de conceber inveja de Davi, Deus permitiu que o espírito maligno o apreendesse novamente. Tal é o fruto da inveja e da falta de caridade.

Profetizado – Ou seja, ele usou gestos e sinais grosseiros, como os profetas costumavam fazer.

Referências Cruzadas

1 Samuel 16:14 – O Espírito do Senhor se retirou de Saul, e um espírito maligno, vindo da parte do Senhor, o atormentava.

1 Samuel 16:16 – Que nosso soberano mande estes seus servos procurar um homem que saiba tocar a harpa. Quando o espírito maligno se apoderar de ti, o homem tocará a harpa e tu te sentirás melhor”.

1 Samuel 16:23 – E sempre que o espírito mandado por Deus se apoderava de Saul, Davi apanhava sua harpa e tocava. Então Saul sentia alívio e melhorava, e o espírito maligno o deixava.

1 Samuel 19:9 – Mas um espírito maligno mandado pelo Senhor apoderou-se de Saul quando ele estava sentado em sua casa, com sua lança na mão. Enquanto Davi estava tocando harpa,

1 Samuel 19:24 – E despindo-se de suas roupas, também profetizou em transe na presença de Samuel. Ele ficou deitado nu todo aquele dia e toda aquela noite. Por isso, o povo diz: “Está Saul também entre os profetas? “

1 Samuel 26:19 – Que o rei, meu senhor, escute as palavras de seu servo. Se o Senhor o instigou contra mim, então que ele aceite uma oferta; se, porém, são homens que o fizeram, que sejam amaldiçoados perante o Senhor! Eles agora me afastaram de minha porção na herança do Senhor e disseram: ‘Vá, preste culto a outros deuses’.

1 Reis 18:29 – Passou o meio-dia, e eles continuaram profetizando em transe até a hora do sacrifício da tarde. Mas não houve resposta alguma; ninguém respondeu, ninguém deu atenção.

1 Reis 22:12 – Todos os outros profetas estavam profetizando a mesma coisa, dizendo: “Ataca Ramote-Gileade, e serás vitorioso, pois o Senhor a entregará nas mãos do rei”.

1 Reis 22:20 – E o Senhor disse: ‘Quem enganará Acabe para que ataque Ramote-Gileade e morra lá? ’ “E um sugeria uma coisa, outro sugeria outra,

Jeremias 28:2 – “Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: ‘Quebrarei o jugo do rei da Babilônia.

Jeremias 28:11 – e disse diante de todo o povo: “Assim diz o Senhor: ‘É deste modo que quebrarei o jugo de Nabucodonosor, rei da Babilônia, e o tirarei do pescoço de todas as nações no prazo de dois anos’ “. Diante disso, o profeta Jeremias retirou-se.

Jeremias 29:26 – ‘O Senhor o designou sacerdote em lugar de Joiada como encarregado do templo do Senhor; você deveria prender no tronco, com correntes de ferro, qualquer doido que agisse como profeta.

Zacarias 13:2 – “Naquele dia eliminarei da terra de Israel os nomes dos ídolos, e nunca mais serão lembrados”, diz o Senhor dos Exércitos. “Removerei da terra tanto os profetas como o espírito imundo.

Atos dos Apóstolos 16:16 – Certo dia, indo nós para o lugar de oração, encontramos uma escrava que tinha um espírito pelo qual predizia o futuro. Ela ganhava muito dinheiro para os seus senhores com adivinhações.

2 Tessalonicenses 2:11 – Por essa razão Deus lhes envia um poder sedutor, a fim de que creiam na mentira,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *