Estudo de Deuteronômio 2:7 – Comentado e Explicado

porque o Senhor teu Deu s te abençoou em todas as tuas empresas, e velou sobre ti durante a tua marcha através desse vasto deserto. Eis já quarenta anos que o Senhor teu Deus está contigo, e nada te faltou.
Deuteronômio 2:7

Comentário de Thomas Coke

Ver. 7. Porque o Senhor teu Deus te abençoou Pessoas que tinham tais provas do cuidado de uma providência imediata sobre eles, como os judeus, teriam sido extremamente culpadas se, ao contrário das ordens de Deus, tivessem recorrido a violência para obter as coisas que eles queriam. Eles saíram do Egito carregados de riquezas daquele país: eles tinham muitos trabalhadores excelentes entre eles; e é muito provável que eles tenham realizado um comércio com os árabes e outras nações vizinhas. Veja Le Clerc. Moisés usa o termo quarenta anos como um número redondo. Ver cap. Deuteronômio 8: 2 , Deuteronômio 29: 5 . De fato, do décimo quinto dia do primeiro mês, no qual os israelitas deixaram o Egito, até o décimo do mesmo mês, no qual seus descendentes passaram o Jordão para entrar em Canaã, foram exatamente quarenta anos, exceto cinco dias.

REFLEXÕES.- Deus tem o tempo designado para exercitar a fé de seu povo e permitir a prosperidade de seus inimigos. Quando ele diz que é tempo suficiente, chega o fim. Israel agora está avançando para Canaã. Edom estava no caminho deles; mas eles são proibidos de molestar as pessoas daquele país. Eles podem não tirar proveito de seus medos, nem se vingar de sua crueldade. Nota; O povo de Deus é sempre generoso, perdoador e desinteressado. Devem tratá-los com bondade e com rigorosa justiça: como não queriam nada que não pudessem pagar, não devem tomar a água sem um preço. É o espírito do Evangelho, não apenas para não prejudicar nossos inimigos, mas para evitar ser desnecessariamente oneroso para nossos amigos. Tudo que é mau e mercenário é tão proibido quanto tudo que é maligno.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor – que te abençoou, etc. – Deus lhes deu muitas propriedades e, portanto, eles não precisaram saquear; eles tinham ouro e prata para comprar o fornecedor de que precisavam e, portanto, Deus não permitiria que pegassem nada pela violência.

Comentário de John Wesley

Porque o Senhor teu Deus te abençoou em todas as obras da tua mão; ele conhece o teu caminhar por este grande deserto; nestes quarenta anos o Senhor teu Deus esteve contigo; não lhe faltaste nada.

O Senhor te abençoou – Pela bênção de Deus você é capaz de comprar suas conveniências e, portanto, seu roubo e rapina serão indesculpáveis, porque sem qualquer pretensão de necessidade.

Ele conhece – Heb. Ele conheceu, isto é, observou ou considerou com cuidado e bondade, que essa palavra freqüentemente observa. Que experiência da bondade singular de Deus para com você deve fazer com que você ainda confie nele, e não use nenhuma prática injusta para obter o que quer ou deseja.

Comentário de John Calvin

Deuteronômio 2: 7 Porque o Senhor teu Deus te abençoou. Esse motivo é acrescentado, para que o povo não se entristece por gastar seu dinheiro, do qual pouco tinha, na compra de carne e bebida. Existem, no entanto, duas cláusulas; primeiro, que eles foram tão enriquecidos pela graça de Deus, que foram totalmente supridos com os meios de comprar comida; e, em segundo lugar, que eles não devem duvidar, mas que Ele aliviaria a necessidade deles, se fosse necessário, uma vez que até então os havia providenciado e não lhes permitira querer nada. Ele, portanto, os encoraja a ter esperança, considerando suas experiências passadas; porque Deus cuidaria deles, como o laço antes estava acostumado a fazer.

Surge, no entanto, a questão de como Deus poderia dizer que Ele havia abençoado a obra de suas mãos, quando não tinham comércio com outras nações, de modo a obter os menores ganhos. Mas entendo, portanto, que, embora eles fossem sustentados gratuitamente no deserto e não tivessem gastado um centavo sequer na compra de sapatilhas, ainda assim o gado deles aumentara e, além disso, obtiveram algum lucro com o trabalho diário ; não recebendo, de fato, salários diários, mas fornecendo para si móveis e outros itens necessários.

Referências Cruzadas

Gênesis 12:2 – “Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção.

Gênesis 24:35 – O Senhor o abençoou muito, e ele se tornou muito rico. Deu-lhe ovelhas e bois, prata e ouro, servos e servas, camelos e jumentos.

Gênesis 26:12 – Isaque formou lavoura naquela terra e no mesmo ano colheu a cem por um, porque o Senhor o abençoou.

Gênesis 30:27 – Mas Labão lhe disse: “Se mereço sua consideração, peço-lhe que fique. Por meio de adivinhação descobri que o Senhor me abençoou por sua causa”.

Gênesis 39:5 – Desde que o deixou cuidando de sua casa e de todos os seus bens, o Senhor abençoou a casa do egípcio por causa de José. A bênção do Senhor estava sobre tudo o que Potifar possuía, tanto em casa como no campo.

Deuteronômio 8:2 – Lembre-se de como o Senhor, o seu Deus, os conduziu por todo o caminho no deserto, durante estes quarenta anos, para humilhá-los e pô-los à prova, a fim de conhecer suas intenções, se iriam obedecer aos seus mandamentos ou não.

Deuteronômio 29:5 – “Durante os quarenta anos que os conduzi pelo deserto”, disse ele, “nem as suas roupas, nem as sandálias dos seus pés se gastaram.

Neemias 9:21 – Durante quarenta anos tu os sustentaste no deserto; nada lhes faltou, as roupas deles não se gastaram nem os seus pés ficaram inchados.

Jó 23:10 – Mas ele conhece o caminho por onde ando; se me puser à prova, aparecerei como o ouro.

Salmos 1:6 – Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!

Salmos 31:7 – Exultarei com grande alegria por teu amor, pois viste a minha aflição e conheceste a angústia da minha alma.

Salmos 90:17 – Esteja sobre nós a bondade do nosso Deus Soberano. Consolida, para nós, a obra de nossas mãos; consolida a obra de nossas mãos!

Lucas 22:35 – Então Jesus lhes perguntou: “Quando eu os enviei sem bolsa, saco de viagem ou sandálias, faltou-lhes alguma coisa? ” “Nada”, responderam eles.

João 10:27 – As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *