Estudo de Efésios 6:3 – Comentado e Explicado

para que sejas feliz e tenhas longa vida sobre a terra {Dt 5,16}.
Efésios 6:3

Comentário de Albert Barnes

Para que esteja bem contigo – Isso é encontrado no quinto mandamento, conforme registrado em Deuteronômio 5:16 . Todo o mandamento registrado lá é: “Honra teu pai e tua mãe, como o Senhor teu Deus te ordenou; para que teus dias sejam prolongados, e para bem contigo na terra que o Senhor teu Deus te dá. ” O significado aqui é que eles seriam mais felizes, úteis e virtuosos se obedecessem aos pais do que se os desobedecessem.

E você pode viver muito tempo na terra – No mandamento registrado em Êxodo 20:12 , a promessa é: “que teus dias sejam longos na terra que o Senhor teu Deus te dá”. Isso se referia à terra prometida – a terra de Canaã. O significado, sem dúvida, é que haveria uma providência especial, assegurando àqueles que eram obedientes aos pais a duração de dias. A vida longa foi considerada uma grande bênção; e essa bênção foi prometida. O apóstolo aqui dá à promessa uma forma mais geral e diz que a obediência aos pais estava sempre ligada à vida longa. Podemos comentar aqui:

(1) que a vida longa é uma bênção. Oferece um espaço mais longo para se preparar para a eternidade; permite que um homem seja mais útil; e fornece uma oportunidade mais longa de estudar as obras de Deus na terra. Não é impróprio desejá-lo; e devemos usar todos os meios ao nosso alcance para prolongar nossos dias e preservar e proteger nossas vidas.

(2) ainda é verdade que a obediência aos pais conduz à longevidade da vida, e que aqueles que são mais obedientes no início da vida, outras coisas iguais, têm a melhor perspectiva de viver por muito tempo. Isso ocorre porque:

(a) crianças obedientes são salvas dos vícios e crimes que encurtam a vida. Nenhum pai ordenará que seu filho seja um bêbado, jogador, gastador, pirata ou assassino. Mas esses vícios e crimes, resultando na maioria dos casos de desobediência aos pais, encurtam a vida; e aqueles que os cometem cedo têm certeza no túmulo precoce. Nenhuma criança que desobedeça aos pais pode ter qualquer “segurança” de que não será vítima de tais vícios e crimes.

(b) A obediência aos pais está ligada a hábitos virtuosos que conduzem a uma vida longa. Tornará uma criança trabalhadora, temperada, sóbria; isso o levará a restringir e governar suas paixões selvagens; isso o levará a formar hábitos de autogoverno que, na vida futura, o salvarão das armadilhas do vício e da tentação.

(c) Muitas vidas se perdem cedo ao desobedecer aos pais. Uma criança desobedece a um pai e entra em uma loja de teatro; ou ele vai para o mar; ou ele se torna o companheiro dos ímpios – e ele pode ser destruído no mar, ou seu caráter em terra pode ser destruído para sempre. Das crianças desobedientes, talvez não haja uma em cem que chegue a uma honrada velhice.

(d) Ainda podemos acreditar que Deus, em sua providência, vigiará aqueles que são obedientes a pai e mãe. Se ele considerar um pardal em queda, Mateus 10:29 , ele não se esquecerá de um filho obediente; se ele numerar os cabelos da cabeça, Mateus 10:30 , ele não será, independentemente do menino que o honra, obedecendo ao pai e à mãe.

Comentário de E.W. Bullinger

Isso = Para que isso. Grego. hina.

terra . App-129.

Comentário de John Calvin

3. Para que esteja bem contigo . A promessa é – uma vida longa; da qual somos levados a entender que a vida atual não deve ser negligenciada entre os dons de Deus. Sobre este e outros assuntos afins, devo encaminhar meu leitor aos Institutos da Religião Cristã; (168) satisfazendo-me no momento em dizer, em poucas palavras, que a recompensa prometida à obediência das crianças é altamente apropriada. Aqueles que mostram bondade para com os pais de quem derivaram a vida, têm a garantia de Deus de que nesta vida tudo ficará bem com eles.

E para que você viva muito tempo na terra. Moisés menciona expressamente a terra de Canaã,

“Para que os teus dias sejam longos na terra que
o Senhor teu Deus te dá. ” ( Êxodo 20:12 .)

Além disso, os judeus não podiam conceber uma vida mais feliz ou desejável. Mas como a mesma bênção divina é estendida a todo o mundo, Paulo deixou de lado a menção de um lugar cuja distinção peculiar durou apenas até a vinda de Cristo.

Comentário de Thomas Coke

Efésios 6: 3 . Que – você pode viver por muito tempo, etc. – Observou-se que o apóstolo não diz, sobre a terra que o Senhor teu Deus te dá, que ele pode não incentivar uma esperança vã nos judeus de continuar na terra de Canaã. E se se considerasse que aqueles a quem ele estava escrevendo eram principalmente conversos gentios, a cláusula seria muito adequadamente omitida nessa visão, pois seria mais adequado ao caso de toda a igreja expressar a promessa de uma maneira geral.

Comentário de John Wesley

Para que esteja bem contigo, e possas viver muito tempo na terra.

Que você possa viver muito tempo na terra – Isso geralmente é cumprido para crianças eminentemente obedientes; e quem vive muito e bem, tem um longo tempo de semente para a colheita eterna. Mas essa promessa, na dispensação cristã, deve ser entendida principalmente em um sentido mais elevado e espiritual.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 4:40 – Obedeçam aos seus decretos e mandamentos que hoje eu lhes ordeno, para que tudo vá bem com vocês e com seus descendentes, e para que vivam muito tempo na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá para sempre.

Deuteronômio 5:16 – “Honra teu pai e tua mãe, como te ordenou o Senhor, o teu Deus, para que tenhas longa vida e tudo te vá bem na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.

Deuteronômio 6:3 – Ouça e obedeça, ó Israel! Assim tudo lhe irá bem e você será muito numeroso numa terra onde manam leite e mel, como lhe prometeu o Senhor, o Deus dos seus antepassados.

Deuteronômio 6:18 – Façam o que é justo e bom perante o Senhor, para que tudo lhes vá bem e vocês entrem e tomem posse da boa terra que o Senhor prometeu, sob juramento, a seus antepassados,

Deuteronômio 12:25 – Não o comam, para que tudo vá bem com vocês e com os seus filhos, porque estarão fazendo o que é justo perante o Senhor.

Deuteronômio 12:28 – Tenham o cuidado de obedecer a todos estes regulamentos que lhe estou dando, para que sempre vá tudo bem com vocês e com os seus filhos, porque estarão fazendo o que é bom e certo perante o Senhor, o seu Deus.

Deuteronômio 22:7 – Você poderá apanhar os filhotes, mas deixe a mãe solta, para que tudo vá bem com você e você tenha vida longa.

Rute 3:1 – Certo dia, Noemi, sua sogra, lhe disse: “Minha filha, tenho que procurar um lar seguro, para sua felicidade.

Salmos 128:1 – Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos!

Isaías 3:10 – Digam aos justos que tudo lhes irá bem, pois comerão do fruto de suas ações.

Jeremias 42:6 – Quer seja favorável ou não, obedeceremos ao Senhor, ao nosso Deus, a quem o enviamos, para que tudo vá bem conosco, pois obedeceremos ao Senhor, ao nosso Deus”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *