Estudo de Gênesis 18:15 – Comentado e Explicado

Sara protestou: "Eu não ri", disse ela, pois tinha medo. Mas o Senhor disse-lhe: "Sim, tu riste."
Gênesis 18:15

Comentário de John Calvin

15. Então Sarah negou . Outro pecado de Sarah foi que ela tentou encobrir e esconder o riso por uma falsidade. No entanto, essa desculpa não procedeu de uma maldade obstinada, de acordo com o modo como os hipócritas costumam atacar os subterfúgios, para que permaneçam como eles mesmos até o fim. Os sentimentos de Sarah eram de um tipo diferente; pois enquanto ela se arrepende de sua própria loucura, ainda está tão aterrorizada que nega ter feito o que agora considera desagradável a Deus. De onde deduzimos, quão grande é a corrupção de nossa natureza, que causa até o temor de Deus – a mais alta de todas as virtudes – degenerar em uma falha. Além disso, devemos observar de onde esse medo, do qual Moisés menciona, subitamente entrou na mente de Sara; a saber, pela consideração de que Deus havia detectado seu pecado secreto. Vemos, portanto, como a majestade de Deus, quando é seriamente sentida por nós, nos tira de nossa insensibilidade. Somos mais especialmente constrangidos a sentir-se assim, quando Deus sobe ao seu tribunal e traz nossos pecados à luz.

Não; mas você riu . O anjo não sustenta uma multiplicidade de palavras, mas refuta diretamente sua falsa negação do fato. Podemos, portanto, aprender que não obtemos vantagem por tergiversação, quando o Senhor nos reprova, porque ele despachará imediatamente nosso caso com uma única palavra. Portanto, devemos tomar cuidado para não imitar a petulância daqueles que zombam de Deus com falsas pretensões e, por fim, se apressam no desprezo total por Ele. No entanto, ele pode parecer nos deixar despercebidos por um tempo, mas ele se fulminará contra nós com aquela voz terrível: ‘Não é como você finge’. Em resumo, não basta que o julgamento de Deus seja reverenciado, a menos que também confessemos nossos pecados engenhosamente e sem mudanças ou evasões. Pois uma dupla condenação aguarda aqueles que, por um desejo de escapar do julgamento de Deus, retomam-se ao refúgio da dissimulação. Portanto, devemos trazer uma confissão sincera de que, como pessoas condenadas abertamente, podemos obter perdão. Mas vendo que Deus estava contente em dar uma repreensão amigável, e que ele não puniu mais severamente a dupla ofensa de Sara; portanto, percebemos com que terna indulgência ele às vezes considera seu próprio povo. Zacarias foi tratado com mais severidade, que ficou mudo por nove meses. ( Lucas 1: 9. ) Mas não cabe a nós prescrever uma lei perpétua para Deus; quem, como ele geralmente liga seu próprio povo ao arrependimento por meio de punições, costuma achar bom humilhá-lo o suficiente, sem infligir castigo. Em Sarah, ele realmente dá um exemplo singular de sua compaixão; porque ele a perdoa livremente a todos, e ainda escolhe que ela continue sendo a mãe da Igreja. Enquanto isso, devemos observar como é melhor sermos levados perante ele como culpados e que, como pessoas condenadas, devemos ficar calados, do que devemos nos deliciar com o pecado, como grande parte do mundo é. acostumado a fazer.

Referências Cruzadas

Gênesis 4:9 – Então o Senhor perguntou a Caim: “Onde está seu irmão Abel? ” Respondeu ele: “Não sei; sou eu o responsável por meu irmão? “

Gênesis 12:13 – Diga que é minha irmã, para que me tratem bem por amor a você e minha vida seja poupada por sua causa”.

Jó 2:10 – Ele respondeu: “Você fala como uma insensata. Aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal? ” Em tudo isso Jó não pecou com os lábios.

Salmos 44:21 – Deus não o teria descoberto? Pois ele conhece os segredos do coração!

Provérbios 12:19 – Os lábios que dizem a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa dura apenas um instante.

Provérbios 28:13 – Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.

Marcos 2:8 – Jesus percebeu logo em seu espírito que era isso que eles estavam pensando e lhes disse: “Por que vocês estão remoendo essas coisas em seus corações?

João 2:25 – Não precisava que ninguém lhe desse testemunho a respeito do homem, pois ele bem sabia o que havia no homem.

João 18:17 – Ela então perguntou a Pedro: “Você não é um dos discípulos desse homem? ” Ele respondeu: “Não sou”.

João 18:25 – Enquanto Simão Pedro estava se aquecendo, perguntaram-lhe: “Você não é um dos discípulos dele? ” Ele negou, dizendo: “Não sou”.

Romanos 3:19 – Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.

Efésios 4:23 – a serem renovados no modo de pensar e

Colossenses 3:9 – Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas

1 João 1:8 – Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *