Estudo de Gênesis 3:21 – Comentado e Explicado

O Senhor Deus fez para Adão e sua mulher umas vestes de peles, e os vestiu.
Gênesis 3:21

Comentário de Albert Barnes

Como Gênesis 3:20 registra um exemplo de fé humilde e apreensiva na palavra divina, então aqui temos um ato manifesto de misericórdia por parte de Deus, indicando o perdão e a aceitação do homem confessador e crente, regozijando-se em antecipação a esse futuro. vitória sobre a serpente que seria realizada pela semente da mulher. Esse ato também é adequado às atuais circunstâncias do homem e, ao mesmo tempo, notavelmente significativo das bênçãos mais altas relacionadas à restauração do favor divino. Ele havia descoberto sua nudez, e Deus lhe fornece uma cobertura adequada. Ele deveria ser exposto às variações do clima, e aqui havia uma proteção durável contra o clima. Mas muito mais que isso. Ele se tornara moralmente nu, destituído daquela paz de consciência que é um escudo impenetrável contra a vergonha de ser culpada e o medo de ser punida; e os casacos de pele eram um emblema fiel e uma garantia manifesta das vestes de justiça que seriam fornecidas a seguir para o penitente em falta da justiça original que ele havia perdido por transgressão. E, finalmente, há algo notável no material com o qual as camadas foram feitas. Provavelmente foram obtidos pela morte de animais; e como ainda não parecem ter sido mortos por comida, alguns foram levados à conjectura de que foram oferecidos em sacrifício – mortos em prefiguração do sacrifício subsequente que deveria tirar o pecado. É o caminho mais seguro, no entanto, deixar a origem do sacrifício em aberto. As escrituras não indicam que as peles foram obtidas em conseqüência do sacrifício; e, além da presunção derivada dessas peles, parece traçar a origem do sacrifício ao ato de Habel registrado no próximo capítulo.

Isso nos leva a uma lei, que frequentemente mostramos nas Sagradas Escrituras, de que alguns eventos são registrados sem nenhuma conexão ou significado aparente na superfície da narrativa, enquanto ao mesmo tempo eles demonstram uma quantidade maior de conhecimento espiritual do que nós. acostumados a atribuir a idade em que ocorreram. O fato simples que o escritor declara, sendo encarado com nossos olhos, pode não ter significado. Mas, como deveria ser, aos olhos do narrador, consciente de tudo o que ele precisa registrar até o momento, fica grávida de um novo significado, que de outra forma não seria descoberto. Mesmo isso, no entanto, pode não esgotar a importância de uma passagem contida em uma escrita inspirada. Para chegar ao pleno sentido, pode ser necessário contemplá-lo com os olhos do Espírito Santo, consciente de tudo o que se tornará questão de revelação até o fim dos tempos. Em seguida, ele se destacará em toda a abrangência de significado que sua relação com todo o corpo da verdade revelada confere e, sob o disfarce de uma questão cotidiana, transmitirá alguns dos aspectos mais sublimes da verdade divina. Portanto, as escrituras subsequentes, que são a linguagem do Espírito Santo, podem nos ajudar a penetrar no significado oculto de uma parte anterior da revelação.

Deus é o principal motor neste assunto. Somente a misericórdia de Deus é a fonte do perdão, do modo pelo qual ele pode perdoar e, no entanto, ser justo, e do poder pelo qual o pecador pode ser levado a aceitá-lo com penitência e gratidão. Na brevidade da narrativa, apenas os resultados são anotados; a saber, a intimação e o penhor sincero do lado de Deus, e os sentimentos e atos de fé e arrependimento do lado dos pais da humanidade. Que indicações que Deus pode ter dado pela figura impressionante de sacrifício ou de outra forma a penalidade paga por outro pelo pecador, como condição necessária para o perdão, não estamos aqui informados, simplesmente porque aqueles para quem um registro escrito era necessário aprenderiam de maneira mais completa em um estágio subsequente da narrativa. Isso sugere duas observações importantes para a interpretação: primeiro. Este documento foi escrito por alguém que omite muitas coisas feitas e disse ao homem primitivo, porque elas são desnecessárias para quem ele escreve, ou porque os princípios que envolvem serão apresentados de forma mais distinta em uma parte futura de seu trabalho.

Essa prática fala que Moisés não é o mero colecionador, mas o compositor dos documentos contidos em Gênesis, a partir de materiais preexistentes que possam ter surgido em sua mão ou em sua mente. Segundo. Não devemos importar para a narrativa uma doutrina ou instituição em todo o desenvolvimento que ela possa ter recebido no período mais recente da revelação. Isso seria contrário à maneira pela qual Deus estava acostumado a ensinar ao homem. Essa forma concreta de um grande princípio, que se comportou com o estado infantil da mente primitiva, é apresentada pela primeira vez. O germe plantado na mente aberta e fértil brota e cresce. As revelações e instituições de Deus crescem com ela em compasso e grandeza. O germe era verdade adequado para bebês; a árvore adulta é apenas a mesma verdade expandida no desenvolvimento progressivo de pessoas e coisas. Erram igualmente quem estica o passado à medida do presente e que julga o passado ou o futuro pelo padrão do presente. Críticos bem-intencionados, mas negligentes, chegaram aos dois extremos.

Versículos 22-24

XVII. A execução

24. ????? kerûb ??? em aramaico: “esculpir, arar”; Persa: “agarre, agarre.” Esta palavra ocorre cerca de oitenta e sete vezes nas escrituras hebraicas; em sessenta dos quais se refere a figuras esculpidas ou bordadas; em vinte e dois para o ser vivo na visão de Ezequiel Ezequiel 28:14 , Ezequiel 28:16 ; em dois a um ser no qual o Senhor é descrito poeticamente como cavalgando 2 Samuel 22:11 ; Salmo 18:11 ; e na presente passagem, inequivocamente, para seres reais e conhecidos. Caso contrário, a raiz não existe no hebraico propriamente dito. Mas da classe de ações a que se refere e de uma revisão das declarações das Escrituras sobre essas criaturas, somos levados às seguintes conclusões:

Primeiro. Os querubins são criaturas reais, e não meros símbolos. Na narrativa do outono, eles são introduzidos como reais nas cenas da realidade. Sua existência é assumida como conhecida; Dizem que Deus coloca ou estaciona os querubins no leste do jardim do Éden. A representação de um querubim também na visão, como parte de uma figura simbólica, implica uma realidade correspondente Ezequiel 10:14 . Um símbolo em si aponta para uma realidade.

Segundo. Eles são posteriormente descritos como “criaturas vivas”, especialmente nas visões de Ezequiel Ezequiel 1:10 . Isso parece surgir, não da posição deles na fase mais alta da vida, que o termo não denota, mas dos membros dos vários animais, que entram na figura descrita de várias maneiras. Entre estes, aparecem os rostos do homem, o leão, o boi e a águia, dos quais uma forma querubica tinha um, dois ou quatro Êxodo 25:20 ; Ezequiel 41:18 ; Ezequiel 1:16 . Além disso, tinham asas no número dois ou quatro Êxodo 25:20 ; 1 Reis 6:27 ; Ezequiel 1: 6 . E eles tinham as mãos de um homem debaixo das asas nos quatro lados Ezequiel 1: 8 ; Ezequiel 10: 8 . Ezequiel também descreve os pés como retos e com a sola como a de um bezerro. Às vezes, também aparecem com seus corpos, mãos, asas e até rodas de acompanhamento cheias de olhos Ezequiel 1:18 ; Ezequiel 10:12 . A variedade na figura dos querubins é devida à variedade de aspectos em que eles se situam e dos escritórios ou serviços que eles têm que realizar na postura variável dos assuntos. Esta figura é evidentemente simbólica. Pois o ser real não possui um número ou ordem variável de suas partes constituintes no mesmo estágio de sua existência, embora possa ser prontamente representado por uma diversidade de símbolos, de acordo com a diversidade das circunstâncias em que aparece e das operações. tem que executar. A figura é meramente destinada a ocultar sua natureza e cargo de formas sensíveis àqueles que não entraram no mundo espiritual.

Terceiro. Os querubins são seres inteligentes. Isso é indicado por sua forma, movimento e conduta. Em sua aparência visível, a forma humana predomina: “Eles tinham a semelhança de um homem” Ezequiel 1: 5 . O rosto humano está na frente e, portanto, tem o lugar principal. As “mãos de um homem” determinam a postura ereta e, portanto, a forma humana do corpo. As partes de outras formas animais são apenas acessórios e servem para marcar a posse de qualidades que não são proeminentes no homem. O leão indica os poderes ativos e destrutivos; o boi, o paciente e produtivo; a águia denota movimento rápido, com o qual as asas coincidem, e visão rápida com a qual muitos olhos concordam; e o homem significa razão, que racionaliza todas essas qualidades físicas.

As quatro faces indicam poderes de observação que varrem todo o horizonte. Os pés retos, com solas como as de um bezerro, marcam uma elasticidade de passo pertencente apenas a seres não afetados pela força da gravitação. O movimento deles, “direto”, combinado com as quatro faces, e a roda dentro de uma roda seguindo seus quadrantes, indica uma capacidade de se mover em qualquer direção sem girar pelo mero impulso da vontade. A inteligência de sua conduta surgirá da natureza dos deveres que eles têm que cumprir.

Quarto. Seu escritório especial parece ser “intelectual e potencial”, e não moral. Eles têm mais a ver com o aspecto físico do que com o moral do ser. Portanto, eles estão relacionados, por um lado, com Deus, como ????? ‘elohi^ym “o eterno, o Deus da onipotência”; e, por outro, ao universo das coisas criadas, em seus departamentos material, animal e intelectual, e à administração geral da vontade divina nesta esfera abrangente. Os significados radicais dos termos “esculpir, arar, apreender” apontam para o potencial. A mão simboliza uma agência inteligente. A multiplicidade de olhos denota inteligência multifacetada. O número quatro é evidentemente normal e característico. Marca sua relação com o cosmos – universo do sistema de coisas criadas.

Quinto. Seu lugar de ministério é sobre o trono, e na presença do Todo-Poderoso. Consequentemente, onde ele se manifesta em um local declarado e com toda a solenidade de um tribunal, geralmente eles aparecem.

Sexto. Suas funções especiais correspondem a essas indicações de natureza e lugar. Eles estão estacionados no leste do jardim do Éden, onde Deus condescendera em andar com o homem antes de sua queda, e onde ele ainda permanece na terra para manter comunhão com o homem, com o propósito de misericórdia, e o objetivo deles é manter a fé. caminho da árvore da vida. Eles são figurados no lugar mais sagrado, que foi apropriado à presença divina, e construído de acordo com o padrão visto no monte. Eles estão no propiciatório, onde Deus se senta para governar seu povo, e olham com admiração inteligente os mistérios da redenção. Na visão da semelhança da glória de Deus concedida a Ezequiel, eles aparecem sob a extensão em que repousa o trono de Deus e ao lado das rodas que se movem à medida que se movem. E quando Deus é representado como um movimento para a execução de seus julgamentos, os elementos físicos e as essências espirituais são igualmente descritos como os veículos de seu progresso irresistível Salmo 18:11 . Todos esses movimentos são mistérios para nós, enquanto estamos em um mundo de sentido. Não podemos compreender a relação do espiritual e do físico. Mas disso podemos ter certeza de que as coisas materiais estão no centro das forças multiformes, ou fontes fixas de poder, às quais o Potentado Eterno deu uma morada e um nome locais e, portanto, conhecem os seres espirituais de poder livre, e consequentemente gerenciável por eles.

Sétimo. Os querubins parecem ser oficialmente distintos dos anjos ou mensageiros que fazem recados especiais a uma distância da câmara de presença do Todo-Poderoso. É possível que eles também sejam distinguidos em função dos serafins e dos seres vivos do Apocalipse, que como eles aparecem entre os assistentes na corte do céu.

Aqui entramos no registro dos passos dados para efetivar a perda da vida pelo homem, conseqüente à sua transgressão voluntária do mandamento divino.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 3:21 . O Senhor Deus fez casacos, etc. – Mas de que animais foram perguntados? como foram mortos de propósito para a ocasião, ou como foram mortos em sacrifício? que muitos supõem ter sido instituído a partir desse período, a partir desse período sua necessidade começou. Isso pode ser apenas uma conjectura da presente passagem considerada individualmente; portanto, omitiremos a discussão da questão até chegarmos ao próximo capítulo, onde teremos mais luz sobre o assunto.

Comentário de Scofield

casacos de peles

Casacos de peles: Tipo de “Cristo, feito para nós justiça” – uma vestimenta divinamente fornecida para que os primeiros pecadores sejam feitos adequados à presença de Deus. Ver Justiça, vestuário Gênesis 3:21 ; Apocalipse 19: 8 .

Comentário de Adam Clarke

Deus fez casacos de peles – É muito provável que as peles das quais foram feitas suas roupas foram retiradas de animais cujo sangue havia sido derramado como oferta pelo pecado a Deus; pois, ao encontrar Caim e Abel oferecendo sacrifícios a Deus, podemos presumir que Deus lhes deu instruções sobre essa cabeça; nem é provável que a noção de sacrifício possa ter ocorrido à mente do homem sem uma revelação expressa de Deus. Portanto, podemos inferir com segurança: 1. Como Adão e Eva precisavam dessas roupas assim que caíam e a morte ainda não havia causado qualquer devastação no mundo animal, é mais provável que as peles tenham sido retiradas das vítimas oferecidas sob a direção do próprio Deus, e na fé dAquele que, na plenitude dos tempos, deveria fazer expiação por sua morte. E parece razoável também que esse assunto seja trazido de tal maneira que Satanás e a morte não tenham triunfo, quando a primeira morte que ocorreu no mundo foi um emblema e tipo dessa morte que deveria conquistar Satanás, destruir seu império, reconcilia Deus com o homem, converte o homem com Deus, santifica a natureza humana e a prepara para o céu.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 3:21 . O Senhor Deus fez casacos, etc. – Mas de que animais foram perguntados? como foram mortos de propósito para a ocasião, ou como foram mortos em sacrifício? que muitos supõem ter sido instituído a partir desse período, a partir desse período sua necessidade começou. Isso pode ser apenas uma conjectura da presente passagem considerada individualmente; portanto, omitiremos a discussão da questão até chegarmos ao próximo capítulo, onde teremos mais luz sobre o assunto.

Comentário de John Calvin

21. Também a Adão, e a sua esposa, o Senhor Deus fez, etc. Moisés aqui, em um estilo caseiro, declara que o Senhor havia empreendido o trabalho de fazer roupas de peles para Adão e sua esposa. Na verdade, não é adequado entender suas palavras, como se Deus tivesse sido um peleiro ou um servo para costurar roupas. Agora, não é credível que peles devam ter sido apresentadas a eles por acaso; mas, como antes os animais eram destinados ao uso deles, agora sendo impelidos por uma nova necessidade, eles mataram alguns, a fim de se cobrirem com a pele, tendo sido divinamente instruídos a adotar esse conselho; portanto, Moisés chama Deus de seu autor. A razão pela qual o Senhor os vestiu com roupas de pele me parece ser esta: porque as peças de vestuário feitas com esse material teriam uma aparência mais degradante do que as feitas de linho ou lã. (212) Deus, portanto, planejou que nossos primeiros pais deveriam, de tal maneira, contemplar sua própria vileza – exatamente como a haviam visto em nudez – e, portanto, ser lembrados de seus pecados. Enquanto isso, não se pode negar que ele nos proponha um exemplo pelo qual nos acostumaria a um modo de vestir frugal e barato. E gostaria que essas pessoas delicadas refletissem sobre isso, que não consideram nenhum ornamento suficientemente atraente, a menos que exceda em magnificência. Não que todo tipo de ornamento seja expressamente condenado; mas porque quando a elegância e o esplendor imoderados são cuidadosamente procurados, não apenas o Mestre desprezou, que pretendia que as roupas fossem um sinal de vergonha, mas a guerra é, em certo sentido, levada a cabo contra a natureza.

Para uma ampla discussão das razões pelas quais uma visão mais abrangente deve ser adotada sobre esse assunto do que Calvino aqui adota, o leitor pode se voltar para os aprendidos “Discursos e dissertações sobre as doutrinas bíblicas da expiação e sacrifício” do Dr. Magee; onde ele verá, que a origem das roupas com peles estava provavelmente ligada a uma nomeação anterior do sacrifício de animais. – Veja Magee , nota 52: – Ed .

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 3:21 . Deus fez a Adão e sua esposa – por sua própria palavra ou pelo ministério dos anjos; casacos de peles – Das bestas mortas, para mostrar a eles o que é a morte, ou melhor, como é mais provável, em sacrifício a Deus, para prefigurar o grande sacrifício que, nos últimos dias, deveria ser oferecido de uma vez por todas. Assim, o primeiro animal que morreu foi um sacrifício, ou Cristo em uma figura. Deus os vestiu: 1º, para defendê-los do calor e do frio e de outros ferimentos do ar aos quais estavam agora expostos: 2d, para lembrá-los de sua queda, que havia feito aquela nudez que antes era inocente e honrosa, uma ocasião de pecado e vergonha, e, portanto, precisava de uma cobertura. Deus também, por esse ato de bondade, provavelmente pretendeu mostrar seu cuidado, mesmo do homem caído, para incentivar suas esperanças de misericórdia por meio de um mediador e, assim, convidá-lo ao arrependimento.

Comentário de John Wesley

Também a Adão e a sua esposa o Senhor Deus fez mantos de peles e os vestiu.

Essas camadas de pele tinham uma significância. Os animais de quem eram as peles devem ser mortos; morto diante de seus olhos para mostrar o que é a morte. E provavelmente supõe-se que eles foram mortos por sacrifício, para tipificar o grande sacrifício que no final do mundo deveria ser oferecido de uma vez por todas. Assim, a primeira coisa que morreu foi um sacrifício, ou Cristo em uma figura.

Referências Cruzadas

Gênesis 3:7 – Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se.

Isaías 61:10 – É grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em meu Deus! Pois ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o manto da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com jóias.

Romanos 3:22 – justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção,

2 Coríntios 5:2 – Enquanto isso, gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação celestial,

2 Coríntios 5:21 – Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *