Estudo de Gênesis 4:3 – Comentado e Explicado

Passado algum tempo, ofereceu Caim frutos da terra em oblação ao Senhor.
Gênesis 4:3

Comentário de Albert Barnes

No final dos dias. Isso pode indicar o final da semana, do ano ou de um período mais longo. A estação do ano foi provavelmente a reunião, quando chegariam os frutos da terra e os primogênitos do rebanho, e quando não era natural para a primeira família celebrar com uma gratidão moderada o aniversário de sua criação. E a ocasião atual parece ter sido a época em que Caim e Habel chegaram aos anos de discrição e auto-dependência, solenemente avançam com suas primeiras ofertas voluntárias ao Senhor. Até agora, eles podem ter ficado com seus pais, que eram os verdadeiros oferentes. Agora eles vêm por conta própria.

Aqui, consequentemente, ascendemos do secular ao eterno. Nós encontramos uma igreja na família primitiva. Se Caim e Habel oferecem a Deus, podemos imaginar que era o hábito de seus pais, e desceu a eles com toda a sanção do exemplo dos pais. Mas não podemos ousar afirmar isso em toda a sua extensão. Exemplo dos pais, sem dúvida, em alguns aspectos; mas se Adão e Eva ainda haviam subido tão longe do vale do arrependimento e humilhação a ponto de ousarem oferecer algo ao Senhor, admite-se a pergunta. O sentimento correto nos primeiros ofensores tornaria a confiança da fé muito lenta no crescimento. É ainda mais natural para seus filhos, sendo um afastamento dos transgressores reais, fazer o primeiro ensaio para abordar Deus com uma oferta.

Caim traz os frutos do solo. Não podemos dizer que esse foi o mero enunciado da natureza, agradecendo ao Criador por seus benefícios e reconhecendo que tudo vem dele e tudo é devido a ele. História, instrução dos pais e, possivelmente, exemplo, também estavam aqui para dar significado ao ato. A oferta também é feita a Javé, o autor da natureza, da revelação e, agora, no estado decaído do homem, da graça. Não há indicação neste versículo do estado dos sentimentos de Caim em relação a Deus. E há apenas uma sugestão possível, nos “casacos de pele”, em relação à forma externa de oferta que seria aceitável. Não devemos antecipar o resultado.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 4: 3 . Ofereceu uma oferta As palavras aqui usadas são as mesmas que as aplicadas às ofertas legais: ??? iabo, trazido, é sempre usado para os sacrifícios trazidos à porta do tabernáculo; e ???? minchah, para uma oferta ou presente feito a Deus ou homem, como meio de apaziguar a ira, etc. Ver Salmos 20: 3 . Aceite [ou vire cinzas ] teu sacrifício queimado, menche. O leitor deve ter em mente esta observação.

Comentário de Scofield

Caim

Caim (“aquisição”) é um tipo do mero homem da terra. Sua religião estava destituída de qualquer senso adequado de pecado ou necessidade de expiação. Este tipo religioso é descrito em 2 Pedro 2. Sete coisas são ditas sobre ele:

(1) ele adora na vontade própria

(2) está com raiva de Deus

(3) se recusa a trazer uma oferta pelo pecado

(4) assassina seu irmão

(5) mentiras a Deus

(6) torna-se um vagabundo

(7) é, no entanto, o objeto da solicitude divina.

Comentário de Adam Clarke

No processo de tempo – ???? ??? mikkets yamim , no final dos dias. Alguns acham que o aniversário da criação está aqui pretendido; é mais provável que isso signifique o sábado, no qual Adão e sua família, sem dúvida, ofereceram oblações a Deus, pois o culto divino foi certamente instituído, e sem dúvida o sábado observado adequadamente nessa família. Este culto era, em sua instituição original, muito simples. Parece ter consistido em duas partes:

  1. Ação de graças a Deus como autor e distribuidor de todas as recompensas da natureza e oblações indicativas dessa gratidão.
  • Piacular sacrifica sua justiça e santidade, implicando uma convicção de seu próprio pecado, confissão de transgressão e fé no prometido Libertador. Se coletarmos a passagem aqui com a alusão do apóstolo a ela, Hebreus 11: 4 , veremos a causa para formar esta conclusão.
  • Caim trouxe do fruto da terra uma oferta – min ? minchah , ao Senhor. A palavra minchah é explicada, Levítico 2: 1 , etc., como uma oferta de farinha fina, com óleo e incenso. Em geral, era uma oferta eucarística ou de gratidão, e é simplesmente o que está implícito nos frutos do terreno trazido por Caim ao Senhor, pelo qual ele testemunhou sua crença nele como o Senhor do universo e o dispensador de bênçãos seculares. .

    Comentário de Thomas Coke

    Gênesis 4: 3 . Ofereceu uma oferta As palavras aqui usadas são as mesmas que as aplicadas às ofertas legais: ??? iabo, trazido, é sempre usado para os sacrifícios trazidos à porta do tabernáculo; e ???? minchah, para uma oferta ou presente feito a Deus ou homem, como meio de apaziguar a ira, etc. Ver Salmos 20: 3 . Aceite [ou vire cinzas ] teu sacrifício queimado, menche. O leitor deve ter em mente esta observação.

    Comentário de Joseph Benson

    Gênesis 4: 3 . No processo de tempo – Depois de muitos anos, quando ambos foram criados para a propriedade do homem; em um determinado momento, Caim e Abel trouxeram a Adão, como sacerdote da família, cada um deles uma oferta ao Senhor; pelo qual temos motivos para pensar que houve uma nomeação divina dada a Adão, como um sinal do favor de Deus, apesar de sua apostolado.

    Comentário de John Wesley

    E com o passar do tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.

    Em processo de tempo – No final dos dias, no final do ano em que eles celebravam a festa da reunião, ou no final dos dias da semana, no sétimo dia; em um determinado momento, Caim e Abel trouxeram a Adão, como sacerdote da família, cada um deles uma oferta ao Senhor; pelo qual temos motivos para pensar que houve um compromisso divino dado a Adão, como um sinal do favor de Deus, não obstante a sua apostasia.

    Referências Cruzadas

    Levítico 2:1 – “Quando alguém trouxer uma oferta de cereal ao Senhor, terá que ser da melhor farinha. Sobre ela derramará óleo, colocará incenso

    Números 18:12 – “Dou a você o melhor azeite e o melhor vinho novo e o melhor trigo que eles apresentarem ao Senhor como primeiros frutos da colheita.

    1 Reis 17:7 – Algum tempo depois, o riacho secou-se por falta de chuva.

    Neemias 13:6 – Mas, enquanto tudo isso estava acontecendo, eu não estava em Jerusalém, pois no trigésimo segundo ano do reinado de Artaxerxes, rei da Babilônia, voltei ao rei. Algum tempo depois pedi sua permissão

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *