Estudo de Gênesis 4:9 – Comentado e Explicado

O senhor disse a Caim: "Onde está seu irmão Abel?" – Caim respondeu: "Não sei! Sou porventura eu o guarda do meu irmão?"
Gênesis 4:9

Comentário de Albert Barnes

Onde está Habel, teu irmão? O interrogatório aqui nos lembra a pergunta feita ao esconderijo de Adão: “Onde estás?” É calculado para atingir a consciência. A resposta é diferente da de Adam. O pecado passou agora de uma entrega precipitada e incauta ao tentador, para uma reobediência e desobediência deliberada. Tal pecador deve ter um terreno diferente. Caim, portanto, tenta desviar a questão, aparentemente na vã suposição de que nenhum olho, nem mesmo o que tudo vê, estava presente para testemunhar a ação. “Eu não sei.” Na loucura de sua confusão, ele vai mais longe. Ele contesta o direito do Todo-Poderoso de fazer a demanda. “Eu sou o guardião do meu irmão?” Há, como sempre, um átomo de verdade misturado com a incrível falsidade dessa resposta intratável. Nenhum homem é o guardião absoluto de seu irmão, de modo a ser responsável por sua segurança quando ele não está presente. É isso que Caim pretende insinuar. Mas todo homem é o guardião de seu irmão até agora, que não é ele mesmo quem impõe a mão da violência, nem que outro o faça se puder impedi-la. Esse tipo de manutenção do Todo-Poderoso tem o direito de exigir de cada um – a primeira parte com base na mera justiça, a segunda com a do amor. Mas a resposta de Caim revela um recurso desesperado à falsidade, um total afastamento dos sentimentos, um apagamento do amor fraterno, uma predominância do egoísmo que congela o afeto e acende o ódio. Este é o caminho de Caim Judas 1:11 .

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 4: 9 . Não sei: sou o guardião do meu irmão? Não é de admirar que ele, que por motivos tão vis, pudesse matar seu irmão, porque suas próprias obras eram más e justas de seu irmão, 1 João 3:12 deveria, com uma carrancuda impudente, mentir ao seu Criador. Veja os efeitos terríveis da queda imediatamente indicando a si mesmos, para mostrar quais provavelmente foram um dos principais motivos para registrar essa história. Mais uma vez, Abel, como Calmet observa, injustamente assassinado por seu irmão mais velho, denota admiravelmente a morte violenta do Senhor Jesus Cristo pelas mãos dos judeus. São Paulo diz que o sangue de Jesus fala coisas melhores que o de Abel, Hebreus 12:24 .

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 4: 9 . Não sei: sou o guardião do meu irmão? Não é de admirar que ele, que por motivos tão vis, pudesse matar seu irmão, porque suas próprias obras eram más e justas de seu irmão, 1 João 3:12 deveria, com uma carrancuda impudente, mentir ao seu Criador. Veja os efeitos terríveis da queda imediatamente indicando a si mesmos, para mostrar quais provavelmente foram um dos principais motivos para registrar essa história. Mais uma vez, Abel, como Calmet observa, injustamente assassinado por seu irmão mais velho, denota admiravelmente a morte violenta do Senhor Jesus Cristo pelas mãos dos judeus. São Paulo diz que o sangue de Jesus fala coisas melhores que o de Abel, Hebreus 12:24 .

Comentário de John Calvin

9. onde está Abel? Os que supõem que o pai fez essa pergunta a Caim a respeito de seu filho Abel, enervam toda a força da instrução que Moisés aqui pretendia dar; a saber, que Deus, tanto por inspiração secreta quanto por algum método extraordinário, citou o parricídio (242) em seu tribunal, como se ele tivesse trovejado do céu. Pois, o que eu disse antes deve ser firmemente mantido que, como Deus agora fala até nós através das Escrituras, assim ele se manifestou anteriormente aos Pais através de oráculos; e também no mesmo sentido, revelou seus julgamentos aos filhos réprobos dos santos. Assim, o anjo falou com Agar na floresta, depois que ela se afastou da Igreja (243), como veremos no oitavo versículo do décimo sexto capítulo: Gênesis 16: 8 . É realmente possível que Deus tenha interrogado Caim pelos exames silenciosos de sua consciência; e que ele, em troca, pode ter respondido, interiormente preocupado e murmurando. No entanto, devemos concluir que ele foi examinado, não apenas pela voz externa do homem, mas por uma voz divina, de modo a fazê-lo sentir que precisava lidar diretamente com Deus. Com frequência, então, quando os escrúpulos secretos da consciência nos convidam a refletir sobre nossos pecados, lembremos que o próprio Deus está falando conosco. Pois o sentido interior pelo qual somos condenados pelo pecado é o peculiar tribunal de Deus, onde ele exerce sua jurisdição. Portanto, aqueles cujas consciências os acusam, tomem cuidado para que, segundo o exemplo de Caim, se confirmem em obstinação. Pois isso é verdadeiramente chutar contra Deus e resistir ao seu Espírito; quando repelimos esses pensamentos, que nada mais são do que incentivos ao arrependimento. Mas é uma falha muito comum, acrescentar longamente aos pecados anteriores tanta perversidade, que quem é compelido, quer queira ou não, a sentir pecado em sua mente, ainda assim se recusará a ceder a Deus. Portanto, parece quão grande é a depravação da mente humana; uma vez que, quando condenados e condenados por nossa própria consciência, ainda não deixamos de zombar ou irar-nos contra nosso juiz. Prodigioso foi o estupor de Caim, que, tendo cometido um crime tão grande, ferozmente rejeitou a reprovação de Deus, de cuja mão ele não conseguiu escapar. Mas a mesma coisa diariamente acontece com todos os ímpios; cada um dos quais deseja ser considerado engenhoso ao buscar desculpas. Pois o coração humano está tão enredado em labirintos sinuosos que é fácil para os ímpios acrescentar obstinado desprezo a Deus por seus crimes; não porque sua contumação seja suficientemente firme para resistir ao julgamento de Deus (pois, embora se escondam nos recessos profundos dos quais falei, eles são, no entanto, sempre secretamente queimados, como com um ferro quente), mas porque, por uma obstinação cega, eles se tornam insensíveis. Portanto, a força do julgamento divino é claramente percebida; pois isso penetra nos corações de ferro dos ímpios, a ponto de serem internamente compelidos a serem seus próprios juízes; nem os impede de obliterar o sentimento de culpa que extorquiu, de modo a não deixar vestígios ou cicatrizes da queimação. Caim, ao negar que ele era o guardião da vida de seu irmão, embora, com feroz rebelião, ele tente violentamente repelir o julgamento de Deus, mas pensa escapar por esse erro, que ele não era obrigado a prestar contas de seus assassinatos irmão, porque ele não recebeu nenhum comando expresso para cuidar dele.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 4: 9 . Onde está Abel, teu irmão? Não que Deus não soubesse onde ele estava, mas ele pede que ele o convença de seu crime e o confunda; para aqueles que seriam justificados diante de Deus, devem se acusar. E ele disse: eu não sei . Assim, em Caim, o diabo era ao mesmo tempo assassino e mentiroso. Eu sou o guardião do meu irmão? Ele é tão jovem que precisa de um guardião? Ou você me designou algum cargo? Certamente ele tem idade suficiente para cuidar de si mesmo, nem eu nunca me encarreguei dele.

Comentário de John Wesley

E o Senhor disse a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei: sou o guardião do meu irmão?

E o Senhor disse a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Deus sabia que ele era culpado; no entanto, ele pede a ele que lhe tire uma confissão de seu crime; para aqueles que seriam justificados diante de Deus, devem se acusar.

E ele disse: Eu não sei . Assim, em Caim, o diabo foi ao mesmo tempo assassino e mentiroso. Eu sou o guardião do meu irmão? – Claro que ele tem idade suficiente para cuidar de si mesmo, nem eu nunca me encarreguei dele. Não és tu o seu guardião? Se ele estiver desaparecido, a culpa é de ti, e não de mim, que nunca se comprometeu a mantê-lo.

Referências Cruzadas

Gênesis 3:9 – Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: “Onde está você? “

Gênesis 37:32 – e a mandaram ao pai com este recado: “Achamos isto. Veja se é a túnica de teu filho”.

Jó 22:13 – Contudo você diz: ‘Que é que Deus sabe? Poderá julgar através de tão grande escuridão?

Salmos 9:12 – Aquele que pede contas do sangue derramado não esquece; ele não ignora o clamor dos oprimidos.

Salmos 10:13 – Por que o ímpio insulta a Deus, dizendo no seu íntimo: “De nada me pedirás contas! “?

Provérbios 28:13 – Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.

João 8:44 – “Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.

Atos dos Apóstolos 5:4 – Ela não lhe pertencia? E, depois de vendida, o dinheiro não estava em seu poder? O que o levou a pensar em fazer tal coisa? Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *