Estudo de Gênesis 4:7 – Comentado e Explicado

Se praticares o bem, sem dúvida alguma poderás reabilitar-te. Mas se precederes mal, o pecado estará à tua porta, espreitando-te; mas, tu deverás dominá-lo."
Gênesis 4:7

Comentário de Scofield

pecado

Ou oferta pelo pecado. Em hebraico, a mesma palavra é usada para “pecado” e “oferta pelo pecado”, enfatizando de maneira notável a completa identificação do pecado do crente com sua oferta pelo pecado (cf) João 3:14 ; 2 Coríntios 5:21 .

Aqui os dois significados são reunidos. “O pecado está à porta”, mas também “a oferta pelo pecado se agacha à porta da tenda”. É “onde abundou o pecado” que “a graça fez muito mais” Romanos 5:20 .

A oferta de Abel implica uma instrução anterior (cf) Gênesis 3:21, pois era “pela fé” Hebreus 11: 4 e a fé está levando Deus à Sua palavra; de modo que a oferta desagradável de Caim era uma recusa do caminho divino. Mas Jeová fez um último apelo a Caim Gênesis 4: 7 ainda para trazer a oferta necessária.

Comentário de Adam Clarke

Se você faz bem – Aquilo que é reto aos olhos de Deus, você não será aceito? Deus rejeita qualquer homem que o sirva em simplicidade e sinceridade piedosa? Mas se você não se sair bem, pode a ira e a indignação contra o seu irmão justo salvá-lo do desagrado sob o qual caiu? Pelo contrário, recorra ao teu Criador por misericórdia; ??? ???? ???? lappethach chattath robets , oferta pelo pecado jaz à tua porta; um animal apropriado para ser oferecido como expiação pelo pecado agora está soprando à porta do teu rebanho.

As palavras cha?? chattath e ???? chattaah , freqüentemente significam pecado; mas observei mais de cem lugares no Antigo Testamento onde eles são usados ??para oferta pelo pecado, e traduzi ?µa?t?a pela Septuaginta, que é o termo que o apóstolo usa, 2 Coríntios 5:21 ; : Ele fez dele um pecado ( ?µa?t?a? , uma oferta pelo pecado) para nós, que não conhecíamos pecado. A culpa de Caim agora era não trazer uma oferta pelo pecado quando seu irmão a trouxe, e sua negligência e desprezo fizeram com que sua outra oferta fosse rejeitada. No entanto, Deus agora o informa graciosamente que, apesar de ter abortado, seu caso ainda não estava desesperado, pois os meios de fé, da promessa etc. estavam em seu poder, e uma vítima apropriada para uma oferta pelo pecado estava mentindo. ( ??? robets , uma palavra usada para expressar a deitada de um quadrúpede) na porta de sua dobra. Quantos pecadores perecem, não porque não haja um Salvador capaz e disposto a salvá-los, mas porque eles não usarão o que está ao seu alcance! De quão verdadeira é a palavra de nosso Senhor, você não virá a mim para que tenha vida!

Para ti haverá o seu desejo, etc. – Ou seja, terás sempre o direito de primogenitura, e em todas as coisas teu irmão estará sujeito a ti. Essas palavras não são ditas de pecado, como muitos as entenderam, mas da submissão de Abel a Caim como seu superior, e as palavras são ditas para remover a inveja de Caim.

Comentário de John Calvin

7. Se tu fazes bem . Nessas palavras, Deus reprova Caim por ter estado injustamente irado, na medida em que a culpa de todo o mal estava consigo. De fato, tola era sua queixa e indignação pela rejeição de sacrifícios, cujos defeitos ele não se importara em alterar. Assim, todos os homens iníquos, depois de terem ficado longa e veementemente enfurecidos contra Deus, são finalmente tão convencidos pelo julgamento divino, que desejam em vão transferir para outros a causa do mal. Os intérpretes gregos recuam, neste lugar, longe do significado genuíno de Moisés. Como naquela época não havia nenhuma dessas marcas ou pontos que os hebreus usam em vez de vogais, era mais fácil, em conseqüência da afinidade das palavras entre si, atingir um sentido estranho. Eu, no entanto, como qualquer um, moderadamente versado na língua hebraica, julgará facilmente seu erro, não farei uma pausa para refutá-lo. (235) No entanto, mesmo aqueles que são hábeis na língua hebraica diferem um pouco entre si, embora respeitando apenas uma única palavra; pois os gregos mudam a frase inteira. Entre aqueles que concordam com o contexto e a substância do endereço, há uma diferença a respeito da palavra ??? ( seait ), que está realmente no clima imperativo, mas deve ser resolvida em um substantivo substantivo. No entanto, essa não é a dificuldade real; mas, como o verbo ??? ( nasa , (236) ) significa ora exaltar , ora tirar ou remeter, ora oferecer e ora aceitar intérpretes muito entre si, pois cada um adota esse ou outro significado. Alguns dos doutores hebreus referem-se ao semblante de Caim, como se Deus tivesse prometido que ele o levantaria, embora agora abatido com tristeza. Outros hebreus o aplicam à remissão de pecados; como se tivesse sido dito: ‘Faz bem, e obterás perdão’. Mas, por imaginarem uma satisfação, que derroga o perdão gratuito, discordam amplamente do significado de Moisés. Uma terceira exposição se aproxima mais da verdade, que a exaltação deve ser levada para a honra, desta maneira: ‘Não há necessidade de invejar a honra de seu irmão, porque, se você se comportar corretamente, Deus também o levará à mesma. grau de honra; embora ele agora, ofendido por teus pecados, te condene à ignomínia. Mas mesmo isso não atende à minha aprovação. Outros refinam mais filosoficamente e dizem que Caim acharia Deus propício e seria auxiliado por sua graça, se pela fé trouxesse pureza de coração com seus sacrifícios externos. Deixo estes para apreciar sua própria opinião, mas temo que eles visem o que tem pouca solidez. Jerônimo traduz a palavra: ‘Você receberá;’ entendendo que Deus promete uma recompensa àquela adoração pura e lícita que ele exige. Tendo recitado as opiniões dos outros, permita-me agora oferecer o que me parece mais adequado. Em primeiro lugar, a palavra means?? significa a mesma coisa que aceitação e se opõe à rejeição . Em segundo lugar, uma vez que o discurso tem respeito ao assunto em questão, (237) explico o ditado como referindo-se a sacrifícios, a saber, que Deus os aceitará quando corretamente oferecido. Aqueles que são hábeis na língua hebraica sabem que aqui não há nada forçado ou distante da genuína significação da palavra. Agora, a própria ordem das coisas nos leva ao mesmo ponto: a saber, que Deus pronuncia aqueles sacrifícios repudiados e rejeitados, como sem valor, que são oferecidos indevidamente; mas que a oblação será aceita, como agradável e de bom odor, se for pura e legítima. Agora percebemos o quão injustamente Caim estava zangado por seus sacrifícios não serem honrados, visto que Deus estava pronto para recebê-los com mãos estendidas, desde que deixassem de estar com defeito. Ao mesmo tempo, no entanto; o que eu disse antes deve ser lembrado na memória, que o principal objetivo do bem-estar é, para as pessoas piedosas, confiar em Cristo, o Mediador, e na reconciliação gratuita obtida por ele, procurar adorar a Deus sinceramente e sem dissimulação. Portanto, essas duas coisas são unidas por uma conexão mútua: que os fiéis, sempre que entram na presença de Deus, são elogiados apenas pela graça de Cristo, seus pecados são apagados; e ainda assim eles trazem para lá verdadeira pureza de coração.

E se não deres bem . Por outro lado, Deus pronuncia uma sentença terrível contra Caim, se ele endurece seu moinho em maldade e se entrega a seu crime; pois o discurso é muito enfático, porque Deus não apenas repele sua queixa injusta, mas mostra que Caim não poderia ter adversário maior do que aquele pecado que ele interiormente apreciava. Ele une o homem ímpio, com poucas palavras concisas, a ponto de não encontrar refúgio, como se dissesse: ‘A tua obstinação não te fará bem; pois, embora você não tenha nada a ver comigo, seu pecado não te dará descanso, mas te conduzirá, perseguirá e te exortará, e nunca permitirá que você escape. Daí resulta que ele não apenas se enfureceu em vão e sem lucro; mas foi considerado culpado por sua própria convicção interior, mesmo que ninguém o acusasse; pois a expressão “pecado está à porta” refere-se ao julgamento interior da consciência, que pressiona o homem convencido de seu pecado e o sitia por todos os lados. Embora os ímpios possam imaginar que Deus dorme no céu, e possam esforçar-se, tanto quanto possível, para repelir o medo de seu julgamento; todavia, o pecado os atrairá perpetuamente, embora relutantes e fugitivos, para o tribunal do qual eles se esforçam para se aposentar. As declarações até dos pagãos testemunham que eles não ignoravam essa verdade; pois não há dúvida de que, quando dizem: ‘A consciência é como mil testemunhas’, eles a comparam a um carrasco mais cruel. Não há tormento mais grave ou grave do que o que é percebido; além disso, o próprio Deus exorta confissões desse tipo. Juvenal diz: –

“A alta vingança do céu em crimes humanos eis que;
Embora os veredictos terrestres possam ser comprados e vendidos,
Seu juiz, o pecador em seu seio,
E a consciência o atormenta com cuidados atormentadores. (238)

Mas a expressão de Moisés tem uma energia peculiar. Dizem que o pecado mente , mas está na porta ; pois o pecador não é imediatamente atormentado pelo medo do julgamento; mas, reunindo ao redor dele as delícias que ele é capaz, para enganar a si mesmo; ele anda como no espaço livre, e até se diverte como em prados agradáveis; quando, porém, ele chega à porta, lá encontra o pecado, mantendo guarda constante; e então a consciência, que antes se pensava em liberdade, é presa e recebe dupla punição pelo atraso. (239)

E para ti será o seu desejo . Quase todos os comentadores referem isso ao pecado, e pensam que, com essa advertência, os exércitos depravados são reprimidos, que solicitam e impelem a mente do homem. Portanto, de acordo com o ponto de vista deles, o significado será desse tipo: ‘Se o pecado se eleva contra ti para subjugá-lo, por que você o concede, e não prefere trabalhar para restringi-lo e controlá-lo? Pois é tua parte subjugar e colocar em obediência aquelas afeições em tua carne que percebes serem opostas à vontade de Deus e rebeldes contra ele. Mas suponho que Moisés significa algo totalmente diferente. Eu omito em notar que a palavra hebraica para pecado está afixada na marca do gênero feminino, mas que aqui dois pronomes relativos masculinos são usados. Certamente Moisés não trata particularmente do próprio pecado cometido, mas da culpa que dele é contraída e da conseqüente condenação. Como, então, essas palavras se adequam: ‘A ti será o seu desejo?’ (240) No entanto, não haverá necessidade de longa refutação quando produzirei o significado genuíno da expressão. Parece antes uma repreensão, pela qual Deus acusa o homem ímpio de ingratidão, porque ele desprezava a honra da primogenitura. Quanto maiores os benefícios divinos com os quais qualquer um de nós é adornado, mais ele trai sua impiedade, a menos que se esforce sinceramente para servir ao Autor da graça a quem está sob obrigação. Quando Abel era considerado inferior ao irmão, ele era, no entanto, um diligente adorador de Deus. Mas o primogênito adorava a Deus de maneira negligente e superficial, embora pela bondade divina tivesse alcançado uma dignidade tão alta; e, portanto, Deus aumenta seu pecado, porque ele não havia ao menos imitado seu irmão, a quem ele deveria ter superado tanto em piedade quanto em grau de honra. Além disso, essa forma de falar é comum entre os hebreus, que o desejo do inferior deve ser para com ele a cuja vontade ele está sujeito; assim Moisés fala da mulher ( Gênesis 3:16 ), que seu desejo deve ser para o marido. Eles, no entanto, brincam infantilmente, que distorcem essa passagem para provar a liberdade da vontade; pois, se admitirmos que Caim foi advertido de seu dever, a fim de poder aplicar-se à subjugação do pecado, ainda assim nenhum poder inerente ao homem deve ser inferido; porque é certo que somente pela graça do Espírito Santo as afeições da carne podem ser tão mortificadas que não prevalecerão. Na verdade, também não devemos concluir que, sempre que Deus ordena algo, teremos força para realizá-lo, mas devemos manter firme o ditado de Agostinho: ‘Dá o que mandas e manda o que queres’.

“Por que há ira quente em ti;
E por que caiu o seu rosto?
Se fizeres bem, não haverá exaltação?
E se não deres bem, à porta está a oferta pelo pecado.
E para ti é o seu desejo,
E tu a dominarás. ”

Ed .

Comentário de John Wesley

Se fizeres bem, não serás aceito e, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta. E para ti será o seu desejo, e tu dominarás sobre ele.

Se você for bem, não será aceito? – Ou: 1. Se você tivesse se saído bem, como seu irmão, teria sido aceito como ele era. Deus não faz acepção de pessoas; de modo que, se não aceitarmos com ele, a culpa será totalmente nossa. Isso justificará Deus na destruição dos pecadores e agravará sua ruína. Não existe um pecador condenado no inferno, mas se ele tivesse feito bem, como ele poderia ter feito, teria sido um santo glorificado no céu. Toda boca logo será interrompida com isso. Ou 2. Se agora você faz bem: se se arrepender de seu pecado, reformar seu coração e sua vida, e trazer seu sacrifício de uma maneira melhor; ainda serás aceito. Veja quão cedo o evangelho foi pregado, e os benefícios dele aqui oferecidos até a um dos principais pecadores. Ele põe diante dele a morte e uma maldição; mas, se não bem – Vendo que você não fez bem, não ofereceu com fé e de maneira correta, o pecado está à porta – Ou seja, o pecado apenas impede sua aceitação. Tudo isso considerado, Caim não tinha motivos para ficar bravo com o irmão, mas apenas consigo mesmo.

Para ti será o seu desejo – Ele continuará em relação a ti como um irmão mais velho, e tu, como o primogênito, governará sobre ele como sempre. A aceitação de Deus da oferta de Abel não lhe transferiu o direito de nascimento, (do qual Caim tinha ciúmes), nem colocou sobre ele essa dignidade e poder, que dizem pertencer a ela, Gênesis 49: 3 .

Referências Cruzadas

Gênesis 3:16 – À mulher, ele declarou: “Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará”.

Gênesis 4:8 – Disse, porém, Caim a seu irmão Abel: “Vamos para o campo”. Quando estavam lá, Caim atacou seu irmão Abel e o matou.

Gênesis 19:21 – “Está bem”, respondeu ele. “Também lhe atenderei esse pedido; não destruirei a cidade da qual você fala.

2 Samuel 24:23 – Ó rei, eu dou tudo isso a ti”. E acrescentou: “Que o Senhor teu Deus aceite a tua oferta”.

2 Reis 8:28 – Acazias aliou-se a Jorão, filho de Acabe, e saiu à guerra contra Hazael, rei da Síria, em Ramote-Gileade. Jorão foi ferido

Jó 29:4 – Como tenho saudade dos dias do meu vigor, quando a amizade de Deus abençoava a minha casa,

Jó 42:8 – Vão agora até meu servo Jó, levem sete novilhos e sete carneiros, e com eles apresentem holocaustos em favor de vocês mesmos. Meu servo Jó orará por vocês; eu aceitarei a oração dele e não farei com vocês o que vocês merecem pela loucura que cometeram. Vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó”.

Provérbios 18:5 – Não é bom favorecer os ímpios para privar da justiça o justo.

Provérbios 21:27 – O sacrifício dos ímpios já por si é detestável; quanto mais quando oferecido com más intenções.

Eclesiastes 8:12 – O ímpio pode cometer uma centena de crimes e até ter vida longa, mas sei muito bem que as coisas serão melhores para os que temem a Deus, para os que mostram respeito diante dele.

Isaías 3:10 – Digam aos justos que tudo lhes irá bem, pois comerão do fruto de suas ações.

Jeremias 6:20 – De que me serve o incenso trazido de Sabá, ou o cálamo aromático de uma terra distante? Os seus holocaustos não são aceitáveis nem me agradam as suas ofertas”.

Malaquias 1:8 – “Na hora de trazerem animais cegos para sacrificar, vocês não vêem mal algum. Na hora de trazerem animais aleijados e doentes como oferta, também não vêem mal algum. Tentem oferecê-los de presente ao governador! Será que ele se agradará de vocês? Será que os atenderá? “, pergunta o Senhor dos Exércitos.

Malaquias 1:10 – “Ah, se um de vocês fechasse as portas do templo. Assim ao menos não acenderiam o fogo do meu altar inutilmente. Não tenho prazer em vocês”, diz o Senhor dos Exércitos, “e não aceitarei as suas ofertas.

Malaquias 1:13 – E ainda dizem: ‘Que canseira! ’ e riem dela com desprezo”, diz o Senhor dos Exércitos. “Quando vocês trazem animais roubados, aleijados e doentes e os oferecem em sacrifício, deveria eu aceitá-los de suas mãos? “, pergunta o Senhor.

Atos dos Apóstolos 10:35 – mas de todas as nações aceita todo aquele que o teme e faz o que é justo.

Romanos 2:7 – Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade.

Romanos 7:8 – Mas o pecado, aproveitando a oportunidade dada pelo mandamento, produziu em mim todo tipo de desejo cobiçoso. Pois, sem a lei, o pecado está morto.

Romanos 12:1 – Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.

Romanos 14:18 – aquele que assim serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens.

Romanos 15:16 – de ser um ministro de Cristo Jesus para os gentios, com o dever sacerdotal de proclamar o evangelho de Deus, para que os gentios se tornem uma oferta aceitável a Deus, santificados pelo Espírito Santo.

Efésios 1:6 – para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.

1 Timóteo 5:4 – Mas se uma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiramente a colocar a sua religião em prática, cuidando de sua própria família e retribuindo o bem recebido de seus pais e avós, pois isso agrada a Deus.

Hebreus 11:4 – Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala.

Tiago 1:15 – Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte.

1 Pedro 2:5 – vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *