Estudo de Gênesis 6:18 – Comentado e Explicado

Mas farei aliança contigo: entrarás na arca com teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos.
Gênesis 6:18

Comentário de Albert Barnes

A aliança com Noé. Aqui está a primeira aparição de uma aliança entre Deus e o homem na face das Escrituras. Um pacto é um pacto solene, tácito ou expresso, entre duas partes, em que cada uma é obrigada a desempenhar sua parte. Portanto, uma aliança implica a faculdade moral; e onde quer que exista a faculdade moral, é necessário que haja uma aliança. Consequentemente, entre Deus e o homem, houve necessariamente uma aliança desde o início, embora o nome não apareça. A princípio, era uma aliança de obras em relação ao homem; mas agora que as obras falharam, só pode ser uma aliança de graça para o pecador penitente. “Minha aliança.” A palavra “meu” aponta para o seu estabelecimento original com Adam. Minha aliança primordial, que estou decidida a não abandonar. “Eu vou estabelecer.” Embora Adão tenha falhado, ainda encontrarei meios de manter minha aliança de vida com a semente da mulher. “Com você.” Embora toda a carne pereça pela violação do meu pacto, ainda assim eu a sustento contigo. “Entre na arca.” Este é o meio de segurança. Alguns podem dizer em seus corações, que essa é uma maneira desajeitada de salvar Noé. Mas se ele deve ser salvo, deve haver alguma maneira. E não é um sinal de sabedoria prescrever o caminho para o Todo-sábio. Antes, reflitamos que a construção dessa arca era um aviso diário para uma raça perversa, uma lição aprofundada de confiança em Deus para Noé e sua casa, e uma ocupação mais salutar para os progenitores da futura raça da humanidade. “E teus filhos, etc.” A parte da família de Noé na aliança.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 6:18 . Contigo estabelecerei minha aliança Veja as notas no cap. Gênesis 9: 9 .

Comentário de Adam Clarke

Contigo estabelecerei minha aliança – A palavra ???? berith , de ?? bar , para purificar ou purificar, significa apropriadamente uma purificação ou purificador (veja em Gênesis 15 (nota)), porque em todas as alianças feitas entre Deus e o homem, o pecado e a pecaminosidade deveria estar do lado do homem, e que Deus não poderia entrar em nenhuma aliança ou compromisso com ele sem um purificador; portanto, em todos os convênios, foi oferecido um sacrifício pela remoção de ofensas e pela reconciliação de Deus com o pecador; e, portanto, a palavra ???? berith significa não apenas uma aliança, mas também o sacrifício oferecido na ocasião, Êxodo 24: 8 ; Salmo 50: 5 ; e Jesus Cristo, a grande expiação e purificador, tem a mesma palavra para seu título, Isaías 42: 6 ; Isaías 49: 8 ; e Zacarias 9:11 .

Quase todas as nações, ao formar alianças, etc., fizeram seus convênios ou contratos da mesma maneira. Um sacrifício foi fornecido, sua garganta foi cortada e seu sangue foi derramado diante de Deus; então toda a carcaça foi dividida pela medula espinhal, da cabeça à garupa; de modo a fazer exatamente duas partes iguais; estes foram colocados opostos um ao outro, e as partes contratantes passaram entre eles, ou entrando em extremos opostos, se encontraram no centro, e houve o juramento da aliança. Isto é particularmente referido por Jeremias, Jeremias 34:18 , Jeremias 34:19 , Jeremias 34:20 ; : “Darei aos homens (nas mãos de seus inimigos, Jeremias 34:20 😉 que transgrediram minha aliança, que não cumpriram as palavras da aliança que fizeram diante de mim, quando cortaram o bezerro em dois, e passou entre suas partes “, etc. Veja também Deuteronômio 29:12 .

Uma aliança, diz o Sr. Ainsworth, é uma disposição de boas coisas declaradas fielmente, que Deus aqui chama de dele, como decorrente de sua graça para Noé ( Gênesis 6: 8 😉 e todos os homens; mas implicando também condições da parte do homem, e, portanto, é chamada nossa aliança, Zacarias 9:11 . Os apóstolos chamam de d?a???? , um testamento ou disposição; e é uma mistura das propriedades de aliança e testamento, como mostra o apóstolo, Hebreus 9:16 , etc., e de ambas podem ser nomeadas aliança de testamento, pela qual a disposição dos favores e coisas boas de Deus é declarada para nós. A aliança feita com Noé significava, por parte de Deus, que ele deveria salvar Noé e sua família da morte pela arca. Da parte de Noé, que ele, com fé e obediência, faça e entre na arca – Você entrará na arca, etc., comprometendo-se assim à preservação de Deus, Hebreus 11: 7 . E, com isso, também estava implícito o pacto ou testamento da salvação eterna por Cristo, o apóstolo testificando, 1 Pedro 3:21 , que o antítipo, o batismo, agora também nos salva; pois o batismo é um selo da nossa salvação, Marcos 16:16 . Fornecer um Salvador, e os meios da salvação, é parte de Deus: aceitar este Salvador, segurando a esperança que nos é apresentada, é nosso. Aqueles que recusam o caminho e os meios de salvação devem perecer; aqueles que aceitam o grande sacrifício da aliança não podem perecer, mas terão a vida eterna. Veja em Gênesis 15:10 ; (nota) etc.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 6:18 . Contigo estabelecerei minha aliança Veja as notas no cap. Gênesis 9: 9 .

Comentário de John Calvin

18. Mas contigo estabelecerei minha aliança . Como a construção da arca era muito difícil, e inúmeros obstáculos poderiam surgir perpetuamente para interromper o trabalho quando iniciado, Deus confirma seu servo por uma promessa super adicionada. Assim Noé foi encorajado a obedecer a Deus; vendo que ele confiava na promessa divina e estava confiante de que seu trabalho não seria em vão. Pois então abraçamos livremente os mandamentos de Deus, quando lhes é dada uma promessa, que nos ensina que não gastaremos nossas forças por nada. De onde parece com que tolice os papistas são enganados, que argumentam trivialmente, que os homens são levados pela doutrina da fé para o desejo de fazer o bem. Pois qual será o grau de nossa vivacidade em fazer o bem, a menos que a fé nos ilumine? Portanto, saibamos que apenas as promessas de Deus são elas que nos vivificam e inspiram vigorosamente a cada um de nossos membros a obedecer a Deus; mas que sem essas promessas, não apenas ficamos torcidos na indolência, mas quase sem vida. , para que nem mãos nem pés possam cumprir seu dever. E, portanto, sempre que ficamos lânguidos, ou mais negligentes do que deveríamos, em boas obras, deixe que as promessas de Deus se repitam para nós, para corrigir nosso atraso. Pois assim, de acordo com o testemunho de Paulo ( Colossenses 1: 5 ), o amor floresce nos santos, por causa da esperança que lhes é dada no céu. É especialmente necessário que os fiéis sejam confirmados pela palavra de Deus, para que não desmaiem no meio do curso; até o fim, eles certamente podem ter certeza de que não estão batendo no ar, como dizem; mas que, cumprindo a promessa que lhes foi dada, e tendo certeza do sucesso, seguem Deus que os chama. Essa conexão, então, deve ser lembrada, que quando Deus estava instruindo seu servo Moisés o que ele gostaria que ele fizesse, ele declara, com o propósito de retê-lo em obediência a si mesmo, que ele não exige nada dele em vão. Agora, a soma dessa aliança da qual Moisés fala era que Noé deveria estar seguro, embora o mundo inteiro perecesse no dilúvio. Pois há uma antítese entendida de que o mundo inteiro sendo rejeitado, o Senhor estabeleceria uma aliança peculiar somente com Noé. Portanto, era dever de Noé opor-se a essa promessa de Deus, como uma parede de ferro, contra todos os terrores da morte; como se fosse o propósito de Deus, por esta única palavra, discriminar entre vida e morte. Mas a aliança com ele é confirmada, com esta condição anexada, que sua família será preservada por ele; e também os animais brutos, para o reabastecimento do novo mundo; sobre o que direi mais no nono capítulo. Gênesis 9: 1

Referências Cruzadas

Gênesis 7:1 – Então o Senhor disse a Noé: “Entre na arca, você e toda a sua família, porque você é o único justo que encontrei nesta geração.

Gênesis 7:7 – Noé, seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos entraram na arca, por causa das águas do Dilúvio.

Gênesis 7:13 – Naquele mesmo dia, Noé e seus filhos, Sem, Cam e Jafé, com sua mulher e com as mulheres de seus três filhos, entraram na arca.

Gênesis 9:9 – “Vou estabelecer a minha aliança com vocês e com os seus futuros descendentes,

Gênesis 9:11 – Estabeleço uma aliança com vocês: Nunca mais será ceifada nenhuma forma de vida pelas águas de um dilúvio; nunca mais haverá dilúvio para destruir a terra”.

Gênesis 17:4 – “De minha parte, esta é a minha aliança com você. Você será o pai de muitas nações.

Gênesis 17:7 – Estabelecerei a minha aliança como aliança eterna entre mim e você e os seus futuros descendentes, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes.

Gênesis 17:21 – Mas a minha aliança, eu a estabelecerei com Isaque, filho que Sara lhe dará no ano que vem, por esta época”.

Isaías 26:20 – Vá, meu povo, entre em seus quartos e tranque as portas; esconda-se por um momento, até que tenha passado a ira dele.

Hebreus 11:7 – Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.

1 Pedro 3:20 – que há muito tempo desobederam, quando Deus esperava pacientemente nos dias de Noé, enquanto a arca era construída. Nela apenas algumas pessoas, a saber, oito, foram salvas por meio da água,

2 Pedro 2:5 – Ele não poupou o mundo antigo quando trouxe o dilúvio sobre aquele povo ímpio, mas preservou Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *