Estudo de Isaías 1:14 – Comentado e Explicado

Eu abomino as vossas luas novas e as vossas festas; elas me são molestas, estou cansado delas.
Isaías 1:14

Comentário de Albert Barnes

Suas festas designadas – isto é, suas assembléias se reuniam em horários regulares – ???? mô?êd de ??? yâ?ad para consertar, para marcar . Hengstenberg (Chris. Iii. P. 87) mostrou que esta palavra ( ?????? mô?edi^ym ) é aplicada nas Escrituras somente ao sábado, páscoa, pentecostes, dia da expiação e festa dos tabernáculos. Alexander, in loc . É aplicado a esses festivais, porque eles foram fixados por lei em determinados períodos do ano. Este verso é uma repetição muito impressionante do anterior, como se a alma estivesse cheia do assunto e disposta a se debruçar sobre ele.

Minha alma odeia – eu odeio. Salmo 11: 5 . Os substantivos ????nefesh alma e ???? rûach espírito, são freqüentemente usados ??para denotar a própria pessoa e devem ser interpretados como “eu”. Assim, Isaías 26: 9 : ‹Com a minha alma te desejo de noite; sim, com meu espírito dentro de mim te procurarei desde cedo; isto é: eu próprio te busco; Eu mesmo te desejo. Assim, a frase ‘livra minha alma’ – nap ? napheshi^y – isto é, livra-me, Salmo 22:20 ; Salmo 84: 3 ; Salmo 86: 13-14 ; para que tua alma me abençoe, Gênesis 27:19 ; sua alma habitará à vontade, Salmo 25:13 ; compare Números 11: 6 ; Levítico 16:29 ; Isaías 55: 2-3 ; Jó 16: 4 . Assim, a palavra espírito: ‹Tua vigilância preservou meu espírito ‘- ????? rûchi^yJó 10:12 ; compare o Salmo 31: 6 ; 1 Reis 21: 5 . A expressão aqui é enfática, denotando um ódio cordial: odi ex animo.

Eles são um problema – ??? ?ôrach Em Deuteronômio 1:12 , essa palavra denota um fardo, uma liderança opressiva que produz cansaço ao suportá-lo. É uma expressão forte, denotando que seus atos de hipocrisia e pecado se tornaram tão numerosos que se tornaram uma liderança pesada e opressiva.

Estou cansado de suportá-los – esta é a linguagem que é tirada do ato de carregar um fardo até que um homem se canse e desmaie. Assim, de acordo com as concepções humanas, Deus se representa como sobrecarregado com suas vãs oblações e má conduta. Não poderia haver afirmação mais impressionante dos efeitos negativos do pecado, do que mesmo a Onipotência se exaurir como com um fardo pesado e opressivo.

Comentário de E.W. Bullinger

Minha alma = eu (muito emph.) Hebraico. nephesh . App-13. Figura do discurso Anthropopatheia . App-6.

Comentário de John Calvin

14. Suas novas luas O Profeta não acrescenta nada de novo à sua doutrina anterior; mas com respeito a todas as cerimônias, nas quais não há verdade espiritual, mas apenas o brilho de uma falsa pretensão, ele declara geralmente que elas não são apenas inúteis, mas más. Portanto, devemos observar que trabalhamos sem propósito, se não adoramos a Deus da maneira correta e como o próprio Deus ordena. Em todas as coisas, Deus se deleita na verdade, mas especialmente no culto devido à sua majestade. Além disso, não apenas perdemos nosso trabalho, mas a adoração a Deus (como já dissemos) é pervertida; e nada pode ser mais perverso do que isso. Agora todas as superstições são tantas corrupções da adoração a Deus; segue-se, portanto, que eles são maus e ilegais.

A superstição pode ser vista, em si mesma ou na disposição da mente. Por si só, quando os homens têm a audácia de inventar o que Deus não ordenou. Tais são as ações que surgem da adoração à vontade ( Colossenses 2:23 ), que é comumente chamada de devoção. ( ??e?????s?e?a Um homem estabelecerá um ídolo, outro construirá capelas, outro nomeará festivais anuais e inúmeras coisas da mesma natureza. Quando os homens se aventuram a tomar tais liberdades que inventam novos modos de adoração, isso é superstição. Na disposição da mente , quando os homens imitam os serviços que são lícitos e dos quais Deus aprova, mas mantêm toda a atenção fixada na forma externa, e não atendem ao seu objetivo ou verdade. Dessa maneira, os judeus aderiram sinceramente às cerimônias que Moisés havia ordenado, mas deixaram de fora o que era da maior importância; pois eles não prestaram atenção a uma consciência pura, nunca mencionaram fé e arrependimento, não tinham conhecimento de sua culpa e, o que era ainda pior, separaram Cristo deles e não deixaram espaço para a verdade. Isso mostra claramente, como já afirmei, que era uma máscara espúria e enganosa; para que seus sacrifícios não diferissem dos sacrifícios dos gentios. Portanto, não é maravilhoso que o Senhor os chame de abominação

Não ficarei para observar as frases aqui usadas, que são diversas; e, no entanto, eles não devem ser negligenciados. Pois o Senhor percebe quão grande é a devassidão dos homens em modos de adoração artificial; e, portanto, ele amontoa uma variedade de expressões, para poder conter mais poderosamente essa devassidão e novamente declara que essas ações lhe são odiosas. Além disso, porque os homens se lisonjeiam e tolamente toleram a crença de que o Senhor manterá, de alguma forma, os artifícios ociosos que eles criaram, ele declara, pelo contrário, que os considera com detestação e aversão.

Referências Cruzadas

Isaías 43:24 – Você não me comprou qualquer cana aromática, nem me encheu com a gordura de seus sacrifícios. Mas você me sobrecarregou com os seus pecados e me deixou exausto com suas ofensas. “

Isaías 61:8 – “Porque eu, o Senhor, amo a justiça e odeio o roubo e toda maldade. Em minha fidelidade os recompensarei e com eles farei aliança eterna.

Amós 2:13 – “Agora, então, eu os amassarei como uma carroça amassa a terra quando carregada de trigo.

Amós 5:21 – “Eu odeio e desprezo as suas festas religiosas; não suporto as suas assembléias solenes.

Zacarias 11:8 – Num mês eu me livrei dos três pastores. Porque eu me cansei deles e o rebanho me detestava.

Malaquias 2:17 – “Vocês têm cansado o Senhor com as suas palavras. ‘Como o temos cansado? ’, vocês ainda perguntam. Quando dizem: ‘Todos os que fazem o mal são bons aos olhos do Senhor, e ele se agrada deles’ e também quando perguntam: ‘Onde está o Deus da justiça? ’ “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *