Estudo de Jeremias 16:11 – Comentado e Explicado

Tu lhe dirás: é porque vossos pais me abandonaram – oráculo do Senhor -, para correr atrás de outros deuses, rendendo-lhes um culto e ante eles se prosternando, porque me abandonaram e deixaram de observar a minha lei; e
Jeremias 16:11

Comentário de Albert Barnes

A sentença severa proferida sobre eles é a conseqüência da idolatria persistida por muitas gerações até que finalmente se aprofundou na apostasia nacional.

Comentário de John Calvin

Mas ele então diz : Responderás: Porque vossos pais me abandonaram; eles foram atrás de deuses estrangeiros, serviram e os adoraram; e eu eles abandonaram e minha lei não cumpriram, e vocês fizeram pior. (163) Deus em primeiro lugar acusou seus pais, não que o castigo deveria ter caído sobre seus filhos, a menos que eles seguissem a maldade de seus pais, mas o homens daquela idade mereciam ser visitados com o julgamento que seus pais mereciam. Além de bem conhecida é a declaração de que Deus considera as iniqüidades dos pais para seus filhos; ( Êxodo 20: 5 ; Êxodo 34: 7 ; Deuteronômio 5: 9 ) e ele age assim com justiça, pois ele pode executar vingança pelos pecados em toda a raça humana, de acordo com o que Cristo diz:

“Sobre ti virá o sangue de todos os piedosos, desde o justo Abel até Zacarias, filho de Baracias.” ( Mateus 23:35 ; Lucas 11:51 )

Assim, muitas vezes a Escritura declara que os filhos serão punidos com seus pais, porque Deus, uma vez ou outra, exigirá uma conta de todos os pecados, e assim fará as pazes por sua longa tolerância, pois enquanto espera pelos homens e gentilmente convida através de sua paciência para se arrepender; assim, quando ele não vê esperança, inflige todos os seus flagelos. Portanto, não é de admirar que as crianças sejam mais severamente punidas após a iniquidade ter prevalecido por muitas idades.

Vemos, portanto, que essas duas coisas não são inconsistentes – que Deus conecta o castigo dos filhos com o de seus pais e que ele não castiga os inocentes. De fato, vemos isso cumprido,

“A alma que pecar morrerá; os filhos não levarão a iniqüidade de seus pais, nem o pai a iniqüidade de seu filho ”( Ezequiel 18: 4 )

pois Deus nunca mistura filhos com seus pais, a não ser que sejam seus companheiros na maldade. Mas, no entanto, não há nada para impedir que Deus castigue os filhos pelos pecados de seus pais, especialmente quando eles se precipitam continuamente em pecados piores, quando os filhos, como veremos adiante, excederem seus pais em todos os tipos de maldade.

Aprendemos ainda com esta passagem que eles apresentam uma pretensão vã que alega contra nós os exemplos dos Padres, como vemos agora a ser feito por aqueles sob o papado; pois o escudo que eles ousadamente colocaram contra nós é este, que eles imitam os exemplos dos pais. Mas Deus declara aqui que eles eram dignos de punição dupla que não se arrependeram quando viram que seus pais haviam sido ímpios e transgressores da lei.

Notemos agora os pecados que Deus menciona: ele diz que eles o abandonaram . Que as pessoas não podiam desculpar-se por se desviar, como os pagãos infelizes, a quem nenhum Profeta havia sido enviado, e nenhuma lei havia sido dada. Portanto, os pagãos tinham mais alguma desculpa do que os judeus. A verdade de fato respeitando tudo era que todos eles eram apóstatas, pois Deus havia ligado a raça humana a si mesmo, e todos os que seguiam superstições eram justamente acusados ??do pecado da apostasia; havia ainda uma maior atrocidade de maldade no povo judeu, pois Deus havia posto diante deles sua lei, haviam sido educados como era em sua escola, sabiam o que era a religião verdadeira, eram capazes de distinguir o Deus verdadeiro de deuses fictícios. Agora vemos então o significado da expressão: Eles me abandonaram: e é repetida duas vezes, porque era necessário provar os judeus como culpados, para que suas bocas parassem; pois vimos que eles seriam assim despertados de sua insensibilidade, na medida em que nunca teriam cedido nem reconhecido seus pecados, se não fossem constrangidos.

Ele diz ainda, que eles foram atrás de deuses estrangeiros, os serviram e os adoraram. Agora, essa declaração aumenta novamente seus pecados, pois os judeus preferiram suas próprias invenções ao verdadeiro Deus, que por tantos sinais e testemunhos havia manifestado sua glória e feito conhecia seu poder entre eles. Como então Deus havia testemunhado abundantemente seu poder, não era de modo algum uma ingratidão suportável neles seguir deuses estranhos, dos quais eles apenas ouviram falar. Os pagãos de fato vangloriavam-se em vão de seus ídolos, e espalharam muitas fábulas para atrair homens infelizes à adoração falsa e corrupta, mas os judeus sabiam quem era o verdadeiro Deus. Crer nas fábulas dos pagãos, e não na lei e na própria experiência, não era essa a impiedade mais baixa? Essa foi a razão pela qual Deus reclamou que deuses estrangeiros eram adorados por eles.

Então ele acrescenta: Eles os serviram e os adoraram. O verbo servir é freqüentemente usado pelos hebreus para expressar adoração, como já declaramos em outro lugar; e assim é refutada a loucura dos papistas que negam ser idólatras, porque adoram imagens e estátuas com dulla, isto é, com serviço, se assim o podemos prestar, e não com latria, como se as Escrituras condenassem a idolatria nunca usou esse verbo. Mas Deus condena aqui os judeus porque eles serviram a deuses estranhos, porque deram crédito às falsas e vãs ficções dos pagãos; e então ele acrescenta a ação externa, que eles se prostravam diante de seus ídolos.

No final deste versículo, ele mostra como havia sido abandonado, mesmo porque eles não cumpriam sua lei. Ele então confirma o que eu já afirmei, que havia por causa disso uma apostasia pior entre os judeus, pois eles haviam consciente e voluntariamente abandonado a fonte de água viva, como vimos no segundo capítulo: portanto, a simples ignorância não é o que aqui é repreendido, como se eles tivessem pecado por erro ou falta de conhecimento, mas haviam rejeitado a adoração a Deus por assim dizer. O resto vou adiar até amanhã.

11. Diga-lhes: Porque vossos pais me abandonaram , diz o Senhor, e andaram atrás de deuses estrangeiros, e os serviram, e se inclinaram diante deles: Sim, eles me abandonaram e a minha lei não o cumpriu.

12. E vos tornastes maus, fazendo pior do que vossos pais; Pois eis que todos andais andando, segundo as resoluções de seu próprio coração maligno, para não me ouvir.

Na primeira parte, é apresentada a conduta de seus pais; no segundo, a conduta de seus pais e a deles. E a conduta “pior” deles não foi dar ouvidos à voz de Deus por seus profetas. – Ed .

Comentário de E.W. Bullinger

não guardou a minha lei. Referência ao Pentateuco (Ex. 20). App-92.

Referências Cruzadas

Juízes 2:12 – Abandonaram o Senhor, o Deus dos seus antepassados, que os havia tirado do Egito, e seguiram e adoraram vários deuses dos povos ao seu redor, provocando a ira do Senhor.

Juízes 10:13 – Mas vocês me abandonaram e prestaram culto a outros deuses. Por isso não os livrarei mais.

Neemias 9:26 – “Mas foram desobedientes e se rebelaram contra ti; deram as costas para a tua Lei. Mataram os teus profetas, que os tinham advertido que se voltassem para ti; e te fizeram ofensas detestáveis.

Salmos 106:35 – em vez disso, misturaram-se com as nações e imitaram as suas práticas.

Jeremias 2:8 – Os sacerdotes não perguntaram pelo Senhor; os intérpretes da lei não me conheciam, e os líderes do povo se rebelaram contra mim. Os profetas profetizavam em nome de Baal, seguindo deuses inúteis.

Jeremias 5:7 – “Por que deveria eu perdoar-lhe isso? Seus filhos me abandonaram e juraram por aqueles que não são deuses. Embora eu tenha suprido as suas necessidades, eles cometeram adultério e freqüentaram as casas de prostituição.

Jeremias 8:2 – Serão expostos ao sol e à lua e a todos os astros do céu, que eles amaram, aos quais prestaram culto e os quais seguiram, consultaram e adoraram. Não serão ajuntados nem enterrados, mas se tornarão esterco sobre o solo.

Jeremias 9:14 – Em vez disso, seguiram a dureza de seus próprios corações, indo atrás dos baalins, como os seus antepassados lhes ensinaram”.

Ezequiel 11:21 – Mas, quanto àqueles cujos corações estão afeiçoados às suas imagens repugnantes e aos ídolos detestáveis, farei cair sobre suas próprias cabeças aquilo que eles têm feito, palavra do Soberano Senhor”.

Daniel 9:10 – não te demos ouvidos, Senhor, nosso Deus, nem obedecemos às leis que nos deste por meio dos teus servos, os profetas.

1 Pedro 4:3 – No passado vocês já gastaram tempo suficiente fazendo o que agrada aos pagãos. Naquele tempo vocês viviam em libertinagem, na sensualidade, nas bebedeiras, orgias e farras, e na idolatria repugnante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *