Estudo de Jeremias 18:10 – Comentado e Explicado

Se, porém, tal nação proceder mal diante de meus olhos e não escutar minha palavra, recuarei do bem que lhe decidira fazer.
Jeremias 18:10

Comentário de John Calvin

Agora segue a cláusula oposta: Mas se fizer o mal diante dos meus olhos, para não ouvir a minha voz ; isto é, quando uma nação for plantada através da minha bondade (pois isso é exigido pelo contexto), então me arrependo etc. etc. Com essa denúncia, entende-se que Deus jogaria no pó aqueles a quem favoreceu com singularidade. benefícios, devido aos abusos cometidos; embora ele tivesse dito: “Quando prometo generosamente e livremente a uma nação ou um reino tudo o que pode ser desejado, exceto que meu favor e bondade sejam corretamente recebidos, então me arrependo do bem que lhe foi feito”. O significado é que o caminho do perdão está sempre aberto, quando um pecador se volta para Deus, e que é inútil que os homens se vangloriem das promessas de Deus, exceto que, com medo e obediência, se submetem a ele.

Ambas as coisas eram necessárias; isto é, que os judeus deveriam saber que Deus seria suplicado se se arrependessem, e que suas promessas não poderiam ser estendidas àqueles que eram culpados de abuso grave como um total desrespeito à sua lei e seus profetas. Então, o Profeta menciona aqui o curso comum: – assim que os homens se arrependerem, eles podem esperar de forma segura e plena as coisas boas de Deus, pois ele está inclinado à misericórdia; e então, que nenhuma nação, por mais que se destaque em dons, deve ceder a uma confiança tola e usar sua glória atual como meio de desprezar seu doador, pois Deus pode tirar o que ele deu. A verdadeira importância do todo é que não podemos esperar usufruir dos benefícios que Deus nos concede, a menos que perseveremos na fidelidade e no medo dele. De fato, é certo que as bênçãos de Deus não dependem da dignidade do homem; mas ainda assim ele não terá sua recompensa para ser desprezada, como foi o caso dos judeus, e hoje em dia é uma coisa comum no mundo. Segue agora, –

Referências Cruzadas

Números 14:22 – que nenhum dos que viram a minha glória e os sinais miraculosos que realizei no Egito e no deserto, e me puseram à prova e me desobedeceram dez vezes —

Números 14:34 – Durante quarenta anos vocês sofrerão a conseqüência dos seus pecados e experimentarão a minha rejeição; cada ano corresponderá a cada um dos quarenta dias em que vocês observaram a terra’.

1 Samuel 2:30 – Portanto, o Senhor, o Deus de Israel, declara: ‘Prometi à sua família e à linhagem de seu pai, que ministrariam diante de mim para sempre’. Mas agora o Senhor declara: ‘Longe de mim tal coisa! Honrarei aqueles que me honram, mas aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo.

1 Samuel 13:13 – Disse Samuel: “Você agiu como tolo, desobedecendo ao mandamento que o Senhor seu Deus lhe deu; se você tivesse obedecido, ele teria estabelecido para sempre o seu reinado sobre Israel.

1 Samuel 15:11 – “Arrependo-me de ter constituído a Saul rei, pois ele me abandonou e não seguiu as minhas instruções”. Samuel ficou irado e clamou ao Senhor toda aquela noite.

1 Samuel 15:35 – Nunca mais Samuel viu a Saul, até o dia de sua morte, embora se entristecesse por causa dele porque o Senhor arrependeu-se de ter estabelecido Saul como rei de Israel.

Salmos 125:5 – Mas aos que se desviam por caminhos tortuosos, o Senhor dará o castigo dos malfeitores. Haja paz em Israel!

Jeremias 7:23 – Dei-lhes, entretanto, esta ordem: Obedeçam-me, e eu serei o seu Deus e vocês serão o meu povo. Vocês andarão em todo o caminho que eu lhes ordenar, para que tudo lhes vá bem.

Ezequiel 18:24 – “Se, porém, um justo se desviar de sua justiça, e cometer pecado e as mesmas práticas detestáveis dos ímpios, deverá ele viver? Nenhuma das coisas justas que fez será lembrada! Por causa da infidelidade de que é culpado e por causa dos pecados que cometeu, ele morrerá.

Ezequiel 33:18 – Se um justo se afastar de sua justiça e fizer o mal, morrerá.

Ezequiel 45:20 – Você fará o mesmo no dia sete do mês em favor de qualquer pessoa que pecar sem intenção ou por ignorância; assim vocês deverão fazer propiciação em favor do templo.

Sofonias 1:6 – aqueles que se desviam de seguir o Senhor; não o buscam nem o consultam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *