Estudo de Jeremias 32:16 – Comentado e Explicado

Depois de ter entregue a Baruc, filho de Néria, o contrato de venda, dirigi ao Senhor a seguinte oração:
Jeremias 32:16

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 32: 16-22 . Quando entreguei a evidência, orei ao Senhor – O que ele orou por nós aprendemos nos seguintes versículos: pelo qual parece que ele não estava sem algumas dúvidas e perplexidades nesse negócio. E apesar de ter rendido uma obediência pronta e absoluta ao mandamento de Deus, ele ora por uma revelação mais clara de seu significado no assunto. Dizendo: Ah, Senhor Deus! & c. – Ele começa sua oração com um reconhecimento do poder infinito de Deus, manifestado em suas obras, tanto da criação quanto da providência, pela qual ele se mostra maravilhoso em suas misericórdias e terrível em seus julgamentos. É notável que o próprio Deus faz uso desses exemplos para confirmar a fé de seu povo em sua capacidade de fazer o que bem entender, Jeremias 27: 5 . E os servos de Deus são frequentemente representados em escritos sagrados como dando a Deus tais nomes e títulos, e atribuindo a ele tais atributos, que foram calculados para fortalecer sua fé na oração. E não há nada muito difícil para ti – hebraico, ?? ????? ???? , maravilhoso demais para ti, ou, escondido de ti, como alguns retratam a cláusula: isto é, fora do alcance da tua sabedoria e poder para fazer passar. Tu mostras benignidade para milhares e recompensas, etc. – Este nome Deus se deu, Êxodo 34: 7 ; Deuteronômio 5: 9-10 , onde veja as notas; e com relação à última cláusula, a nota sobre Jeremias 31: 29-30 . O grande, poderoso Deus, o Senhor dos Exércitos – O Deus da infinita majestade, do poder ilimitado e do domínio universal, e, portanto, digno de toda adoração e louvor, de toda reverência e medo, de toda sujeição e obediência. Grande em conselho e poderoso em trabalho – que é infinitamente sábio em ordenar todos os eventos, e poderoso em colocar teus decretos em execução. Teus olhos estão abertos em todos os caminhos, etc. – Vendo o mal e o bem, e isso não como um espectador despreocupado, mas como um juiz observador; dar a cada um de acordo com seus caminhos – recompensar ou punir os homens de acordo com suas ações e com os princípios dos quais procedem. Quem pôs sinais e prodígios na terra do Egito – Quem fez prodígios de justiça na terra do Egito, que permanecem, se não nas marcas, ainda nos memoriais deles, até os dias de hoje. E em Israel – e as mais maravilhosas maravilhas de misericórdia em Israel, tirando-as do Egito pelo mar Vermelho, chovendo maná sobre elas e codornizes do céu, e buscando água da rocha para elas; e entre outros homens – E também fez muitas obras maravilhosas em outros lugares, pelos quais te fizeste um nome glorioso.

Comentário de Adam Clarke

Eu orei ao Senhor – e que oração! Que peso da matéria, sublimidade da expressão, profunda veneração, justa concepção, unção divina, suplicação poderosa e força da fé! Histórico, sem planicidade; condensado, sem obscuridade; confessando o maior dos crimes contra os mais justos dos seres, sem desesperar sua misericórdia ou presumir sua bondade: uma confissão que, de fato, reconhece que a justiça de Deus deve ferir e destruir, se sua infinita bondade não dissesse: perdoarei e sobra.

Comentário de John Calvin

Embora o Profeta estivesse cumprindo seu próprio cargo, ele confessa que estava perplexo com a visão. Parece, portanto, que o conselho de Deus nem sempre foi conhecido em tudo pelos Profetas, mas na medida do necessário. No entanto, os Profetas não foram tomados de êxtase como adivinhos pagãos, que fingiram que foram levados além de todos os seus sentidos. Não havia então esse fanatismo nos Profetas, de modo que falavam como soar bronze ou como o traseiro de Balaão; mas o Senhor descobriu a eles o que ensinavam. Eles eram então discípulos, para que eles entregassem fielmente ao povo, como se fosse de mão em mão, o que estava comprometido com eles. Mas o conhecimento com o qual eles eram dotados não era inconsistente com a ignorância em relação a algumas coisas; como quando o Profeta disse: Casas, campos e vinhedos ainda serão comprados, ele sabia que Deus prometera a restituição da terra e do povo, nem a própria visão era um enigma obscuro; mas ainda assim a razão foi escondida dele e, portanto, a perplexidade da qual ele agora fala; por estar surpreso com uma coisa tão maravilhosa, ele recorreu à oração e confessou que sua mente estava perplexa. A maravilha então do Profeta procedeu de sua ignorância; mas essa ignorância não era incompatível com o conhecimento profético. Pois tanto quanto era necessário, e o ofício de professor exigia, ele sem dúvida entendeu o conselho de Deus; mas tal era a altura ou a profundidade desse mistério, que ele foi obrigado a confessar que era uma obra de Deus que superava todos os seus pensamentos.

Agora percebemos como essas duas coisas são consistentes – o conhecimento profético com o qual Jeremias foi dotado e a ignorância que o levou a fazer essa exclamação. Ele sabia com certeza o que lhe fora mostrado na visão, mas qual era o plano e como o trabalho poderia ser feito por Deus, parecia incompreensível e, portanto, seu espanto. Ele, portanto, diz que orou: e com isso somos ensinados que, sempre que pensamentos surgirem em nossas mentes, que nos lançam aqui e ali, devemos fugir para a oração. Muitos aumentam suas ansiedades, fomentando-as, enquanto se voltam para todos os cantos, satisfazem seus próprios pensamentos e se cansam sem nenhum benefício. Sempre que, portanto, qualquer ansiedade se esconde furtivamente em nossas mentes, deixe-nos saber que o remédio deve ser aplicado no devido tempo, ou seja, orar a Deus; para que ele possa nos aliviar e não nos deixar afundar nas profundezas, como costuma acontecer a todos os curiosos, e dar rédeas soltas à própria imaginação.

Vemos agora que o Profeta ficou muito surpreso e, no entanto, de modo a não procurar mais do que aquilo que era lucrativo; mas ele imediatamente orou, para que Deus o fizesse entender o que entristecia sua mente. Sua oração segue, a qual, no entanto, não descobre imediatamente a mente do Profeta, pois ele não mostra o propósito de sua oração até que ele chegue ao versículo 25 ( Jeremias 32:25 ). Mas ele parece aqui se referir a muitas coisas não relacionadas ao seu assunto. Seu desígnio deve ser verificado a partir da conclusão de sua oração: “Ó Senhor”, diz ele, “por que me pediste para comprar o campo que agora está nas mãos dos inimigos? os caldeus a possuem; e me pediste que jogasse fora meu dinheiro. ” Essa foi substancialmente sua oração.

Mas Jeremias parece vagar e tomar longos circuitos quando diz: “Tu fizeste os céus e a terra por tua grande força e braço estendido; nada é maravilhoso para ti; Tu mostras misericórdia a milhares de gerações; pagas a iniqüidade dos pais aos filhos; teu nome é Jeová dos exércitos; tu és grande no conselho e excelente no trabalho; teus olhos estão abertos ”etc. Essas coisas parecem não pertencer em nenhum grau ao assunto atual. Mas o objetivo do Profeta, sem dúvida, era restringir-se, por assim dizer, colocando uma rédea, para que ele pudesse concordar com o conselho de Deus, embora isso fosse oculto e incompreensível para ele: pois se ele se apressasse imediatamente a oração, ele poderia, na primeira explosão de seus sentimentos, ter contendido com Deus; pois tal é a disposição e o caráter do homem, quando de repente se dirige a Deus, que ele transborda além de toda moderação. O Profeta, então, que compreendeu bem que não há moderação nos homens que julgue correta e calmamente as obras de Deus, ergueu contra si estas cercas e colocou, por assim dizer, barreiras ao seu redor, para que ele não tivesse mais liberdade do que estava certo. Deixei. sabemos então que esses altos termos nos quais o Profeta falou foram projetados para esse fim – que ele possa produzir moderação e humildade em si mesmo, a fim de verificar todos os pensamentos errantes pelos quais os homens costumam se desviar. Vamos agora às palavras:

Referências Cruzadas

Gênesis 32:9 – Então Jacó orou: “Ó Deus de meu pai Abraão, Deus de meu pai Isaque, ó Senhor que me disseste: ‘Volte para a sua terra e para os seus parentes e eu o farei prosperar’;

2 Samuel 7:18 – Então o rei Davi entrou no tabernáculo, assentou-se diante do Senhor, e orou: “Quem sou eu, ó Soberano Senhor, e o que é a minha família, para que me trouxesses a este ponto?

Jeremias 12:1 – Tu és justo, Senhor, quando apresento uma causa diante de ti. Contudo, eu gostaria de discutir contigo sobre a tua justiça. Por que o caminho dos ímpios prospera? Por que todos os traidores vivem sem problemas?

Ezequiel 36:35 – Estes dirão: “Esta terra que estava arrasada tornou-se como o jardim do Éden; as cidades que jaziam em ruínas, arrasadas e destruídas, agora estão fortificadas e habitadas”.

Filipenses 4:6 – Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *