Estudo de Lamentações 3:19 – Comentado e Explicado

A lembrança de meus tormentos e minhas misérias é para mim absinto e veneno.
Lamentações 3:19

Comentário de Albert Barnes

Lembrando – Ou, como na margem. É uma oração ao Senhor.

Minha miséria – Ou “meu” sem-teto (nota Lamentações 1: 7 ).

Comentário de John Calvin

O verbo pode ser considerado como imperativo; é um humor infinito, mas é frequentemente considerado em hebraico um imperativo. Assim, muitos consideram uma oração. Lembre-se da minha aflição e do meu problema, da fel e do veneno. Isso pode ser admitido; mas o que os outros ensinam eu prefiro: que esse versículo depende do último. Pois o Profeta parece aqui expressar como ele quase se afastou da esperança, de modo que ele não encontrou mais força de Deus, mesmo porque estava sobrecarregado de males; pois é muito irracional pensar que aqueles que já experimentaram a misericórdia de Deus rejeitem a esperança, para não acreditar que devem fugir mais a Deus. O que parece, então, de modo algum congruente, o Profeta aqui, de alguma maneira, desculpa, e mostra que não era estranho que ele sucumbisse sob males extremos, pois havia sido tão pressionado por aflições e angústias que sua alma se tornou cheia de coisas. veneno e fel. (181)

Mas, enquanto isso, ele mostra pela palavra lembrar: como uma provação como essa, quando chega, se apodera de nossas mentes, isto é, quando pensamos demais em nossos males. Pois os fiéis devem ter um curso intermediário em suas aflições, para que não contraiam um torpor; pois, à medida que surgem indiferença e estupidez, eles devem despertar para a devida consideração de seus males; mas a moderação deve ser observada, para que a tristeza não nos engula, como Paulo também nos adverte ( 2 Coríntios 2: 7. ) Os que então fixam demais suas mentes na lembrança de seus males, gradualmente abrem a porta a Satanás, que podem encher seus corações e pensamentos com desespero. O Profeta então descreve aqui a fonte dos males, quando ele diz, que se lembra de suas aflições e problemas; e adequado a isso é o que se segue imediatamente:

Comentário de E.W. Bullinger

Lembrando = Lembre-se.

Comentário de John Wesley

Lembrando minha aflição e minha miséria, o absinto e a fel.

Absinto – Absinto e fel, são frequentemente utilizados para significar grande aflição.

Referências Cruzadas

Neemias 9:32 – “Agora, portanto, nosso Deus, ó Deus grande, poderoso e temível, fiel à tua aliança e misericordioso, não fiques indiferente a toda a aflição que veio sobre nós, sobre os nossos reis e os nossos líderes, sobre os nossos sacerdotes e profetas, sobre os nossos antepassados e sobre todo o teu povo, desde os dias dos reis da Assíria até hoje.

Jó 7:7 – Lembra-te, ó Deus, de que a minha vida não passa de um sopro; meus olhos jamais tornarão a ver a felicidade.

Salmos 89:47 – Lembra-te de como é passageira a minha vida. Terás criado em vão todos os homens?

Salmos 89:50 – Lembra-te, Senhor, das afrontas que o teu servo tem sofrido, das zombarias que no íntimo tenho que suportar de todos os povos,

Salmos 132:1 – Senhor, lembra-te de Davi e das dificuldades que enfrentou.

Jeremias 9:15 – Por isso, assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: “Vejam! Farei este povo comer comida amarga e beber água envenenada.

Lamentações 3:5 – Ele me sitiou e me cercou de amargura e de pesar.

Lamentações 3:15 – Fez-me comer ervas amargas e fartou-me de fel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *