Estudo de Lamentações 3:4 – Comentado e Explicado

Consumiu minha carne e minha pele, partiu meus ossos.
Lamentações 3:4

Comentário de Albert Barnes

Envelhecido – Ou desperdiçado: sua força se esvai lentamente enquanto ele se afasta de tristeza.

Ele quebrou meus ossos – Esta cláusula completa a representação das agonias físicas do sofredor. Aqui a idéia é a da dor aguda.

Comentário de John Calvin

Estas, como parece evidentemente, são palavras metafóricas. A doença muitas vezes faz as pessoas parecerem velhas, pois a dor procede à magreza: assim a pele é contraída e as rugas da velhice aparecem mesmo nos jovens. Como, então, as tristezas exaurem a umidade e a força, daí se diz que ele envelhece e se afasta de luto. É isso que o Profeta agora quer dizer. Deus, diz ele , fez minha carne e minha pele envelhecerem, ou seja, ele me desgastou, por dentro e por fora, de modo que estou quase exausta.

Ele então acrescenta: Ele quebrou meus ossos Isso parece ser hiperbólico; mas já dissemos em outro lugar que esse símile nem sempre expressa a grandeza da tristeza que os fiéis sentem sob o sentido da ira de Deus. Tanto Davi quanto Ezequias falaram dessa maneira; mais, Ezequias compara Deus a um leão,

“Como leão”, diz ele, “ele quebrou meus ossos”.
( Isaías 38:13 .)

E Davi diz que seus ossos foram gastos, em outro que eles foram quebrados e em outro foram reduzidos a cinzas; pois não há nada mais terrível do que sentir que Deus está zangado conosco. O Profeta, então, não considerou apenas as calamidades externas, mas a evidência da vingança de Deus; pois o povo não podia ver mais nada em suas angústias, exceto que Deus era seu inimigo – e isso era verdade; pois Deus muitas vezes os exortara ao arrependimento; mas sobre aqueles a quem julgara incuráveis, por fim, como era justo, derramou sua vingança ao máximo. Essa foi a razão pela qual o Profeta disse que Deus havia quebrado seus ossos. Ele então acrescenta:

Comentário de John Wesley

Minha carne e minha pele ele envelheceu; ele quebrou meus ossos.

Envelhecido – Toda a minha beleza se foi e toda a minha força.

Referências Cruzadas

Jó 16:8 – Tu me deixaste deprimido, o que é uma testemunha disso; a minha magreza se levanta e depõe contra mim.

Salmos 22:14 – Como água me derramei, e todos os meus ossos estão desconjuntados. Meu coração se tornou como cera; derreteu-se no meu íntimo.

Salmos 31:9 – Misericórdia, Senhor! Estou em desespero! A tristeza me consome a vista, o vigor e o apetite.

Salmos 32:3 – Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer.

Salmos 38:2 – Pois as tuas flechas me atravessaram, e a tua mão me atingiu.

Salmos 51:8 – Faze-me ouvir de novo júbilo e alegria; e os ossos que esmagaste exultarão.

Salmos 102:3 – Esvaem-se os meus dias como fumaça; meus ossos queimam como brasas vivas.

Isaías 38:13 – Esperei pacientemente até o alvorecer, mas como um leão ele quebrou todos os meus ossos; dia e noite foste acabando comigo.

Jeremias 50:17 – “Israel é um rebanho disperso, afugentado por leões. O primeiro a devorá-lo foi o rei da Assíria; e o último a esmagar os seus ossos foi Nabucodonosor, rei da Babilônia. “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *