Estudo de Miquéias 4:4 – Comentado e Explicado

Mas cada um habitará debaixo de sua vinha e debaixo de sua figueira, sem que ninguém o moleste; porque assim o prometeu, por sua boca, o Senhor dos exércitos.
Miquéias 4:4

Comentário de Albert Barnes

Mas – e

Sentarão cada homem, debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira – a Palestina era o lar da videira e da figueira. As vinhas eram uma propriedade comum, possuída por todos, exceto pelos muito pobres, ou mesmo por eles Neemias 5: 4 ; Jeremias 39:10 . A terra era “uma terra de pão e vinhedos” 2 Reis 18:32 . ; Ezekiel 15:1-8 ; Ezekiel 17:5-10 ; Ezekiel 19:10 ; Hosea 10:1 ). A videira era o emblema do povo, nos salmistas e profetas ( Salmo 80: 8 ss; Isaías 3:14 ; Isaías 5: 1 ss; Isaías 27: 2 ; Jeremias 2:21 ; Jeremias 12:10 ; Ezequiel 15: 1 -8 ; Ezequiel 17: 5-10 ; Ezequiel 19:10 ; Oséias 10: 1 ). O cacho de uvas ou a folha da videira aparecem como emblemas característicos das moedas judaicas, principalmente nos tempos de suas revoltas sob Vespasiano e Adriano. O figo também é mencionado como parte da fecundidade característica do Deuteronômio 8: 8 da Palestina.

Também era uma propriedade universal 2 Reis 18:32 . Ambos formaram mandris naturais; o figo tinha o nome provavelmente de seu comprimento, a videira do arco feita por seus galhos caídos. Ambos formaram, nesses países quentes, um tom agradecido. A videira, erguendo-se com seu caule único, foi espalhada sobre treliça ou por adereços, de modo a incluir um espaço considerável. Mesmo na Itália, uma única videira sombreava um pórtico. Na Palestina, cresceu pelas paredes da casa Salmo 128: 3 .

Os rabinos relatam como seus antepassados ??se sentaram e estudaram sob a figueira, como Natanael sem dúvida meditava ou orava sob um deles, quando Jesus, sendo Deus, o viu João 1:48 . Ela exibe uma imagem da paz doméstica, cada família reunida em harmonia e descansada sob a proteção de Deus, cada uma satisfeita com o que tem, nem cobiçando a outra nem perturbada por si mesma. O vinho é explicado nas Sagradas Escrituras como um emblema de alegria e o figo de doçura. Cirilo: “Porque doce é a palavra do Salvador, e sabe alegrar o coração do homem; doce também e cheia de alegria é a esperança do futuro, com a qual somos enriquecidos em Cristo.

Essa era a sorte de Israel nos dias pacíficos de Salomão 1 Reis 4:25 , cuja paz já havia sido feita a imagem do Evangelho Mateus 12:42 , fez com que seu reino fosse selecionado como um emblema daqueles que deveriam cair diante de Cristo e servi-Lo Salmo 60: 12: 10-11 . Lap .: “Tal é o mais silencioso destemor que a lei de Cristo traz, como sendo a lei da caridade, paz e concórdia.”

E ninguém os temerá – o “Nem homem nem diabo; pois o Senhor nos deu o poder de “pisar em serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo, e disse: nada vos prejudicará” Lucas 10:19 , e nos ordenou: “não temam os que matam o corpo ” Mateus 10:28 . Testemunhe o poder que Ele deu aos seus apóstolos e mártires.

Pois a boca do Senhor dos Exércitos o falou – Os profetas costumam acrescentar isso, quando o que eles dizem parece, por sua grandeza, crença passada. No entanto, será assim, porque Ele disse: “o Senhor” que não muda, “O Senhor dos Exércitos”, a cujos comandos todas as criaturas estão sujeitas, cuja palavra é a verdade com quem falar é fazer.

Comentário de John Wesley

Mas eles sentarão todo homem debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira; e ninguém os temerá; porque a boca do SENHOR dos Exércitos o falou.

Eles – Os remidos do Senhor, redimidos do cativeiro babilônico, o tipo de uma maior redenção por Cristo.

Sentarão – Ou seja, gozarão de paz, segurança e abundância. Isso foi realizado de maneira mais completa nos dias do evangelho.

Comentário de Adam Clarke

Sob a videira e a figueira – Uma expressão proverbial, indicativa de perfeita paz, segurança e conforto rural. Veja em Isaías 2: 1 ; (Nota). Este versículo é um complemento à profecia, como está em Isaías. Veja Clarke em Miquéias 4: 1 ; (Nota).

Comentário de E.W. Bullinger

sentar = habitar.

abaixo, etc. Compare 1 Reis 4:25 . Zacarias 3:10 .

Senhor dos exércitos. Veja a nota em 2 Samuel 1: 3 .

diz o SENHOR = é o oráculo de Jeová.

pára = é manco.

reunir = reunir. Compare Salmos 147: 2 . Ezequiel 34:13 ; Ezequiel 37:21 .

Comentário de John Wesley

Mas eles sentarão todo homem debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira; e ninguém os temerá; porque a boca do SENHOR dos Exércitos o falou.

Eles – Os remidos do Senhor, redimidos do cativeiro babilônico, o tipo de uma maior redenção por Cristo.

Sentarão – Ou seja, gozarão de paz, segurança e abundância. Isso foi realizado de maneira mais completa nos dias do evangelho.

Referências Cruzadas

1 Reis 4:25 – Durante a vida de Salomão, Judá e Israel viveram em segurança, cada homem debaixo da sua videira e da sua figueira, desde Dã até Berseba.

Isaías 1:20 – mas, se resistirem e se rebelarem, serão devorados pela espada”. Pois o Senhor é quem fala!

Isaías 26:16 – Senhor, no meio de aflição te buscaram; quando os disciplinaste sussurraram uma oração.

Isaías 40:5 – A glória do Senhor será revelada, e, juntos, todos a verão. Pois é o Senhor quem fala”.

Isaías 54:14 – Em retidão você será estabelecida: A tirania estará distante; você não terá nada a temer. O pavor estará removido para longe; ele não se aproximará de você.

Isaías 58:14 – então você terá no Senhor a sua alegria, e eu farei com que você cavalgue nos altos da terra e se banqueteie com a herança de Jacó, seu pai. ” Pois é o Senhor quem fala.

Jeremias 23:5 – “Dias virão”, declara o Senhor, “em que levantarei para Davi um Renovo justo, um rei que reinará com sabedoria e fará o que é justo e certo na terra.

Ezequiel 34:25 – ” ‘Farei uma aliança de paz com elas e deixarei a terra livre de animais selvagens para que possam, com segurança, viver no deserto e dormir nas florestas.

Ezequiel 34:28 – Eles não serão mais saqueados pelas nações, nem os animais selvagens os devorarão. Viverão em segurança, e ninguém lhes causará medo.

Ezequiel 38:11 – Você dirá: “Invadirei uma terra de povoados; atacarei um povo pacífico e que de nada suspeita, onde todos moram em cidades sem muros, sem portas e sem trancas.

Ezequiel 39:26 – Eles se esquecerão da vergonha por que passaram e de toda a infidelidade que mostraram para comigo enquanto viviam em segurança em sua terra sem que ninguém lhes causasse medo.

Zacarias 3:10 – ” ‘Naquele dia’, declara o Senhor dos Exércitos, ‘cada um de vocês convidará seu próximo para assentar-se debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira’ “.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *