Estudo de Salmos 102:10 – Comentado e Explicado

devido à vossa cólera indignada, pois me tomastes para me lançar ao longe.
Salmos 102:10

Comentário de Albert Barnes

Por causa da tua indignação e da tua ira – hebraico, “pela face da tua indignação”, etc. Isto é – ele considerou todos os seus sofrimentos como prova da indignação e ira de Deus contra ele. Ver Salmo 90: 7-9 .

Pois tu me levantaste – Antigamente. Tu me deste prosperidade; tu me deste um lugar elevado e honrado entre os homens.

E me derrubei – Você me levou a uma condição baixa, e sinto isso ainda mais pelo fato de ter desfrutado de prosperidade. Compare as notas no Salmo 30: 7 . A passagem, no entanto, é suscetível de outra interpretação: “Você me levantou e me jogou fora”. Isto é, tu me levantaste do chão, quando uma tempestade ou tempestade pega uma coisa leve e me rodopia. Essa ideia ocorre em Isaías 22:18 . Veja as notas nessa passagem. A primeira, no entanto, me parece ser a interpretação mais correta.

Comentário de E.W. Bullinger

Por causa de = da face de. Veja nota no Salmo 95: 2 .

Comentário de Adam Clarke

Pois tu me levantaste e me jogaste para o alto Tu me elevaste ao alto, para que me derrubasses com maior força.

Fomos exaltados em teu favor além de qualquer povo, e agora você nos fez o mais baixo e mais abjeto dos filhos dos homens.

Comentário de John Calvin

10. Por causa de sua ira e ira, ele agora declara que a grandeza de sua dor provinha não apenas de problemas e calamidades externas, mas de uma sensação de que esses eram um castigo infligido a ele por Deus. E certamente não há nada que deva ferir nossos corações mais profundamente do que quando sentimos que Deus está zangado conosco. O significado então equivale a isso – ó Senhor! Não confino minha atenção às coisas que envolveriam a mente dos homens do mundo; mas prefiro voltar meus pensamentos à tua ira; pois, se não estivesse com raiva de nós, ainda estaríamos desfrutando da herança que nos foi dada por ti, da qual fomos justamente expulsos pelo teu desagrado. Quando Deus então nos golpeia com a mão, não devemos apenas gemer sob os golpes infligidos a nós, como costumam fazer os tolos, mas devemos principalmente olhar para a causa pela qual podemos ser verdadeiramente humilhados. Esta é uma lição que seria de grande vantagem para nós aprendermos.

A última cláusula do versículo, Você me levantou e me jogou no chão, pode ser entendida de duas maneiras. Ao levantarmos o que pretendemos derrubar com maior violência contra o chão, a sentença pode denotar um método violento de derrubar, como se tivesse sido dito: Tu me esmagaste mais severamente, atirando-me de cabeça para cima, do que se eu tivesse simplesmente caído da estação que ocupava. (145) Mas isso parece ser outra amplificação de sua dor, nada sendo mais amargo para um indivíduo do que ser reduzido de uma condição feliz para extrema miséria; o profeta lamenta com tristeza que o povo escolhido foi privado das vantagens distintas que Deus tinha. conferidos a eles no passado, de modo que a própria lembrança de sua antiga bondade, que deveria ter lhes consolado, amargou sua tristeza. Tampouco foi efeito da ingratidão transformar em consideração a tristeza dos benefícios divinos que eles haviam recebido anteriormente; uma vez que eles reconheceram que sua redução a um estado de miséria e degradação ocorreu por meio de seus próprios pecados. Deus não se deleita em mudar, como se, depois de nos dar um gostinho de sua bondade, pretendesse imediatamente nos privar dela. Como sua bondade é inesgotável, sua bênção fluiria sobre nós sem intervalo, não fossem os nossos pecados que interromperiam o curso dela. Embora, então, a lembrança dos benefícios de Deus deva atenuar nossas tristezas, ainda assim, é um grande agravamento de nossa calamidade ter caído de uma posição elevada e descobrir que provocamos sua ira, de modo a fazê-lo se afastar. nós sua mão benigna e generosa. Assim, quando consideramos que a imagem de Deus, que distinguia Adão, era o brilho da glória celestial; e quando, pelo contrário, agora vemos a ignomínia e a degradação a que Deus nos submeteu como sinal de sua ira, esse contraste certamente não pode falhar em nos fazer sentir mais profundamente a miséria de nossa condição. Sempre que, portanto, Deus, depois de nos despir as bênçãos que ele nos concedeu, nos deixa em reprovação, aprendemos que temos tanto a maior causa para lamentar, porque, por nossa própria culpa, nos voltamos luz na escuridão.

Comentário de John Wesley

Por causa da tua indignação e da tua ira, porque tu me levantaste e me abateste.

Me levantou – Como um homem levanta uma coisa o mais alto que pode, para que possa jogá-la ao chão com mais força.

Referências Cruzadas

1 Samuel 2:7 – O Senhor é quem dá pobreza e riqueza; ele humilha e exalta.

2 Crônicas 25:8 – Mesmo que vá e combata corajosamente, Deus o derrotará diante do inimigo, pois tem poder para dar a vitória e a derrota”.

Salmos 30:6 – Quando me senti seguro, disse: “Jamais serei abalado! “

Salmos 38:3 – Por causa de tua ira todo o meu corpo está doente; não há saúde nos meus ossos por causa do meu pecado.

Salmos 38:18 – Confesso a minha culpa; em angústia estou por causa do meu pecado.

Salmos 39:11 – Tu repreendes e disciplinas o homem por causa do seu pecado; como traça destróis o que ele mais valoriza; de fato, o homem não passa de um sopro. Pausa

Salmos 73:18 – Certamente os pões em terreno escorregadio e os fazes cair na ruína.

Salmos 90:7 – Somos consumidos pela tua ira e aterrorizados pelo teu furor.

Salmos 147:6 – O Senhor sustém o oprimido, mas lança por terra o ímpio.

Lamentações 1:18 – “O Senhor é justo, mas eu me rebelei contra a sua ordem. Ouçam, todos os povos; olhem para o meu sofrimento. Meus jovens e minhas moças foram para o exílio.

Lamentações 3:39 – Como pode um homem reclamar quando é punido por seus pecados?

Lamentações 5:16 – A coroa caiu da nossa cabeça. Ai de nós, porque temos pecado!

Daniel 9:8 – Ó Senhor, nós e nossos reis, nossos líderes e nossos antepassados estamos envergonhados por termos pecado contra ti.

Romanos 3:19 – Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.

2 Coríntios 4:9 – somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *