Estudo de Salmos 106:16 – Comentado e Explicado

Em seus acampamentos invejaram Moisés e Aarão, o eleito do Senhor.
Salmos 106:16

Comentário de Albert Barnes

Eles invejavam Moisés também no acampamento – Eles tinham inveja dele, ou se rebelaram contra ele, por assumirem muita autoridade. Veja Números 16: 1-2 . A referência aqui é mais ao “resultado” dessa inveja na produção de rebelião do que à própria inveja. É verdade, no entanto, que o fundamento de sua oposição a ele “era” inveja.

E Arão, o santo do Senhor – Isto é, como separado para o serviço do Senhor; ou, como empregado em coisas sagradas. A referência é ao seu “escritório”, não ao seu caráter pessoal.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 106: 16-18 . Eles invejavam Moisés também – Sua autoridade; no acampamento – como generalíssimo dos exércitos de Israel, e chefe de justiça em todas as suas cortes; e Aaron – Eles invejavam seu poder, como sumo sacerdote, por causa de sua consagração a que cargo ele é aqui chamado de santo do Senhor, e não por causa de sua santidade inerente, da qual, sem dúvida, Moisés tinha maior compartilhar. Por meio disso, o salmista sugere que sua inveja e rebelião não eram apenas contra Arão, mas contra o próprio Deus. A terra engoliu Dathan – Com sua companhia, Números 16. Acendeu um fogo em sua companhia – Entre seus associados ou confederados, aqueles homens maus, como ele os chama na próxima cláusula, a saber, Corá e sua companhia, que foram consumidos pelo fogo do Senhor, Números 16:35 .

Comentário de E.W. Bullinger

santo = um separado. Veja a nota em Êxodo 3: 5 .

Comentário de Adam Clarke

Eles invejavam Moisés – Uma referência ao caso de Corá e sua companhia.

Aarão, o santo – O ungido, o sumo sacerdote do Senhor.

Comentário de John Calvin

16. E invejaram que Ele se refere aqui muito em breve a outra transgressão, e que, também, de maneira a fornecer a si e aos outros amplos motivos para profunda consideração. Pois, como o povo, ao conceber de tempos em tempos novos modos de pecar, mostrava tanta astúcia em suas tentativas de provocar a ira de Deus, também devemos ficar mais cheios de medo por causa disso. Além disso, quando ele diz que eles invejavam Moisés e Arão, seu significado é que, agindo sob a influência do orgulho diabólico, haviam se levantado contra Deus e estavam tentando se livrar do jugo que ele lhes impusera; conforme Moisés também disse:

“O que eu sou, e o que é Arão, que murmurais contra nós?” ( Números 16:11 )

Como era a vontade de Deus governar o povo por meio de Moisés e Arão, não se submeter a seu governo era virtualmente se colocar obstinadamente para resistir à autoridade do próprio Deus. Há, portanto, grande importância atribuída ao termo inveja, a saber, que exatamente no momento em que Deus tratava os filhos de Israel com a maior bondade e cuidado, eles ainda estavam descontentes com sua sorte e se rebelaram contra ele. Poderia tal loucura servir a outro propósito que não fosse mostrar que, rejeitando toda a dependência da providência de Deus em seu apoio, eles aspiram a elevar-se acima dos céus? Nesse sentido, Arão é chamado santo de Jeová, (247) para que possamos saber que ele e Moisés foram igualmente identificados com Deus; pois sob a pessoa daquele, a designação é aplicada a ambos, e dessa maneira o profeta mostra que eles foram divinamente investidos da autoridade que estavam exercendo. Ao renunciar à sua autoridade, portanto, e, ao máximo de seu poder, desonrando esses santos, Datã e Abiram estavam se rebelando não contra os homens, mas contra Deus.

Comentário de John Wesley

Também invejavam Moisés no arraial e Arão, o santo do SENHOR.

O santo – assim chamado, porque ele foi consagrado por Deus para o sagrado ofício do sacerdócio, no qual se diz que todos os sacerdotes são santos, Levítico 21: 6-8 . Por este meio ele sugere que a inveja e a rebelião deles não eram apenas contra Arão, mas contra o próprio Deus.

Referências Cruzadas

Exodo 28:36 – “Faça um diadema de ouro puro e grave nele como se grava um selo: Consagrado ao Senhor.

Levítico 21:6 – Serão santos ao seu Deus, e não profanarão o nome do seu Deus. Pelo fato de apresentarem ao Senhor as ofertas preparadas no fogo, ofertas de alimento do seu Deus, serão santos.

Levítico 21:10 – “O sumo sacerdote, aquele entre seus irmãos sobre cuja cabeça tiver sido derramado o óleo da unção, e que tiver sido consagrado para usar as vestes sacerdotais, não andará descabelado, nem rasgará as roupas em sinal de luto.

Números 16:1 – Corá, filho de Isar, neto de Coate, bisneto de Levi, reuniu Datã e Abirão, filhos de Eliabe, e Om, filho de Pelete, todos da tribo de Rúben,

Números 16:3 – Eles se ajuntaram contra Moisés e Arão, e lhes disseram: “Basta! A assembléia toda é santa, cada um deles é santo, e o Senhor está no meio deles. Então, por que vocês se colocam acima da assembléia do Senhor? “

Números 16:7 – e amanhã coloquem neles fogo e incenso perante o Senhor. Quem o Senhor escolher será o homem consagrado. Basta, levitas! “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *