Estudo de Salmos 109:14 – Comentado e Explicado

Conserve o Senhor a lembrança da culpa de seus pais, jamais se apague o pecado de sua mãe.
Salmos 109:14

Comentário de Albert Barnes

Deixe a iniqüidade de seus pais – de seus antepassados.

Seja lembrado com o Senhor – ou, pelo Senhor. A doutrina da Bíblia é que Deus “visita as iniqüidades dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta geração daqueles que o odeiam” Êxodo 20: 5 ; o fato é que crianças e filhos de crianças sofrem com os erros, crimes e loucuras de seus pais, como no caso de intemperança, assassinato e traição (compare as notas em Romanos 5:12 e segs); e a oração aqui é que esse efeito regular do pecado possa seguir neste exemplo; que essas conseqüências não sejam impedidas pela interposição divina.

E não se apague o pecado de sua mãe – Isso provavelmente é adicionado para completar o paralelismo; o pecado de seu pai e sua mãe. Porém, se essa é uma composição de Davi, pode haver uma alusão semelhante à que ocorre no Salmo 51: 5: “Eis que fui moldado pela iniqüidade, e em pecado minha mãe me concebeu”. A oração é para que quaisquer efeitos possam advir adequadamente do fato de sua mãe ser pecadora – em algum sentido especial ou no sentido geral de que todos são pecadores – possam vir sobre ele.

Comentário de E.W. Bullinger

iniqüidade. Hebraico. “avah. App-44.

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

Comentário de John Calvin

E como a destruição que ele denuncia contra as casas e famílias dos ímpios é tão extensa, que Deus os pune na pessoa de sua posteridade, assim deseja que Deus se lembre das iniqüidades de seus pais e mães, para que sua condenação pode estar completo; e este é um princípio em perfeita conformidade com a doutrina comumente recebida das Escrituras. Deus, em relação à sua aliança, que está em vigor por mil gerações, estende e continua sua misericórdia à posteridade; mas ele também pune a iniquidade até a terceira e quarta geração. Ao fazer isso, ele não envolve indiscriminadamente os ímpios com os iníquos, mas retendo dos réprobos a graça e a iluminação de seu Espírito, ele prepara os vasos da ira para a destruição, mesmo antes de eles nascerem, Romanos 9:21 . Para o senso comum da humanidade, o pensamento de tal severidade é horrível: mas devemos lembrar que, se tentarmos medir os julgamentos secretos e inescrutáveis ??de Deus por nossas mentes finitas, o faremos de errado. Surpreendidos de horror pela severidade dessa ameaça, vamos melhorá-la como meio de nos encher de reverência e medo divino. Em referência à linguagem de Ezequiel,

“O filho não levará a iniqüidade do pai, mas a alma que pecar morrerá;” Ezequiel 18:20

sabemos que, com essas palavras, ele desmente as queixas infundadas do povo que, gabando-se de que eram inocentes, imaginou que haviam sido punidos injustamente. Quando, no entanto, Deus continua sua vingança do pai para os filhos, ele não deixa espaço para paliativos ou reclamações, porque todos são igualmente culpados. Já dissemos que a vingança começa quando Deus retira seu Espírito, tanto dos filhos quanto dos pais, os entrega a Satanás. Alguns podem perguntar como é que o profeta, ao desejar que seus pecados sejam continuamente diante dos olhos de Deus, também não acrescenta, deixe seu nome ser apagado do céu, mas apenas deseja que sejam cortados e perecer no mundo? Minha resposta é que ele falou de acordo com o costume da época em que viveu, quando a natureza dos castigos espirituais não era tão bem compreendida como em nossos dias, porque o período ainda não havia chegado, quando a revelação da vontade de Deus era estar cheio e completo. Além disso, é o desígnio de Davi que a vingança de Deus seja tão manifesta, que o mundo inteiro possa concordar com sua equidade como juiz.

Referências Cruzadas

Exodo 20:5 – Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam,

Levítico 26:39 – Os que sobreviverem apodrecerão na terra do inimigo por causa dos seus pecados, e também por causa dos pecados dos seus antepassados.

2 Samuel 3:29 – Caia a responsabilidade pela morte dele sobre a cabeça de Joabe e de toda a sua família! Jamais falte entre os seus descendentes quem sofra fluxo ou lepra, quem use muletas, quem morra pela espada, ou quem passe fome”.

2 Samuel 21:1 – Durante o reinado de Davi, houve uma fome que durou três anos. Davi consultou o Senhor, que lhe disse: “A fome veio por causa de Saul e de sua família sanguinária, por terem matado os gibeonitas”.

2 Samuel 21:8 – Mas o rei mandou buscar Armoni e Mefibosete, dois filhos de Rispa, filha de Aiá, que ela teve com Saul, e os cinco filhos de Merabe, filha de Saul, que ela teve com Adriel, filho de Barzilai, de Meolá.

2 Reis 8:27 – Ele andou nos caminhos da família de Acabe e fez o que o Senhor reprova, como a família de Acabe havia feito, pois casou-se com uma mulher da família de Acabe.

2 Reis 9:27 – Vendo isso, Acazias, rei de Judá, fugiu na direção de Bete-Hagã. Mas Jeú o perseguiu, gritando: “Matem-no também! ” Eles o atingiram em seu carro de guerra na subida para Gur, perto de Ibleã, mas ele conseguiu refugiar-se em Megido, onde morreu.

2 Reis 10:13 – encontrou alguns parentes de Acazias, rei de Judá, e perguntou: “Quem são vocês? ” Eles responderam: “Somos parentes de Acazias e estamos indo visitar as famílias do rei e da rainha-mãe”.

2 Reis 11:1 – Quando Atalia, mãe de Acazias, soube que seu filho estava morto, mandou matar toda a família real.

2 Crônicas 22:3 – Ele também andou nos caminhos da família de Acabe, pois sua mãe lhe dava maus conselhos.

Neemias 4:5 – Não perdoes os seus pecados nem apagues as suas maldades, pois provocaram a tua ira diante dos construtores.

Isaías 43:25 – “Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados.

Jeremias 18:23 – Mas tu conheces, ó Senhor, todas as suas conspirações para me matarem. Não perdoes os seus crimes nem apagues de diante da tua vista os seus pecados. Sejam eles derrubados diante de ti; age contra eles na hora da tua ira!

Mateus 23:31 – Assim, vocês testemunham contra si mesmos que são descendentes dos que assassinaram os profetas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *