Estudo de Salmos 109:26 – Comentado e Explicado

Ajudai-me, Senhor, meu Deus. Salvai-me segundo a vossa misericórdia.
Salmos 109:26

Comentário de Albert Barnes

Ajuda-me, ó Senhor, meu Deus … – Fica comigo; interpor.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 109: 26-29 . Ajuda-me, ó Senhor, meu Deus – mas minha esperança é que tu, meu Deus, interponha oportunamente o meu alívio e me salve – Fora dos meus problemas; de acordo com a tua misericórdia – Aquela terna misericórdia que costuma se estender àqueles que não têm mais nada em que confiar. Para que eles saibam que esta é a sua mão – Ser convencido da eminência, singularidade e estranheza do trabalho. Que eles amaldiçoem, mas abençoem você – eu posso pacientemente suportar suas maldições, como sendo sem causa e totalmente compensadas por sua bênção. Ou melhor, como o hebraico ????? ??? , jekalelu hemma, é literalmente traduzido: Eles amaldiçoarão; Não espero mais nada deles; ???? ????? , veatta tebareck, mas tu me abençoares , e todos aqueles que confiam em ti; porque bem-aventurado o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. Quando surgirem, tenham vergonha – hebraico, , ? ?????? , kamu vajeboshu, eles surgiram, a saber, tomaram medidas ativas contra mim; eles terão vergonha – desapontados de suas perversas esperanças e desígnios contra mim, e cobertos com sua própria confusão como com um manto – por aquela destruição inesperada que eles trouxeram sobre si mesmos. Observa, leitor, se Deus nos abençoa, não precisamos nos importar com quem nos amaldiçoa; pois como podem amaldiçoar a quem Deus não amaldiçoou? Não, a quem ele abençoou? Números 23:28 . As maldições dos homens são impotentes, as bênçãos de Deus são onipotentes. E aqueles a quem os homens amaldiçoam injustamente, podem esperar e rezar pela fé pelas bênçãos de Deus, suas bênçãos especiais. Quando os fariseus expulsaram o pobre homem por confessar Cristo, Cristo o encontrou, João 9:35 . Quando os homens, sem causa, dizem todos os males que podem de nós e desejam todos os males que podem, podemos com conforto elevar nossos corações a Deus nesta petição: Amaldiçoem, mas abençoem.

Comentário de John Calvin

26 Ajuda-me, ó Jeová! O profeta repete sua oração, porque quanto mais somos assaltados pela sutileza e pelo engano de Satanás, mais necessário é que nos esforcemos com mais ardor e demonstremos maior ousadia. Podemos, de fato, ter a plena certeza de que Deus é propício para conosco, mas quando ele se atrasa para manifestá-lo e quando os ímpios nos caluniam, deve ser que várias dúvidas que se intrometem em nós surjam em nossas mentes. Portanto, não é sem razão que Davi, para resistir a tais ataques, se coloca sob a proteção daquele Deus que, de acordo com sua misericórdia e bondade, ajuda seu povo no tempo de necessidade. Ele implora que a libertação possa ser estendida a ele, não pelos meios comuns, mas pela exibição peculiar e especial do poder de Deus, para que seus inimigos possam ficar envergonhados e não ousarem abrir a boca; e sabemos que Deus, às vezes, secretamente concede socorro a seus servos, enquanto, outras vezes, ele estende a mão de maneira tão visível, que os ímpios, embora fechem os olhos, são obrigados a reconhecer que existe uma ação divina conectada. com a libertação deles. Pois, como seus inimigos se exaltaram contra Deus, assim foi seu desejo, depois de terem sido subjugados, exultar sobre eles em nome de Deus. Ao nutrir esse desejo, ele não deseja obter para si o renome de ser valente na guerra, mas que o poder de Deus seja demonstrado, que nenhuma carne se glorie aos seus olhos. As palavras também podem ser vistas como se referindo tanto à libertação de seus inimigos quanto à sua aflição; seu desejo é atribuir sua libertação principalmente à graça de Deus; porque, ao opor a mão de Deus à fortuna e a todos os meios humanos de libertação, é claramente sua intenção que Deus seja reconhecido como o único autor dela. Isso merece ser cuidadosamente considerado por nós, pois, por mais ansiosos que possamos ser libertados pela mão de Deus, ainda há quase um dentre cem que faz da manifestação da glória de Deus seu principal fim; aquela glória pela qual devemos ter maior consideração do que por nossa própria segurança, porque é muito mais excelente. Todo aquele que deseja, então, que os ímpios sejam constrangidos a reconhecer o poder de Deus, deve mais cuidadosamente prestar atenção à ajuda de Deus que, no seu próprio caso, experimenta; pois seria muito absurdo apontar a mão de Deus para outros, se nossa mente não a reconhecesse.

Referências Cruzadas

Salmos 40:12 – Pois incontáveis problemas me cercam e as minhas culpas me alcançaram, e já não consigo ver. Mais numerosos são que os cabelos da minha cabeça, e o meu coração perdeu o ânimo.

Salmos 57:1 – Misericórdia, ó Deus; misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia. Eu me refugiarei à sombra das tuas asas, até que passe o perigo.

Salmos 69:13 – Mas eu, Senhor, no tempo oportuno, elevo a ti minha oração; responde-me, por teu grande amor, ó Deus, com a tua salvação infalível!

Salmos 69:16 – Responde-me, Senhor, pela bondade do teu amor; por tua grande misericórdia, volta-te para mim.

Salmos 119:86 – Todos os teus mandamentos merecem confiança; ajuda-me, pois sou perseguido com mentiras.

Hebreus 5:7 – Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *