Estudo de Salmos 119:168 – Comentado e Explicado

Guardo os vossos preceitos e as vossas ordens, porque ante vossos olhos está minha vida inteira.
Salmos 119:168

Comentário de Albert Barnes

I have kept thy precepts and thy testimonies – This is an appeal which is several times made in the psalm; not with boasting, but as indicating the tenor and purpose of his life. Every man ought to be able to make such an appeal.

For all my ways are before thee – Thou hast seen my manner of life, and I may appeal to thee in proof that I have thus kept thy law. No one can lay claim to entire perfection, but there is many a man who, while conscious of much imperfection, and many shortcomings, can appeal to God for the truth of the statement that his great aim of life has been to keep his commandments.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 119: 168 . Pois todos os meus caminhos estão diante de ti Qual é o significado dos caminhos de um homem diante de Deus, serão melhor conhecidos por frases paralelas; como andar diante de Deus ou aos seus olhos; o que significa viver piedosamente, de modo a ser aprovado por ele. Aqui, então, embora seja certo que todas as ações dos homens são vistas por Deus; todavia, os seus caminhos diante dele serão melhor interpretados por eles caminharem ou viverem piedosamente.

TAU.

Salmos 119: 171 . Meus lábios proferirão louvor Um louvor ou um hino de louvor; pois assim corresponde em rito no próximo verso; Minha língua cantará tua palavra.

Comentário de Adam Clarke

Pois todos os meus caminhos estão diante de ti – Tu sabes que não minto; os teus olhos estão sobre o meu coração e a minha conduta, e sabes que me esforcei por andar diante de ti com um coração perfeito.

Comentário de John Calvin

168. Guardei os teus mandamentos e os teus testemunhos. O que o salmista havia expressado com mais força, ele agora repete de maneira mais simples, acrescentando ali a razão. Ele abrevia a afirmação como feita no versículo anterior, apenas omitindo aqui a palavra alma, que ele usa, enquanto mandamentos se junta a testemunhos, a fim de mostrar de maneira mais distinta que ele não fala exclusivamente do governo de um justo e vida santa, mas também compreende toda a aliança da salvação. E, seguramente, a doutrina da lei não poderia ser tão doce e atraente ao comandar o que é certo, se ao mesmo tempo não exibisse o livre favor de Deus. A razão que o Profeta designa para guardar os mandamentos e os testemunhos de Deus – pois todos os meus caminhos estão diante de ti (37) – é para esse efeito: Que a verdade, que ele bem sabia, que nada está oculto a Deus, serviu como freio. mantê-lo dedicado ao cultivo da piedade; pois, se não vivemos como sob a onisciente inspeção de Deus, a inconstante concupiscência da carne rapidamente nos afasta agora de um jeito e de outro. O significado, também, pode ser este – que ele fez de Deus o árbitro e juiz de sua vida; pois na linguagem das Escrituras se diz que andam diante de Deus, que se referem a ele todas as suas ações e, por assim dizer, se afastando da vista dos homens, se apresentam no seu tribunal. Desse modo, ele nos dá a entender que ele havia se esforçado não apenas para se libertar de toda culpa e culpa diante dos homens, mas também para oferecer a Deus um coração sincero e sadio. Qualquer que seja o sentido adotado, ele testemunha que é somente quando consideramos que devemos lidar com Deus, que busca o coração, e de cujos olhos nada está oculto, que observaremos sua lei corretamente. Esta cláusula final também pode ser uma forma de protesto; como se o Profeta tivesse dito: Senhor, tu és a melhor testemunha da fidelidade com que tenho guardado a tua lei, pois nada está escondido de ti. Mas ele parece ter pretendido dizer que o princípio de sua vida santa era consagrar sua vida a Deus e manter seus pensamentos fixos na presença diversa.

Referências Cruzadas

Jó 34:21 – “Pois Deus vê o caminho dos homens; ele enxerga cada um dos seus passos.

Salmos 44:20 – Se tivéssemos esquecido o nome do nosso Deus e tivéssemos estendido as nossas mãos a um deus estrangeiro,

Salmos 98:8 – Batam palmas os rios, e juntos, cantem de alegria os montes;

Salmos 139:3 – Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos te são bem conhecidos.

Provérbios 5:21 – O Senhor vê os caminhos do homem e examina todos os seus passos.

Jeremias 23:24 – Poderá alguém esconder-se sem que eu o veja? “, pergunta o Senhor. “Não sou eu aquele que enche os céus e a terra? “, pergunta o Senhor.

Hebreus 4:13 – Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.

Apocalipse 2:23 – Matarei os filhos dessa mulher. Então, todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e retribuirei a cada um de vocês de acordo com as suas obras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *