Estudo de Salmos 119:64 – Comentado e Explicado

De vossa bondade, Senhor, está cheia a terra; ensinai-me as vossas leis.
Salmos 119:64

Comentário de Albert Barnes

A terra, ó Senhor, está cheia da tua misericórdia – Cheia das provas da tua bondade e compaixão. Veja as notas no Salmo 33: 5 . Esta é a expressão de um coração cheio de amor a Deus e à sua palavra. Em um estado de espírito em que o salmista estava, a bondade de Deus é vista em toda parte. A melhor preparação para ver evidências de que Deus é bom é um coração cheio de amor. Então as provas desse amor surgem de todos os lados – como quando realmente amamos um amigo, encontramos provas constantes de sua excelência de caráter.

Ensina-me os teus estatutos – desejo ver cada vez mais a tua lei. Tu és tão gracioso e misericordioso, a evidência da tua bondade é tão difundida em torno de mim, que me leva a desejar ver cada vez mais a ti mesmo e à tua lei.

Comentário de E.W. Bullinger

misericórdia = benignidade ou graça.

Comentário de Adam Clarke

A terra está cheia de tua misericórdia – Que operação surpreendente tem a graça de Deus! No meio da carência, pobreza, aflição e escravidão, isso torna felizes aqueles que a possuem! Quando Cristo habita no coração pela fé, não temos nada além de bondade ao nosso redor. Outros podem reclamar; mas para nós até a terra parece cheia da misericórdia do Senhor.

Comentário de John Calvin

64. Ó Jeová! a terra está cheia de tua misericórdia Aqui, o profeta suplica a Deus, no exercício de sua infinita bondade, refletida em todas as partes do mundo, graciosamente, para torná-lo participante do tesouro da sabedoria celestial – uma maneira de oração que é muito enfático. Quando, portanto, ele diz que a terra está cheia da misericórdia de Deus, é uma espécie de pedido sincero. Ele não apenas amplia a bondade de Deus, em geral (como em outros lugares), deixando nenhuma parte do mundo desprovida das provas de sua liberalidade e exercitando-a não apenas em relação à humanidade, mas também em relação ao bruto. criação. O que ele faz então? Ele deseja que a misericórdia de Deus, que é estendida a todas as criaturas, possa se manifestar em relação a ele em uma coisa, ou seja, permitindo-lhe progredir no conhecimento da lei divina. De onde nos reunimos, que ele considerou o dom da compreensão como um tesouro inestimável. Não, se ser dotado do espírito de entendimento é o principal sinal do favor de Deus, nossa falta disso, proveniente de nossa própria incredulidade, é uma indicação de nossa alienação dele. Cabe-nos lembrar o que afirmamos em outros lugares, que é uma evidência de que nos entregamos à preguiça mais vergonhosa, quando, satisfeitos com um conhecimento superficial da verdade Divina, somos, em grande medida, indiferentes a fazer mais progresso, vendo um renomado professor da Igreja trabalhar com o maior ardor para se familiarizar cada vez mais com os estatutos de Deus. Além disso, é certo que ele não trata aqui de ensino externo, mas da iluminação interior da mente, que é o dom do Espírito Santo. A lei foi exibida a todos sem distinção; mas o profeta, ciente de que, a menos que fosse iluminado pelo Espírito Santo, seria de pouca vantagem para ele, ora para que ele possa ser ensinado efetivamente por influência sobrenatural.

Referências Cruzadas

Salmos 27:11 – Ensina-me o teu caminho, Senhor; conduze-me por uma vereda segura por causa dos meus inimigos.

Salmos 33:5 – Ele ama a justiça e a retidão; a terra está cheia da bondade do Senhor.

Salmos 104:13 – Dos seus aposentos celestes ele rega os montes; sacia-se a terra com o fruto das tuas obras!

Salmos 119:12 – Bendito sejas, Senhor! Ensina-me os teus decretos.

Salmos 119:26 – A ti relatei os meus caminhos e tu me respondeste; ensina-me os teus decretos.

Salmos 145:9 – O Senhor é bom para todos; a sua compaixão alcança todas as suas criaturas.

Isaías 2:3 – Virão muitos povos e dirão: “Venham, subamos ao monte do Senhor, ao templo do Deus de Jacó, para que ele nos ensine os seus caminhos, e assim andemos em suas veredas”. Pois, a lei sairá de Sião, de Jerusalém virá a palavra do Senhor.

Isaías 48:17 – Assim diz o Senhor, o seu redentor, o Santo de Israel: “Eu sou o Senhor, o seu Deus, que lhe ensina o que é melhor para você, que o dirige no caminho em que você deve ir.

Mateus 11:29 – Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *