Estudo de Salmos 43:2 – Comentado e Explicado

pois vós, ó meu Deus, sois a minha fortaleza; por que me repelis? Por que devo andar triste sob a opressão do inimigo?
Salmos 43:2

Comentário de Albert Barnes

Pois tu és o Deus da minha força – Veja Salmo 18: 2 , nota; Salmo 28: 7 , nota.

Por que me rejeitaste? Como se eu não fosse teu; como se eu estivesse totalmente abandonado. Compare as notas no Salmo 22: 1 . A palavra traduzida como “rejeitada” – ??? zânach – é uma palavra que implica forte repulsa ou repugnância: “Por que você me rejeita como um objeto repugnante ou repugnante?” Compare Apocalipse 3:16 . A palavra hebraica significa propriamente ser suja, rançosa, fedorenta: então, ser repugnante ou abominável; e então, tratar ou considerar algo como tal. Compare Oséias 8: 3 , Oséias 8: 5 ; Isaías 19: 6 .

Por que eu estou de luto … – Veja as notas no Salmo 42: 9 . Essa expressão, com outras de caráter semelhante, torna moralmente certo que esse salmo foi composto pela mesma pessoa e com referência às mesmas circunstâncias que a primeira.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 43: 2 . Por que eu estou de luto Veja Salmos 42: 9 do Salmo anterior. Davi deixou Jerusalém em luto.

Comentário de E.W. Bullinger

minha força = meu refúgio, ou minha defesa de Deus.

dost = didst.

fundida. fora. Ver Salmos 44: 8 .

o inimigo = um inimigo.

Comentário de Adam Clarke

Para aqueles que são o Deus da minha força – o salmista fala aqui, como em outros lugares na pessoa de todo o povo israelita então cativo na Babilônia. Ainda te reconhecemos por nosso Deus. Por que somos expulsos? Agora que somos humilhados e penitentes, por que não somos ampliados? Por que não somos salvos dessa opressão dos babilônios?

Comentário de John Calvin

2 Pois tu és o Deus da minha força. Este versículo difere muito pouco do nono verso do salmo anterior, e a diferença consiste mais em palavras do que em matéria. Colocando como escudo contra a tentação o fato de que ele havia experimentado o poder de Deus para estar presente com ele, ele reclama que sua vida é gasta em luto, porque se vê abandonado à vontade de seus inimigos. Ele considerou absolutamente certo que seus inimigos não tinham poder para prejudicá-lo, exceto na medida em que o Senhor os permitisse; e, portanto, ele pergunta, como se fosse algo totalmente inexplicável, como aconteceu que seus inimigos prevaleceram contra ele enquanto ele estava sob a proteção e a tutela de Deus. A partir disso, ele reúne coragem para orar, para que Deus tenha prazer novamente em manifestar seu favor, que ele parecia ter escondido dele por um tempo. O termo luz deve ser entendido como denotando favor; pois como as adversidades não apenas obscurecem o rosto de Deus, mas também nublam os céus, por assim dizer, com nuvens e nevoeiros, assim também, quando desfrutamos da bênção divina que enriquece, é como a luz alegre de um dia sereno brilhando em volta de nós; ou melhor, a luz da vida, dissipando toda a densa obscuridade que nos oprimia na tristeza. Por essa palavra, o salmista sugere duas coisas; primeiro, que todas as nossas misérias surgem de nenhuma outra fonte além desta, que Deus retira de nós os sinais de seu amor paterno; e, em segundo lugar, que assim que ele tem prazer em manifestar para conosco seu semblante sereno e gracioso, libertação e salvação também surgem para nós. Ele acrescenta a verdade, porque ele esperava essa luz apenas das promessas de Deus. Os incrédulos desejam o favor de Deus, mas não erguem os olhos para a luz dele; pois a disposição natural do homem sempre tende para a terra, a menos que sua mente e todos os seus sentimentos sejam elevados pela palavra de Deus. Para, então, encorajar-se na esperança de obter a graça de Deus, Davi repousa com confiança nisto: Deus, que é verdadeiro e não pode enganar ninguém, prometeu ajudar seus servos. Portanto, devemos explicar a sentença da seguinte maneira: Envie sua luz, para que ela seja um sinal e testemunho de sua verdade, ou que possa realmente e efetivamente provar que você é fiel e livre de todos os enganos em suas promessas. É verdade que o conhecimento do favor divino deve ser buscado na Palavra de Deus; nem tem fé em nenhum outro fundamento sobre o qual possa descansar com segurança, exceto sua palavra; mas quando Deus estende a mão para nos ajudar, a experiência disso não é uma confirmação pequena, tanto da palavra como da fé. Davi declara qual era o principal objetivo de seu desejo, e que fim ele tinha em vista em buscar a libertação de suas calamidades, quando ele disse: Deixe-me dirigir-me e me leve à tua santa colina. Como a principal causa de sua tristeza consistia em ser banido da congregação dos piedosos, então ele coloca a altura de todos os seus prazeres nisso, para que ele possa ter a liberdade de participar dos exercícios de religião e adorar a Deus no santuário. Tacitamente, de fato, Davi faz um voto de agradecimento a Deus; mas não há dúvida de que, com essas palavras, ele sugere, que o fim que ele tinha em vista em buscar a libertação de suas aflições era que, como antigamente, ele poderia ter a liberdade de retornar ao santuário, do qual foi expulso. a tirania de seus inimigos. E merece ser notado que, embora ele tenha sido privado de sua esposa, mimado por seus bens, sua casa e todos os outros confortos terrestres, ele sempre sentiu um desejo tão ardente de ir ao templo que se esquecia quase tudo mais. No momento, é suficiente para mim notar brevemente isso, como no salmo anterior, tratei com maior profundidade esse santo desejo de Davi, que deve ser imitado por todos os fiéis. (127) No entanto, pode-se perguntar: como é que aqui é feita menção ao monte Sion, que não foi designado para o serviço de Deus até depois da morte de Saul? A única solução para essa dificuldade que posso dar é que Davi, compondo esse salmo em um período posterior de sua vida, emprega, de acordo com a revelação que posteriormente lhe fora dada, linguagem que de outra forma ele usaria de maneira mais geral. falando apenas do tabernáculo, e sem especificar o lugar. (128) Nisto não vejo inconsistência.

Referências Cruzadas

Exodo 15:2 – O Senhor é a minha força e a minha canção; ele é a minha salvação! Ele é o meu Deus e eu o louvarei, é o Deus de meu pai, e eu o exaltarei!

1 Crônicas 28:9 – “E você, meu filho Salomão, reconheça o Deus de seu pai, e sirva-o de todo o coração e espontaneamente, pois o Senhor sonda todos os corações e conhece a motivação dos pensamentos. Se você o buscar, o encontrará, mas, se você o abandonar, ele o rejeitará para sempre.

Salmos 28:7 – O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda. Meu coração exulta de alegria, e com o meu cântico lhe darei graças.

Salmos 42:9 – Direi a Deus, minha Rocha: “Por que te esqueceste de mim? Por que devo sair vagueando e pranteando, oprimido pelo inimigo? “

Salmos 71:9 – Não me rejeites na minha velhice; não me abandones quando se vão as minhas forças.

Salmos 77:7 – “Irá o Senhor rejeitar-nos para sempre? Jamais tornará a mostrar-nos o seu favor?

Salmos 94:14 – O Senhor não desamparará o seu povo; jamais abandonará a sua herança.

Salmos 140:7 – Ó Soberano Senhor, meu salvador poderoso, tu me proteges a cabeça no dia da batalha;

Isaías 40:31 – mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.

Isaías 45:24 – Dirão a meu respeito: ‘Somente no Senhor estão a justiça e a força’. ” Todos os que o odeiam virão a ele e serão envergonhados.

Zacarias 10:12 – Eu os fortalecerei no Senhor, em meu nome marcharão”, diz o Senhor.

Efésios 6:10 – Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.

Filipenses 4:13 – Tudo posso naquele que me fortalece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *