Estudo de Salmos 55:2 – Comentado e Explicado

Escutai-me e atendei-me. Na minha angústia agito-me num vaivém, perturbo-me
Salmos 55:2

Comentário de Albert Barnes

Atenda-me e ouça-me – Esta também é a linguagem da sincera súplica, como se tivesse medo de que Deus não considerasse seu clamor. Essas variadas formas de expressão mostram a intensa seriedade do salmista e sua profunda convicção de que ele deve ter a ajuda de Deus.

Eu lamento – A palavra usada aqui – ??? rûd – significa propriamente vagar; divagar – especialmente aplicado a animais que se soltaram; e então, perguntar depois, procurar, como se faz “subindo e descendo”; portanto, desejar, desejar. Assim, em Oséias 11:12 – “Judá corre loucamente em direção a Deus” – em nossa tradução: “Judá ainda governa com Deus”. A palavra ocorre também em Jeremias 2:31 : “Somos senhores” (margem, temos domínio); e em Gênesis 27:40 , “Quando tiveres domínio”. Não é encontrado em nenhum outro lugar nas Escrituras. A idéia aqui parece não ser lamentar, mas investigar seriamente; buscar; procurar, como alguém que vagueia ou que procura ajuda em todos os sentidos. David estava em profunda angústia. Ele olhou em todas as direções. Ele desejava sinceramente encontrar Deus como ajudante. Ele estava na condição de alguém que se perdera ou que perdera o que era mais valioso para ele; e ele dirigiu seus olhos mais sinceramente para Deus em busca de ajuda.

Na minha reclamação – A palavra aqui empregada geralmente significa fala, discurso, meditação. Aqui ocorre no sentido de queixa, como em Jó 7:13 ; Jó 9:27 ; Jó 21: 4 ; Jó 23: 2 ; Salmo 142: 2 ; 1 Samuel 1:16 . No entanto, não é usado para denotar queixa no sentido de encontrar falhas, mas no sentido de profunda angústia. Como a palavra agora é comumente usada, conectamos a ela a idéia de encontrar falhas, reclamar, acusar ou a idéia de que fomos tratados injustamente. Este não é o significado no lugar direto, ou nas Escrituras em geral. É a linguagem de um espírito perturbado, não de um espírito ferido.

E faça barulho – A saber, pela oração; ou gemendo. O salmista não hesitou em exalar seus sentimentos por gemidos, soluços ou orações. Tais expressões não são meramente indicações de sentimentos profundos, mas estão entre os meios designados de alívio. Eles são o esforço que a natureza faz para se livrar do fardo, e se eles estão sem reclamar ou impaciência, não estão errados. Ver Isaías 38:14 ; Isaías 59:11 ; Hebreus 5: 7 ; Mateus 27:46 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 55: 2 . Eu lamento na minha reclamação me banho com lágrimas na minha reclamação. Chandler. Compare Isaías 16: 2 .; Lamentações 1:16 . As próximas palavras são traduzidas por Chandler, e estou na maior consternação. Ele foi levado a um perigo tão imediato, que mal sabia que método seguir para evitar a destruição que o ameaçava.

Comentário de E.W. Bullinger

ouvir = responder. faça barulho = gemer.

Comentário de Adam Clarke

Eu lamento na minha queixa – ????? besichi , no meu suspiro; um forte som gutural, expressivo dos sotaques naturais da tristeza.

E faça barulho – estou tumultuado – estou fortemente agitado.

Referências Cruzadas

Salmos 13:1 – Até quando, Senhor? Para sempre te esquecerás de mim? Até quando esconderás de mim o teu rosto?

Salmos 32:3 – Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer.

Salmos 38:6 – Estou encurvado e muitíssimo abatido; o dia todo saio vagueando e pranteando.

Salmos 43:2 – Pois tu, ó Deus, és a minha fortaleza. Por que me rejeitaste? Por que devo sair vagueando e pranteando, oprimido pelo inimigo?

Salmos 102:9 – Cinzas são a minha comida, e com lágrimas misturo o que bebo,

Isaías 38:14 – Gritei como um andorinhão, como um tordo; gemi como uma pomba chorosa. Olhando para os céus, enfraqueceram-se os meus olhos. Estou aflito, ó Senhor, vem em meu auxílio! “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *