Estudo de Salmos 61:1 – Comentado e Explicado

Ao mestre de canto. Com instrumentos de corda. De Davi. Ouvi, ó Deus, o meu clamor, atendei à minha oração.
Salmos 61:1

Comentário de Albert Barnes

Ouça meu clamor, ó Deus – Veja as notas no Salmo 5: 2 . A palavra traduzida neste lugar às vezes denota um grito de alegria – um grito de triunfo; mas a conexão garante que aqui se refira à voz da oração. Está implícito que era uma oração audível ou que o salmista dava expressão a seus desejos em palavras. É uma linguagem que seria produzida por profunda angústia; quando um coração triste e sobrecarregado desabafa seus sentimentos em um clamor alto por misericórdia.

Atenda à minha oração – dê ouvidos; inclina-me o ouvido, Salmo 5: 1 ; Salmo 17: 1 , Salmo 17: 6 ; Salmo 39:12 ; Salmo 71: 2 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 61.

Davi foge para Deus com sua experiência anterior: ele lhe presta serviço perpétuo por causa de suas promessas.

Para o principal músico de Neginah, Um Salmo de Davi.

Título. ????? ?? ???????? lamnatseach al neginath. ] A ocasião deste salmo é muito duvidosa. Mudge acha que foi composto na mesma ocasião que o primeiro. Nesta visão, os dois primeiros versos, diz ele, são uma oração a Deus, para que ele o conduzisse com segurança em sua tentativa contra a cidade, que de outra forma era forte demais para ele; provavelmente, sentado em uma rocha quase inexpugnável. Nos três seguintes, ele reconhece a proteção divina ao trazê-lo de volta a salvo em seu país. O sexto e o sétimo são falados pelos padres, ou um coro de padres, orando por uma vida longa ao rei. No último, o rei conclui dizendo que todos os dias pagaria seus votos, visitando o templo de Deus e louvando seu nome.

Comentário de E.W. Bullinger

Neginah = golpes. App-65.

Título. de Davi: isto é, relativo a Davi e ao verdadeiro Davi.

Comentário de Adam Clarke

Ouça meu clamor, ó Deus – No meio de um longo e doloroso cativeiro, oprimido pelo sofrimento, cercado de inimigos cruéis e mestres isolados, eu dirijo minha humilde oração a Ti, ó meu Deus.

Comentário de John Calvin

1. Ouça meu clamor, ó Deus! Não se sabe exatamente a que horas esse salmo foi composto; mas parece haver alguma probabilidade na conjectura de que Davi esteve por um período considerável de posse do trono antes de cair nas circunstâncias de angústia mencionadas aqui. Eu concordo com aqueles que o referem ao tempo da conspiração de Absalão; (402) pois, se ele não fosse um exilado, ele não poderia falar, como no segundo versículo, de chorar desde os confins da terra. Usando o termo chorar, ele íntimava a veemência de seu desejo; e é uma palavra que expressa fervor interior de espírito, sem referência ao fato de ele ter orado em voz alta ou em tom baixo e moderado. A repetição empregada denota sua diligência e perseverança na oração, e nos ensina que não devemos desmaiar e desanimar neste exercício, porque Deus pode não ter testemunhado imediata e abertamente sua aceitação de nossas petições. Não há dúvida de que, até os confins da terra, ele se refere ao local de seu banimento, como sendo impedido de acessar o templo e a cidade real. Por alguns, de fato, as palavras foram entendidas figurativamente, como significado, que ele orava das mais profundas angústias; mas não vejo fundamento para isso. Em uma parte subsequente do salmo, ele se chama Rei, um título que nunca foi assumido por ele antes da morte de Saul e, a partir desta circunstância, podemos inferir imediatamente, que o tempo referido era aquele em que ele fugia trepidado da fúria. de seu filho Absalão, e escondeu-se no deserto de Maanaim, e em lugares com uma descrição igualmente solitária. O monte Sião era o lugar onde a arca da aliança havia sido depositada e era a sede da realeza; e David, quando banido disso, que era a localidade principal e mais elegível, fala como se tivesse sido levado às partes mais remotas da terra. Vivendo, embora o fizesse, sob as sombras de uma dispensação legal, ele não deixou de orar, porque se afastou do templo; e quão indesculpável deve ser nossa conduta, privilegiada como somos de Deus, e chamada a aproximar-se pelo caminho que foi aberto pelo sangue de Cristo, se não rompermos todas as dificuldades que Satanás apresenta às nossas comunicações com o céu? Aqueles que podem ter sido privados da audição da palavra e da dispensação dos sacramentos, para que, de certa maneira, sejam banidos da Igreja, aprendam com o exemplo de Davi a perseverar em clamar a Deus, até nessas circunstâncias solitárias. Ele adverte, a seguir, para sua tristeza e angústia. Ele acrescenta o fato de estar afastado de qualquer método de fuga, para que a graça de Deus se torne mais aparente em sua libertação. A palavra hebraica ??? , ataph, que traduzi vexada, significa ocasionalmente cobrir ou envolver, o que levou alguns a traduzir a cláusula, enquanto meu coração se volta; isto é, jogado aqui e ali, ou agitado. Esta é uma tradução severa. Outros leem com mais propriedade, enquanto meu coração está envolvido em cuidados e problemas, ou sobrecarregado. (403) Adotei uma tradução mais simples, embora não fosse entendida como negando a metáfora, à qual eles supõem que haja uma alusão. A cláusula, sem dúvida, é inserida para demonstrar que ele não foi impedido por problemas de recorrer a Deus. Já foi notado o julgamento externo ao qual ele foi submetido, a distância do santuário, e a sua elevação acima disso, de modo a direcionar seu clamor a Deus; e nas palavras diante de nós, temos sua confissão de que ele estava longe de ser estoicamente insensível, consciente de uma luta interior severa com tristeza e perplexidade mental. É dever dos crentes, quando oprimidos com peso e angústia espiritual, fazer apenas os esforços mais árduos para romper esses obstáculos em suas abordagens a Deus. Sua oração é que Deus o traga àquela segurança da qual ele parece ser excluído. Por uma rocha ou cidadela, ele quer dizer, em geral, proteção segura, da qual reclama de ter sido excluído, pois era impossível alcançá-lo, a menos que ele fosse criado pela mão de Deus. Ao olhá-lo, parecia que todos os locais de abrigo e segurança estavam acima de sua cabeça e se tornaram inacessíveis. Ele foi excluído de toda ajuda e, no entanto, sem esperança como a libertação apareceu, ele não tinha dúvidas de sua segurança, se Deus apenas estendesse sua mão para interposição. Este é o significado claro da passagem, quando despojada da figura, que Deus foi capaz de resgatá-lo do perigo, embora toda a outra ajuda deva ser retirada e o mundo inteiro fique entre ele e a libertação; uma verdade que faríamos bem em considerar seriamente. Ao buscar a libertação de Deus, devemos ter cuidado com as sugestões dos sentidos; devemos lembrar que ele nem sempre trabalha por meios aparentes, mas nos livra quando escolhe por métodos inescrutáveis ??à razão. Se tentarmos prescrever qualquer linha de procedimento específica, limitaremos voluntariamente seu poder onipotente.

Referências Cruzadas

Salmos 5:1 – Escuta, Senhor, as minhas palavras, considera o meu gemer.

Salmos 17:1 – Ouve, Senhor, a minha justa queixa; atenta para o meu clamor. Dá ouvidos à minha oração, que não vem de lábios falsos.

Salmos 28:2 – Ouve as minhas súplicas quando clamo a ti por socorro, quando ergo as mãos para o teu Lugar Santíssimo.

Salmos 55:1 – Escuta a minha oração, ó Deus, não ignores a minha súplica;

Salmos 130:2 – Ouve, Senhor, a minha voz! Estejam atentos os teus ouvidos às minhas súplicas!

Filipenses 4:6 – Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *