Estudo de Salmos 66:5 – Comentado e Explicado

Vinde contemplar as obras de Deus: ele fez maravilhas entre os filhos dos homens.
Salmos 66:5

Comentário de Albert Barnes

Venha e veja as obras de Deus – Veja as notas no Salmo 46: 8 , onde ocorre substancialmente a mesma expressão. A idéia é: “Venha ver o que Deus fez e está fazendo; venha e aprenda com isso o que ele é; e deixe seu coração em vista de tudo isso, fique animado com gratidão e louvor. ” A referência particular aqui é o que Deus havia feito ao libertar seu povo de sua antiga escravidão no Egito Salmo 66: 6 ; mas há, relacionado a isso, a idéia de que ele realmente governa entre as nações, e que em sua providência ele mostrou seu poder de governá-las e submetê-las.

Ele é terrível em suas ações – isto é, Seus atos são adequados para inspirar reverência e veneração. Veja as notas no Salmo 66: 3 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 66: 5-6 . Venha e veja as obras de Deus, etc. – Pergunte e considere seriamente o que obras de poder estupendo que Deus mostrou na terra, em relação à raça humana, e por conta delas. Ele virou o mar, etc. – Ele abriu uma passagem para nossos pais através do mar, para que eles andassem como em terra firme, Êxodo 14:16 ; e também os levou a seco pelo rio Jordão, quando estava tão cheio de água que transbordou de suas margens. Lá nos alegramos nele – isto é, nossa nação, ou nossos ancestrais, em cujos lombos nós éramos então, e o benefício de que libertação antiga nós desfrutamos neste dia. Todo o povo de Israel está aqui, e em muitas outras partes das Escrituras, consideradas como um corpo, continuou por todas as gerações seguintes, unidas nos laços da mesma aliança e adoração, e na posse das mesmas promessas, privilégios e bênçãos e influenciado por um e o mesmo espírito. Portanto, várias coisas contrárias podem razoavelmente ser atribuídas a elas, em relação às suas várias idades; e o que foi feito em uma época pode ser imputado a outra, em virtude de sua estreita conjunção com o mesmo corpo.

Comentário de E.W. Bullinger

Venha e veja. Observe a correspondência dos Salmos 66:16 , “Venha e ouça” .

filhos = filhos.

homens. Hebraico. “adam. App-14.

Comentário de Adam Clarke

Venha e veja as obras de Deus – Deixe todo homem impor o coração das maravilhosas relações de Deus conosco; e compare nossa libertação da Babilônia com a de nossos pais do Egito.

Comentário de John Calvin

5. Venha e veja as obras de Deus. Aqui é passada uma censura indireta àquela falta de pensamento quase universal que leva os homens a negligenciar os louvores a Deus. Por que eles ignoram tão cegamente as operações de sua mão, mas apenas porque nunca direcionam sua atenção seriamente para eles? Precisamos ser despertados sobre esse assunto. As palavras diante de nós podem receber alguma explicação referindo-se a uma passagem paralela, Salmos 46: 8 . Mas o grande escopo deles é este: que o salmista retire os homens das buscas vãs ou positivamente pecaminosas e perniciosas em que estão envolvidos, e direcione seus pensamentos para as obras de Deus. Para isso, ele os exorta, repreendendo seu atraso e negligência. A expressão, venha e veja, sugere que o que eles cegamente ignoravam estava aberto à observação; pois, de outro modo, com as obras de Deus, essa linguagem seria inadequada. A seguir, ele aponta quais são as obras de Deus para as quais ele direcionaria nossa atenção; em geral, ele gostaria que analisássemos o método pelo qual Deus governa a família humana. Esse tipo de conhecimento experimental ou prático, se assim posso chamar, é o que causa a impressão mais profunda. (473) Concluímos, portanto, que Paulo, ( Atos 17:27 ) depois de falar do poder de Deus em geral, coloca seu assunto em um ponto específico e nos convoca a descer para dentro de nós mesmos, se descobrirmos as provas de um Deus presente. A última cláusula do quinto versículo eu não interpretaria com alguns o significado de que Deus era terrível acima dos filhos dos homens – superior a eles em majestade – mas antes que ele é terrível com eles, evidenciando uma providência extraordinária em sua defesa e preservação, como vimos observado, Salmos 40: 5 . Portanto, os homens não precisam procurar além de si mesmos, a fim de descobrir os melhores motivos para reverenciar e temer a Deus. O salmista passa a seguir do ponto mais geral de sua providência para com a humanidade em geral, para seu cuidado especial com sua própria Igreja, anunciando o que ele havia feito pela redenção de seu povo escolhido. O que ele declara aqui deve ser considerado apenas uma ilustração de muitas das quais ele poderia ter abordado, e com a intenção de lembrar o povo de Deus da infinita variedade de benefícios com os quais sua primeira e grande libertação foi seguida e confirmada. Isso parece óbvio pelo que ele acrescenta, e nos alegramos nele. É impossível que a alegria dessa libertação pudesse ter se estendido a ele ou a qualquer um dos descendentes dos antigos israelitas, a menos que tivesse participado da natureza de uma promessa e ilustração do amor de Deus para a Igreja em geral. Sobre esse evento, ele se mostrou o Salvador eterno de seu povo; de modo que provou ser uma fonte comum de alegria para todos os justos.

Referências Cruzadas

Números 23:23 – Não há magia que possa contra Jacó, nem encantamento contra Israel. Agora se dirá de Jacó e de Israel: ‘Vejam o que Deus tem feito! ’

Salmos 46:8 – Venham! Vejam as obras do Senhor, seus feitos estarrecedores na terra.

Salmos 66:3 – Digam a Deus: “Quão temíveis são os teus feitos! Tão grande é o teu poder que os teus inimigos rastejam diante de ti!

Salmos 66:16 – Venham e ouçam, todos vocês que temem a Deus; vou contar-lhes o que ele fez por mim.

Salmos 99:3 – Seja louvado o teu grande e temível nome, que é santo.

Salmos 111:2 – Grandes são as obras do Senhor; nelas meditam todos os que as apreciam.

Salmos 126:1 – Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho.

Ezequiel 1:18 – Seus aros eram altos e impressionantes e estavam cheios de olhos ao redor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *