Estudo de Salmos 69:17 – Comentado e Explicado

Não escondais ao vosso servo a vista de vossa face; atendei-me depressa, pois estou muito atormentado.
Salmos 69:17

Comentário de Albert Barnes

E não escondas o teu rosto do teu servo – Veja as notas no Salmo 27: 9 .

Pois estou com problemas – No meio de perigos e tristezas. Literalmente, “há problemas comigo”.

Ouça-me rapidamente – Margem, como em hebraico: “Apresse-se em me ouvir”. Ou seja, conceda-me sem demora o que peço. O caso é de necessidade urgente. “Preciso” ter alívio ou perecerei. Não é errado pedir a Deus que se interponha imediatamente em nosso favor, quando estivermos em apuros, embora seja nosso dever ser paciente e resignar se a interposição dele for retardada, pois ele pode ter fins importantes a cumprir, se continuarmos sofrendo. Também em nossa angústia por causa do pecado, é correto suplicar que ele interponha “de uma só vez” e nos alivie com perdão. A esse respeito, não devemos nos contentar com atrasos; devemos nos lançar sobre sua misericórdia e pedir perdão imediato, pois, como é nossa única segurança, é para a honra de Deus que sejamos perdoados e que não devemos continuar em estado de culpa. Um filho aflito de Deus estará seguro na edição final, seja ele aliviado de uma só vez, seja repentinamente cortado pela morte, ou se ele continuar sofrendo por muitos anos; mas um pecador não perdoado “não” é seguro por um momento, e se ele fosse isolado, sem perdão, mesmo quando sob a mais profunda convicção pelo pecado, ele pereceria. Toda consideração, portanto, torna apropriado que ele implore por perdão de uma só vez e peça que Deus não “demore” a mostrar misericórdia.

Referências Cruzadas

Jó 7:21 – Por que não perdoas as minhas ofensas e não apagas os meus pecados? Pois logo me deitarei no pó; tu me procurarás, mas eu já não existirei”.

Salmos 13:1 – Até quando, Senhor? Para sempre te esquecerás de mim? Até quando esconderás de mim o teu rosto?

Salmos 22:24 – Pois não menosprezou nem repudiou o sofrimento do aflito; não escondeu dele o rosto, mas ouviu o seu grito de socorro.

Salmos 27:9 – Não escondas de mim a tua face, não rejeites com ira o teu servo; tu tens sido o meu ajudador. Não me desampares nem me abandones, ó Deus, meu salvador!

Salmos 40:13 – Agrada-te, Senhor, em libertar-me; Apressa-te, Senhor, a ajudar-me.

Salmos 44:24 – Por que escondes o teu rosto e esqueces o nosso sofrimento e a nossa aflição?

Salmos 70:1 – Livra-me, ó Deus! Apressa-te, Senhor, a ajudar-me!

Salmos 102:2 – Não escondas de mim o teu rosto, quando estou atribulado. Inclina para mim os teus ouvidos; quando eu clamar, responde-me depressa!

Salmos 143:9 – Livra-me dos meus inimigos, Senhor, pois em ti eu me abrigo.

Mateus 26:38 – Disse-lhes então: “A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo”.

Mateus 27:46 – Por volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: “Eloí, Eloí, lamá sabactâni? ” que significa: “Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *