Jesus elogiaria sua fé?

Hebreus 11:1 diz: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, e a convicção de coisas que não se veem. Pois por ela o povo antigo recebeu seu elogio.”   O capítulo 11 de Hebreus, mais tarde rotulado de “Salão da Fé”, continua descrevendo muitos heróis da fé.

Você tem fé como a de Abraão, Moisés ou Raabe? E quanto a Davi, Samuel e os profetas? Paulo? Peter? Esses heróis da fé, e muitos outros, são nossas inspirações. Eles também são atos muito difíceis de seguir.

Pode ser encorajador considerar alguém elogiado por ter uma fé maior do que qualquer pessoa em Israel. Ele não é mencionado em Hebreus 11, mas o próprio Jesus o elogiou por sua fé.

Jesus reconheceu a fé

Jesus sempre reconheceu uma grande fé Ele podia ver a fé (Mateus 9:2), ou a falta de fé. Você gostaria de ter ouvido falar de Jesus, como seus discípulos às vezes ouviram: “Homem de pouca fé” (Mateus 14:22-32)? Nem eu.

Por outro lado, teria sido maravilhoso ter ouvido: “ Em verdade vos digo, em ninguém em Israel encontrei tamanha fé” (Mateus 8:10).

Jesus disse essas mesmas palavras a um centurião romano que acabara de pedir-lhe que curasse seu servo. Jesus respondeu afirmativamente e se preparou para ir à casa do centurião. Mas o centurião disse: “… dize apenas uma palavra, e o meu servo ficará curado”.

Jesus viu algo na declaração do centurião que mostrava uma fé maior do que qualquer um em Israel.  O que foi isso? 

A Fé do Centurião

O centurião explicou seu raciocínio. Ele disse que sabia o que era ter autoridade sobre os outros e sabia que aqueles sob sua autoridade faziam o que ele mandava. Ele sabia que Jesus também tinha autoridade. Na verdade, ele entendeu que Jesus tinha autoridade total; portanto, Jesus poderia falar de seu desejo e isso seria feito. Tal lógica fazia todo o sentido para o centurião – ele simplesmente acreditou – e Jesus o elogiou por sua grande fé.

No evangelho de Mateus, essa interação é a segunda em um grupo de três curas (Mateus 8). Jesus curou um homem com lepra, o servo do centurião e, finalmente, a mãe de Pedro. Essas curas demonstraram que Jesus tinha autoridade sobre as doenças e também mostraram que leprosos, gentios e mulheres, três categorias de pessoas que não eram particularmente bem-vindas na comunhão religiosa judaica, eram dignas de cura e tinham um lugar no reino de Deus.

O mesmo incidente é relatado em Lucas 7:1-10, e ali aprendemos um pouco mais sobre o centurião. Ele era um homem de grande integridade, amava Israel, ajudou os judeus a construir seu templo e os anciãos judeus o consideravam digno. Isso dizia muito para um centurião romano.

Eu me pergunto o que o centurião sabia sobre a fé? Dizem-nos apenas que ele era um homem que respeitava o judaísmo e tinha ouvido falar de Jesus. É isso. Ele provavelmente não tinha lido as escrituras judaicas e provavelmente não conhecia os pontos delicados sobre o judaísmo ou sobre Jesus.

Mas ele aparentemente  sabia que Jesus era Deus.  Ele simplesmente acreditava que Jesus tinha o poder de curar seu amado servo.

Aplicações de edificação da fé para nós

Espero que você seja encorajado por essa interação entre Jesus e o centurião, pois ela fala a verdade que edifica a fé para todos nós.

O centurião aplicou o que sabia e podia entender de sua própria experiência ao ministério de Jesus. Fazia sentido para ele que não havia necessidade de Jesus ir à sua casa. E Jesus o elogiou por sua fé incomparável em Israel, tanto que ele se maravilhou com a fé de um centurião.

É possível ter grande fé, e até mesmo ter Jesus elogiando você, se você simplesmente acreditar. No século 21, com sua ênfase em conhecimento, tecnologia e celebridade, podemos pensar que devemos ser um estudioso bíblico bem conhecido para ter grande fé.

A fé maravilhosa, de acordo com essa troca, é muito mais simples.  Apenas acredite.

A fé simples do centurião também pode ser inspiradora para aqueles que passam a vida estudando a Bíblia. Ao se afogar em detalhes da Bíblia ou trabalhar em pontos teológicos difíceis, é revigorante ler essa interação e ver que o centurião simplesmente acreditou . No final, isso é tudo que importa.

A história do centurião é um belo exemplo de fé simples e honesta. Jesus ficou maravilhado com isso. Não sabemos o resto de sua história, mas espero que o encontro desse homem com Jesus tenha sido uma centelha que o levou a aprender mais sobre o Filho de Deus.

A fé nunca pretende ser estática.

Nós também temos tudo o que precisamos para conhecer Jesus e, portanto, para mostrar uma fé maravilhosa. A crença simples, aceitando Jesus em sua Palavra, é louvável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *